TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O artigo 101 ele elenca as Medidas Específicas de Proteção

Por:   •  23/11/2015  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

O artigo 101 ele elenca as Medidas Específicas de Proteção

Dispões que Art. 101. Verificada qualquer das hipóteses previstas no art. 98 (ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, a falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável, ou ainda em razão de sua conduta), a autoridade competente poderá determinar, dentre outras, as seguintes medidas:

        I - encaminhamento aos pais ou responsável ( Se a CRIANÇA está perdida, negligenciada em alguns cuidados, fugiu de casa sem motivo, a responsabilidade em cuidar é dos pais, então deve ser encaminhada para eles. )

        II - orientação, apoio e acompanhamento temporários (O Conselho Tutelar                              orienta em como a mãe deve fazer para chegar até o médico, até o               departamento de Ação Social, até a diretora da escola, etc, e sabendo que existe uma necessidade o Conselho também acompanha procurando saber se essa mãe está de fato levando a criança ao médico, se está cuidando da criança, se foi até a escola matricular o filho, etc.)

        III - matrícula e freqüência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental; (Todos os responsáveis DEVEM matricular seus filhos na escola e Devem acompanhar a freqüência escolar (obrigação dos pais, não do Conselho).

        IV - inclusão em programa comunitário ou oficial de auxílio à família, à criança e ao adolescente ( que é feito pelo Conselho tutelar)

        V - requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; (regra que decorre do direito fundamental à vida e à saúde . Sabendo que é uma necessidade o Conselho REQUISITA o tratamento)

        VI - inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos (Quando vê a necessidade o Conselho encaminha para clinicas, terapias, Caps, e outros lugares para tratamento ao uso de álcool ou drogas.)

        VII - acolhimento institucional;   (que era a antiga medida de abrigo) A permanência no acolhimento se dará pelo tempo necessário (porém o mais breve possível) para que seja entregue à família de origem ou para a colocação em família substituta.  

  •         VIII - inclusão em programa de acolhimento familiar;    (a inserção da criança ou adolescente em uma família acolhedora, previamente selecionada e preparada, que receberá o acompanhamento constante de uma equipe técnica do programa, sendo assegurado à criança ou adolescente um atendimento individualizado. Várias razões podem motivar o acolhimento: os pais podem estar cumprindo pena, hospitalizados ou serem autores de violência doméstica, por exemplo).

IX - colocação em família substituta, medida de competência EXCLUSIVA da AUTORIDADE JUDICIÁRIA 

Ainda nesse artigo eu achei importante o paragrafo

  § 1o  O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com