TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE EXPERIMENTO

Por:   •  12/6/2020  •  Ensaio  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Arquitetura e Urbanismo - FAP

Alunos: Leonardo Geraldo Custódio e Isaac Macêdo Matias

Disciplina: Técnicas e Materiais de Construção I

 Semestre – Manhã

RELATÓRIO DE EXPERIMENTO

Objetivo:

O objetivo do presente trabalho é realizar o estudo de alguns materiais, analisando algumas de suas propriedades. São elas:

- Plasticidade;

- Porosidade;

- Dureza;

- Trabalhabilidade.

Além disso, a foco é também testar e comparar as propriedades desses materiais, através da produção de peças de objetos para cada uma delas.

Materiais utilizados em todos os experimentos;

- Pasta de Cimento;

- Gesso;

- Argila;

- Isopor

Trabalhabilidade:

É a propriedade que é definida pela capacidade de moldagem de determinado material. Para isso foi utilizado no experimento uma luva de silicone para moldar o formato de uma mão.

Como resultado, tivemos que a pasta de cimento e o gesso possuem maior trabalhabilidade, enquanto a argila apresentou maior dificuldade para moldar o formato da mão. Já com o isopor não foi possível testar tal propriedade para o objeto, pois necessita de maior precisão e tempo para moldagem, revelando assim o isopor como o material com menor trabalhabilidade dentre os testados.

Pasta de cimento>gesso>argila>isopor

Plasticidade:

        A plasticidade é a capacidade que os materiais tem de se reduzirem a lâminas sem se romperem.

        Para essa propriedade foram produzidas algumas placas com os matérias do experimento e como resultados tivemos que a argila possui maior plasticidade para a produção da placa.

A pasta de cimento e o gesso também não ficaram muito atrás, pois foi observada uma certa facilidade para se fazer as placas.

Para o isopor foi possível sim produzir o objeto, porém, devido a fragilidade, ele se rompe mais facilmente que os outros materiais, se tornando assim um material com pouca plasticidade.

Argila>gesso>pasta de cimento>isopor

Porosidade:

         É uma propriedade que tem característica a quantidade dos espaços entre as massas, podendo reunir fluidos.

          Para conferir isso foram produzidos recipientes dos respectivos matérias, depositando água em cada um.

      Tendo os resultados em mão, as peças de cimento foram as mais resistentes a porosidade. Já o isopor mostrou ser o mais poroso, adentrando mais rápido o líquido. Observando o gesso e a argila foi capaz perceber que são menos porosos que o isopor, mas com o tempo eles começam a ficar úmidos.

Pasta de cimento>argila>gesso>isopor          

Dureza:

         A dureza é a resistência que um corpo tem ao ser riscado. Em vista disso, foram formadas placas para testar a dureza em relação aos materiais, na qual foi utilizado um estilete para tentar o risco.

      Com isso foi possível perceber que o cimento foi o destaque da experiencia, ficando atrás o gesso não mostrou tanta dureza como o cimento, mas demonstrou ser melhor que os restantes, tendo o isopor e a argila como os mais fáceis a serem riscado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (145.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com