TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO TOPOGRÁFICO

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmicos: Ana Luiza Graf, Daniel Martins, Fernanda Zunino, Lara Zanotto e Tiago Rebelo

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO

Balneário Camboriú
2018

Acadêmicos: Ana Luiza Graf, Daniel Martins, Fernanda Zunino, Lara Zanotto e Tiago Rebelo

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO

Relatório apresentado a disciplina Topografia, do curso Arquitetura e Urbanismo – UNIVALI, como requisito para obtenção do Levantamento Topográfico Planimétrico.

Professores: Vinicius de Souza e Marcos Berribilli

Balneário Camboriú
2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

  1. INTRODUÇÃO
  1. Data

O início do Levantamento Topográfico Planimétrico ocorreu no dia 18 de abril de 2018 o levantamento do Ponto E0, no dia 25 ocorreu o levantamento de dois pontos E1 e E2, e para finalizar o levantamento do ponto E3 no dia 02.

  1. Localização

O levantamento ocorreu no Campus da UNIVALI de Balneário Camboriú no Bloco Central. Este levantamento foi incidido em quatro pontos localizados na figura 1. A partir desses pontos foram irradiados mais cinco pontos consecutivamente para cada estação, estes pontos são:

  • E0

1-

2-

3-

4-

5-

  • E1

1-

2-

3-

4-

5-

  • E2

1-

2-

3-

4-

5-

  • E3

1-

2-

3-

4-

5-

Figura 1 – Planta Baixa com identificação das estações.[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

  1. Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo realizar levantamentos planimétricos e obter ao final de sua metodologia de trabalho as distâncias entre os pontos que permeiam o bloco central, e assim calcular a área do mesmo.

  1. METODOLOGIA
  1. Métodos

Por meio da localização dos pontos determina-se quais serão as estações pré-definidas, após isso inicia o Levantamento Topográfico Planimétrico. Na primeira etapa, após a instalação dos equipamentos – estação/teodolito – é realizado a ré na estação anterior do ponto escolhido. Esta ré tem como função zerar o ângulo horizontal do equipamento a 0,5 metros do chão para que então iniciar as leituras dos pontos. A partir então, possui as leituras de cinco pontos, constituída em achar o ponto médio sempre em 1,5 metros e com base nisso definir os fios superiores e inferiores, contando também com a leitura dos ângulos horizontais e de azimute dos cinco pontos. A última etapa a ser realizada no levantamento, é a vante, onde é realizado a leitura da próxima estação com ponto médio na sua parte superior, consultando os ângulos horizontais e verticais por duas vezes, para que se obtenha a média, além disso, é realizado a medição métrica com uma treina de sua Estação para a próxima.

  1. Equipamentos
  1. Baliza

Peças metálicas, geralmente cilíndricas e rosqueáveis, que são fixadas no terreno. As balizas são auxiliares a qualquer levantamento topográfico, devido às suas funcionalidades, que são: visualização de pontos levantados, estabelecimento de alinhamentos.

  1. Estaca

Consiste na materialização de um ponto, a ser levantado ou locado, no terreno natural. As estacas podem ser corpos de prova em concreto ou mesmo elementos metálicos ou de madeira.

  1. Mira

Também conhecida como estádia, é uma peça retrátil, de 4m de altura, graduada de centímetro em centímetro. A mira deve ser visada pela luneta de aparelhos em distâncias variando entre 2m e 100m. A mira é de fundamental aplicação no nivelamento geométrico de um terreno, permitindo aferir as diferenças de nível entre pontos levantados. A mira também pode ser empregada na medição indireta de distâncias horizontais, por meio de taqueomeotria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (205 Kb)   docx (162.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com