TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Teste

Por:   •  22/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

        Centro Universitário Ritter dos Reis

(UNIRITTER)

DESIGUALDADE SOCIAL

NAS

ESCOLAS

Nícolas Ribeiro Miranda

Porto Alegre

01/12/2021

Nícolas Ribeiro Miranda

DESIGUALDADE SOCIAL

NAS

ESCOLAS

                Atividade 1 da cadeira de Desenvolvimento Humano e Social do curso de Ciência da Computação, da instituição Centro Universitário Ritter dos Reis;

Orientadora: Stella da Silva de Souza;

01/12/2021

Resumo: É fato que há uma discrepância de direitos entre grupos numa sociedade, sejam eles sociais, políticos ou econômicos. A desigualdade social é uma triste realidade que afeta o povo brasileiro a gerações. Pessoas são separadas por diferentes motivos, mas o que não se percebe é que as instituições sociais, tais como igrejas, as escolas, o estado e até mesmo as famílias, permitem de isso acontecer. Neste artigo, aponta-se causas, consequências e possíveis soluções do problema apresentado.

Palavras-chave: Desigualdade social. Exclusão social. Instituições sociais.

Abstract: It is a fact that there is a discrepancy in rights between groups in a society, whether social, political or economic. Social inequality is a sad reality that affects the Brazilian people for generations. People are separated for different reasons, but what is not noticed is that social institutions, such as churches, schools, the state and even families, allow this to happen. In this article, causes, consequences and possible solutions of the presented problem are pointed out.

Key-words: Desigualdade social. Exclusão social. Instituições sociais.

Sumário

Capa1

Folha de aprovação 2

Resumo:3

Introdução4

Desenvolvimento5

Conclusão6

Referências7

Introdução: O ser humano nunca está livre do pensamento coletivo. Desde o dia de seu nascimento, é inserido em uma instituição que visa seus próprios interesses e regras, tais como a família, a religiosidade, a escola ou o estado. À medida que esse indivíduo cresce, lhe é ensinado a seguir e obedecer aos dogmas impostos por estas instituições, cada uma com seu próprio jeito de agir, fazendo com que o cidadão muitas vezes não consiga desenvolver pensamentos e opiniões próprias. Como existem diversas variantes dessas instituições, uma divergência entre esses grupos é gerada, resultando no surgimento de ideais racistas e preconceituosos, que na maioria das vezes, levam ao afastamento de certos indivíduos do pleno envolvimento da sociedade.

Cabe a essas mesmas instituições desenvolverem métodos de controlar e amenizar essa exclusão, seja através da educação, ou da criação de leis que proíbem e penalizam esse tipo de atitude.

Desenvolvimento: A desigualdade social geralmente provém da pobreza, que provém de diversos fatores, seja do precário acesso à educação que o Brasil possui, ou da necessidade de trabalho precoce que muitas crianças brasileiras de baixa renda tem, pois dependem do dinheiro que fazem trabalhando para sobreviver, fazendo com que não possam frequentar as escolas corretamente. Quando crescidas, essas crianças não conseguem boas oportunidades por causa de sua carência de conhecimento, sobrando para elas apenas trabalhos comuns e que pagam menos, dificultando qualquer crescimento econômico e social que poderiam ter.

Dentro de uma sociedade pobre e desigualitária, problemas como a injustiça social não são a única preocupação. Mas também as consequências desse ato e os impactos que ela pode gerar na vida dos cidadãos da sociedade brasileira. A escola é a instituição que tem maior influência na vida de uma pessoa, pois é nela que o indivíduo aprende desde coisas essenciais como matemática, português, história, até como se viver em sociedade, ou pelo menos deveria aprender. Paulo freire (1921 – 1997) acreditava que o verdadeiro objetivo da educação deveria ser conscientizar o aluno em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade. Ou seja, fazê-los entender sua situação de opressão e agir em favor da própria libertação. Freire criticava o método de ensino utilizado pela educação brasileira, denominando-a de “concepção bancária da educação”, onde o professor detinha todo conhecimento e seria a autoridade máxima, depositando o que sabe em cima de seus alunos. Esse método de ensino faz com que o aluno não desperte uma vontade genuína de conhecer e aprender o que lhe é ensinado, resultando na acomodação dele apenas ao que lhe é mostrado. As instituições de ensino além de ensinar as crianças a respeitarem umas às outras, deveriam incentivar o aluno a exercer sua criatividade. A criatividade desperta a curiosidade e, essa mesma curiosidade, levou o homem a descobertas que mudaram o mundo e a forma com que as pessoas vivem e convivem. Além da escola, a família também é crucial na educação de um indivíduo. Crianças que cresceram em ambientes preconceituosos tendem a se tornar preconceituosos, pois fora ensinado a elas doutrinas ofensivas e distorcidas da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com