TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Arquitetura

Por:   •  4/5/2017  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

A obra ''O que é Arquitetura'' foi escrita por Carlos A. C. Lemos, professor e arquiteto.

O livro é dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo ''A Construção Bela'', procura apresentar qual é a ideia que as pessoas tem sobre a arquitetura. O conceito estaria relacionado com uma construção que seja bela. Lemos indaga sobre o belo e apresenta visão que se tinha da arquitetura em determinados períodos de tempo. Também separa os diversos tipos de trabalho em três grupos: a construção a partir de um movimento artístico, a construção sem nenhuma referência ou preocupação artística e as construções feitas ao acaso.

No segundo capítulo ''A arquitetura ao longo do tempo'' é feito um apanhado histórico. Cita Platão, Aristóteles e Vitrúvio, este último considerado o fundador da estética da arquitetura. Destaca o fato de que os Dez livros de arquitetura de Vitruvio são considerados a ''Bíblia'' da arquitetura. Segundo a proposta dele, a arquitetura teria seis divisões: ordenação, disposição, eurritimia/harmonia (hoje), simetria, conveniência e distribuição.

Na sequência, destaca a arquitetura na Idade Média, com ênfase a arquitetura gótica, sendo uma integração entre ciência e arte.

Passa pelo período do renascimento, trata do período Neoclássico- Revolução Industrial e ressalta que é nessa fase que se dá a separação entre arquitetos e engenheiros.

No terceiro capítulo ''O partido arquitetônico'', explana a idéia de partido. Cita a história da formação da cidade de São Paulo para exemplificar alguns fatores chave. Recinhece a importância dos imigrantes e suas contribuições para possíveis soluções de problemas das construções das sociedades.

No quarto e último capítulo ''A arquitetura moderna'' o autor apresenta seu próprio conceito sobre o que seria uma arquitetura moderna, sendo aquela em que as intenções plásticas e o partido são determinados pelas técnicas construtivas recentemente conhecidas. Destaca que na década de 1920 surgiu a chamada arquitetura moderna.

Ainda para explicar melhor o conceito de arquitetura moderna, faz uma divisão em dois grupos: arquitetura moderna visando à plasticidade- referência a Oscar Niemeyer, e a que utiliza esses mesmos recursos para criar uma arquitetura de satisfação integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com