TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Durômetro

Por:   •  8/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        CURSO DE         ENGENHARIA MECÂNICA – MCN 09 S1

Thiago José Pereira Assad 14343380

Renan Vasconcelos 14224992

Djalma Barroso Neto 13247590

Pablo Rogério Gomes Prado 14330369

Joirley Batista 14325039

Sangela Azevedo 14347440

Jonildo Gomes 14398346

Johnny da Silva Cardoso 14313065

Salomão Santos de Sousa 12409340

RELATÓRIO II – RUGOSIMTRO E DURÔMETRO

MANAUS

2018

Sumário

1.        Introdução        1

1.1        A importância do acabamento superficial na conformação mecânica        1

2.        Quais os tipos de rugosidade?        1

3.        Quais os tipos de dureza?        2

4.        Resultados e Discussões        4

5.        Referências Bibliográficas        4


  1. Introdução
  1. A importância do acabamento superficial na conformação mecânica

Sempre que finalizamos um processo de conformação nos deparamos com o resultado, este por sua vez requer um grande gama de requisito desejados, dentre esses está o acabamento, que visualmente e tecnicamente é muito importante.  Tecnicamente ele por si nos monstro qual tipo de conformação foi utilizado no processo, se foi por um processo a quente ou a frio, o a quente por sua vez, devido a recristalização dos grãos e passando por um processo de temperatura de resfriamento, que se resfria lentamente, obtêm-se uma superfície de grãos menores e consequentemente um acabamento mais uniforme.

  1. Quais os tipos de rugosidade?

A rugosidade é o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. Temos Três tipos de Rugosidade, a RA (Rugosidade Absolta), RM (Rugosidade Media) e a RY (Rugosidade Máxima)

RA (Rugosidade Media Absoluta)

RA é o parâmetro de medição mais utilizado em todo o mundo, sendo aplicável à maioria dos processos de fabricação. Devido a sua grande utilização, quase a totalidade dos equipamentos apresenta este parâmetro (de forma analógica ou digital eletrônica). RA é a altura de um retângulo, cuja área é igual à soma absoluta das áreas delimitadas entre o perfil de rugosidade e a linha média, tendo por comprimento,

[pic 2]

Rugosidade Media (Rq)

É a média aritmética dos 5 valores da rugosidade parcial Zi. A rugosidade parcial Zi é definida como a soma dos valores absolutos das ordenadas dos pontos de maiores afastamentos (acima e abaixo da linha média) existentes dentro de um comprimento de amostragem lê. Graficamente, este valor representa a altura entre os pontos máximo e mínimo do perfil, dentro do comprimento de amostragem lê.

[pic 3]Rugosidade Máxima (Rz)

Está definida como o maior valor das rugosidades parciais (Zi), que se apresente no percurso de medição (Lm), por exemplo: o Valor Z3, que está localizado no 3° cutoff é o que corresponde à rugosidade Rmáx. A norma DIN 4762 (de 1984) indica um parâmetro semelhante ao Rmáx para medição de rugosidade superficial na Alemanha sendo identificado como Ry. Ry é a maior distância pico-vale, dentro do comprimento de avaliação.

Rmáx é o maior valor das rugosidades parciais e Ry é a máxima distância do pico-vale.

Tabela de medições no rugosimetro em laboratório.

[pic 4]

Figura 1 Tabela medição de rugosidade

  1. Quais os tipos de dureza?

A dureza é uma propriedade mecânica largamente utilizadas em estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas, e principalmente na especificação e comparação de materiais. Para o conceito de dureza são atribuídos diversos significados, tais como medida de resistência do material e das ações de origem mecânica sobre sua superfície, resistência a penetração, à deformação plástica e ao risco.

Os mais conhecidos tipos de dureza são a Brinell, a Rockwell e a Vickers, essas três são métodos em que cada uma, em sua determinada maneira conseguem fazer uma medição de extrema.

Dureza Brinell

Esta por sua vez consiste em comprimir uma esfera de diâmetro D por uma força F, durante um tempo T, contra a superfície do material a ensaiar, a superfície deve ser plana e polida ou preparada através de lixamento ou esmeril. Essa compressão produz uma mossa, isto é, uma impressão permanente no metal, após a remoção da força, pode ser medida por meio e uma lupa graduada ou por um micrometro, óptico acoplado ao durômetro, a impressão é chamada de d.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com