TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO HABITAÇÃO

Por:   •  3/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS[pic 1]

CAMPUS ARAPIRACA

ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO DE ARQUITETURA 5

9º PERÍODO – MATRÍCULA 11210927

OLGA MARA FRANCINO DE ALMEIDA

Resenha Crítica – Conjunto Frei Damião

Quando se pensa em habitação de interesse social, não estamos falando apenas de habitação para população de baixa renda, mas sim da precariedade das condições de habitabilidade; na precariedade de acesso à infraestrutura, equipamentos e serviços urbanos.

Atualmente a habitação é um problema. Com um descompasso crescimento, as áreas mais afastadas e precárias, sendo desprovidas de infraestrutura e de serviços, foram sendo ocupadas, percebendo a real dificuldade, que está cada vez mais crescente, de suprir as deficiências notadas na qualidade de vida dos brasileiros.

Observa-se modelos defasados em relação as habitações de interesses sociais, com reproduções de modelos massificados e que não atendem as necessidades das populações, ocasionando na redução da qualidade de vida dos mesmos.

Com base no caso do conjunto Frei Damião, no bairro de Canafístula, Arapiraca – AL, percebe-se a ocupação territorial de maneira informal, onde pode-se notar como estes quesitos estão sendo tratados de formas invisíveis para as ações políticas urbanas, resultando assim em um espaço em que a população de baixa renda instalasse em um local desprovido de serviços públicos e assistência da Prefeitura Municipal.

Para uma boa habitualidade deve-se considerar diversos fatores para a que estão atrelados aos aspectos subjetivos da Habitação de Interesse Social, a interação entre os ambientes construídos e áreas de convívio, e por fim, a relação dos moradores com meio ambiente, com a mobilidade, equipamentos urbanos, entre outros. Deve-se atender as necessidades básicas dos usuários, afim de proporcionar conforto e uma melhoria na qualidade de vida.

Pode-se notar durante as entrevistas realizadas no conjunto Frei Damião eram bem reduzidas e que não apresentam conforto ambiental, verificando assim, que as casas eram deficientes de aberturas, o que por sua vez, dificulta a entrada de ventilação nos cômodos da casa, principalmente nos quartos. Pensando nisso, há várias propostas apresentadas durante o seminário que poderia ser aplicada nessas habitações. Uma das estratégias mais eficientes relacionadas ao clima da região e que podem ser adotadas nas casas, é a ventilação cruzada, que requerem que suas aberturas sejam grandes e sombreadas para impedir que a radiação adentre o ambiente.

Sabendo, por outro lado, que as árvores possuem propriedades que trazem inúmeros benefícios para a sociedade e que isto não é nenhuma novidade, elas ainda continuam sendo irrelevantes no planejamento urbano. É notória essa irrelevância atribuída as árvores no próprio conjunto, onde há uma escassez de sombreamento provocado pela vegetação. Logo, a implantação de árvores no conjunto traria benefícios incontáveis para os moradores, pois além do conforto conferido por elas através do controle da temperatura, há redução do consumo de energia, redução da poluição, redução da possibilidade de enchentes, sombreamento e valorização imobiliária. E socialmente falando, elas conferem oportunidade para lazer, criando ambientes que impactam na saúde física e mental dos moradores. Dando continuidade as estratégicas bioclimáticas, há métodos eficazes a redução das temperaturas elevadas e que podem ser também aplicadas ao conjunto, como os pavimentos e tetos frescos, que utilizam materiais de cores mais claras para ocasionar o aumento da refletância solar. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com