TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Paisagismo

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

No dia 22 de agosto de 2019 a turma 14M fez uma visita ao Horto Municipal de Sobral para conhecer uma maior diversidade de plantas, isso devido a disciplina de Paisagismo I, na qual exige maiores conhecimentos sobre o assunto. A aula foi ministrada pela professora Alexandra Risello, porém nosso guia foi o Sr. Jorge, esse trabalha há anos no local e ajudou com as identificações das plantas.

De início, ajudou a diferenciar classes de plantas, nas quais são três: herbáceas, arbustivas e árvores, conhecimento esse que acrescentou muito para prosseguir na disciplina, pois é a primeira característica precisa para conhecer uma planta. De acordo com as informações que foram adquiridas, foram escolhidas seis plantas que chamaram mais atenção para se aprofundar e conhecer seus nomes científicos, populares, em que classe se encaixam, históricos, propriedades, seus perfis no geral.

Logo em seguida, a turma junto com a professora partiram para o parque da cidade, uma visita mais rápida, porém agregou bastante, lá foi mostrado como as árvores presentes no local se comportavam, mais especificamente suas raízes, e de que forma cresciam, foi percebido que se a planta não for própria para determinado ambiente, alguns problemas podem ocorrer futuramente, como por exemplo: uma árvore na qual a raiz cresce verticalmente, não pode ser plantada em calçadas, pois acontecem quebras e deformações.

Especificações como essa e como questões de sombreamento requerem um estudo maior antes de serem plantadas, pois influenciam diretamente nos aspectos do local.

Seguem agora, alguns exemplos de plantas acompanhadas de algumas informações a respeito das mesmas nas quais chamou nossa atenção na visita ao Horto Municipal:

A espada de São Jorge ou Sansevieria Trifasciata é uma planta de origem africana e que é muito utilizada aqui no Brasil para decorar interiores e jardins. As grandes vantagens da mesma é ter um baixo custo, suportar tanto as altas temperaturas quanto as baixas. O seu tipo mais comum costuma crescer e ficar com altura mediana, por isso é muito utilizada em decoração, principalmente em ambiente de trabalho.

A flor de lótus é uma planta do tipo aquática que floresce submersa na água. Trata-se de uma planta para primavera e verão, então não resiste bem a baixas temperaturas. Por ser uma planta que precisa de maior umidade é mais facilmente atacada por pragas como fungos e, principalmente, caracóis.

Amaranto ou Amaranthus tem benefícios que podem ser encontrados tanto em suas sementes, que são bastante nutritivas, quanto em suas folhas, pois suas propriedades lhe garantem grandes quantias de proteína, fibras, gorduras saudáveis, vitaminas e cereais.

A Opuntia ficus é um Cacto suculento, ramificado, de porte arbustivo, com altura entre 1,5–3 m, ramos clorofilados achatados, de coloração verde-acinzentada, mais compridos (30–60 cm) do que largos (6–15 cm), variando de densamente espinhosos até desprovidos de espinhos. As folhas são excepcionalmente pequenas, decíduas precoces. As flores são amarelas ou laranja brilhantes, vistosas. Os frutos são amarelos-avermelhados, suculentos, com aproximadamente 8 cm de comprimento, com tufos de diminutos espinhos. A reprodução, faz-se por semente ou vegetativamente. O fruto é conhecido por tabaibo, figo-do-diabo, figo-da-Índia, figo-palmeira ou tuna. A sua polpa é suculenta e tem alto teor de fibras, vitamina A e ferro.

A rosa-do-deserto é um arbusto suculento sempre-verde ou seco-decíduo (que também pode perder suas folhas durante períodos de frio, ou de acordo com a subespécie ou cultivar). Pode crescer de um a cinco metros de altura, cáudice basal inchado e robusto. As folhas são dispostas em espiral, agrupadas em direção às pontas dos ramos, de forma simples, com textura de couro, com 5 a 15 cm de comprimento e 1 a 8 cm de largura. As flores são tubulares, 2-5 cm (0,79-1,97 in) de comprimento, com a parte externa 4-6 cm (1,6-2,4 in) de diâmetro com cinco pétalas, semelhantes aos de outros gêneros relacionados, como Plumeria e Nerium. As flores tendem a vermelho e rosa, muitas vezes com um rubor esbranquiçado para fora da garganta. Cresce bem em solo seco, bem-drenado, clima quente e seco não tolerando geada ou congelamento. Suas sementes são cilíndricas, longas e estreitas, com dez a catorze milímetros de comprimento, de cor castanho, com longos tufos de pelo branco de cor castanho dourado nas duas extremidades. (papus) para que a semente seja levada pelo vento e assim se espalhe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com