TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Parques

Por:   •  7/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FICHA PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 ARQUITETURA E URBANISMO

NOME DO ALUNO (a):Lucas Vidotto Vinico
E-MAIL: lucas.vinico@gmail.com
SEMESTRE:   8º    PERÍODO: Noturno

TÍTULO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

Visita técnica

VIAGEM COM PROFESSOR?  (      )  SIM   (    x   ) NÃO

Nome do prof  TIAGO DA GUIA

RESUMO DA ATIVIDADE:

De acordo com o cronograma e plano de ensino da Disciplina de Urbanismo 2, fizemos uma visita técnica para analisar e a implantação de dois parques em São Paulo, um foi o Parque Villa Lobos e o outro Alfredo Volpi, onde surgiram analises de mobiliário, de infraestrutura, dos percursos e relação das pessoas com o local, tipos de piso e como eram feitas as transições de cada ambiente dentro do parque, as espécies de vegetação em cada local, como foi previsto a captação de agua pluvial, os serviços que o local oferece, o tipo de público que frequenta, segurança e infra estrutura, os aspectos sensoriais e materias  entre outras características que serviram de repertório para que utilizássemos  na implantação de um novo jardim botânico na cidade.

O Parque Villa Lobos foi o que mais chamou atenção pelo tamanho de sua área e a quantidade de usuários, possui iluminação especifica em todos seus percursos, com uma relação bem próxima a seu usuário. As áreas de passagem são bem dimensionadas para que possam acontecer varias atividades ao mesmo tempo, como corrida, caminhada, andar de bicicleta, skate, patins, entre diversas atividades de grande volume que ocorre no parque, além de contar com uma grande área pet, uma biblioteca bem localizada e uma estufa com orquidário climatizado. Os acabamentos são em sua maioria de concreto liso, concreto estampado, areia batida, além de locais específicos com decks e espelhos d’agua, possui também um auditório central. Os apoios sanitários estão geralmente localizados nas periferias do parque e em mais afastados, porém com boa manutenção.

A área administrativa esta um pouco degradada e falta manutenção, o estacionamento ocupa uma grande área, porém com pouco acesso a deficientes. No geral o parque é um ótimo local de convivência e estar, proporciona a realização de varias atividades e possui uma boa manutenção.

Já o Parque Alfredo Volpi possui um ambiente bem familiar e com atividades mais voltadas a ecologia, com trilhas, lago, praças compostas de elementos rústicos e simples além de equipamentos para academia a céu aberto, com pesos feitos de forma caseira de concreto e barra de ferro. Conta também com alguns equipamentos de exercícios doados por entidades Bancárias. É um parque com pouco movimento e seu tamanho é menor, geralmente as pessoas ocupavam o mesmo local, que era o playground, junto com as crianças. Por ser um parque com trilha o local não possui acessibilidade, onde seus acessos são geralmente por escadas fora dos padrões ergonômicos. O mobiliário é bem rustico assim como as delimitações de trilha, que são feitas por telas emolduradas por madeira ou mesmo troncos como forma de delimitar os caminhos. A trilha é bem sinalizada e as espécies de árvores possuem sinalização própria. No geral, é um parque para relaxar e fugir do estresse do dia a dia, possui bastante segurança e os usuários são amigáveis receptivos, o ponto negativo é a falta de acessibilidade, e os equipamentos de apoio sanitário atende tranquilamente a demanda de usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (681.5 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com