TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - VIDROS

Por:   •  8/3/2021  •  Dissertação  •  3.159 Palavras (13 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Centro Universitário Euro-Americano

Pró Reitoria de Graduação

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Vidros


Centro Universitário Euro-Americano

Pró Reitoria de Graduação

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Vidros

Trabalho apresentado à disciplina de Materiais de Construção I

do Curso de Graduação de

Arquitetura e Urbanismo do Centro

Universitário Euro-Americano, sob orientação

da Prof. Carmen Elena.

Águas Claras, 2019

SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO                                                                                                                        3

1.HELENISMO, FILOSOFIA E CULTURA NO RENASCIMENTO ITALIANO DE GIOVANNI ARGYROPULUS A CONSTANTINO E JANUS LASCARIS             4

CONCLUSÃO                                                                                                                         8

BIBLIOGRAFIA                                                                                                                         9

Introdução

O vidro é um material que no decorrer dos anos passou por uma grande evolução na sua resistência e aparência o que expandiu suas funções e permitiu que começasse a ser utilizado na construção civil, mediante isso o intuito desse trabalho é nós aprofundar em todo o processo de sua descoberta e suas características, mas principalmente no emprego dele na arquitetura e todas as especificações necessárias para tornar-se um projeto arquitetônico funcional e bioclimatico, aperfeiçoando seu uso é o fazendo de forma consciente e eficaz.


1.0 Surgimentos e primeiras utilizações na construção civil

   

 Não existem dados comprovados de como foi o surgimento do vidro e nem quando esse momento aconteceu, porém segundo uma teoria a descoberta do vidro teria sido devido a uma queimada acidental de areia 3.000 a.C. pelos fenícios, mas cientistas acreditam que não teria como essa teoria ser real pois para ser fabricado, as matérias primas de um vidro devem ser fundidas a umatemperatura média de 1500 °C.

     Os primeiros vidros eram feitos em grandes quantidades e em formas chapadas, devido à falta de técnicas e tecnologia o material não era resistente

e podia ser quebrado muito facilmente, foi necessário um grande progresso e estudos químicos para proporcionar mais resistência e melhor aparência.

Sua essência era devido a sua transparência e cor e por isso foi utilizado inicialmente para a fabricação de jarras, copos e vasos pequenos, após um período pôde começar a ser usado para fazer espelhos e em vitrais.

Cada uma dessas utilidades surgiu devido a implementações foram feitas através de várias influências de culturas diferentes.

Os povos bizantinos aprimoraram técnicas para deixar o aspecto do vidro mais atrativo, focando principalmente em sua coloração, os venezianos desenvolveram um método que deu início a criação do espelho, o desenvolvimento de artifícios para tornar o vidro transparente foi devido à transição da produção do mesmo para a França e Alemanha, mas o momento de maior desenvolvimento para o vidro foi causada pela revolução industrial que trouxe mecanização dos processos de fabricação.

A grande utilização de arcos nas edificações góticas contribuiu para o

progresso do vidro na arquitetura, os arcos permitiam o emprego dos vidros em sua estrutura, na era gótica a forma de catequizar os cristãos era através dos vitrais desenhados o que além de ensinar permitiam a entrada de iluminação e um toque diferente dentro do edifício.

Após o desenvolvimento da reflexão, opacidade, transparência e translucidez simultaneamente com as melhorias de técnicas de fabricação a evolução do vidro para a construção civil foi vasta, permitindo sua utilização em janelas, portas e complemento estrutural e com resistência a intempéries.

2.0 Utilizações do vidro na construção civil nos dias atuais e Tipos de vidro

Hoje o vidro possui diversas funções essenciais, seja para uso estético ou funcional. Esteticamente em fachadas, pisos, coberturas, mobiliários, divisórias, janelas, portas, paredes, coberturas, claraboias, marquises, vitrines, boxes, escadas etc. De forma funcional quando se trata de complementar guarda-corpo, fechamentos externos e elementos que proporcione interação, amplitude, leveza e visibilidade entre os ambientes. Para cada uma dessas diversas funções há um tipo de vidro específico, para seja definido de forma eficiente e minuciosa é necessário que sejam analisados fatores cruciais como o esforço que aquele material será submetido e o efeito desejado no final do projeto. Com todas essas exigências e utilizações, hoje a tecnologia nos permite ter uma gama enorme de tipos de vidro que atendem de condições acústicas a térmicas e estéticas. Entre milhares de tipos, podemos categorizar de acordo com sua fabricação (recozidos, temperados e laminados), de acordo com o acabamento de sua superfície (liso, polido, impresso, fosco, espelhado, gravado, esmaltado, e termo refletor), de acordo com sua coloração (incolor ou colorido), quanto a sua forma (chapa plana, curva, perfilada, ou ondulada) e até de acordo com a sua transparência (transparente, opaco ou translúcido).  

Categorizados como vidros de segurança, ou seja, vidros que em caso de quebra o risco de ferimentos é reduzido, para que seja garantida essa segurança é necessário que a peça seja instalada de acordo com as normas da ABNT e os parâmetros estabelecidos pelos fabricantes. Com essa função nós temos o vidro laminado coberto com uma película de Butiral Polivinil, que possui aspecto plástico, entre uma ou duas chapas que são interligadas por uma ou mais camadas deste. Possuem a tecnologia que permite a filtragem de raios solares, dessa forma protegendo os móveis, pisos e até mesmo usuários expostos a esse tipo de radiação. Há também bom desempenho no quesito conforto acústico, pois consegue isolar entrada de ruídos externos. O vidro temperado recebe um tratamento térmico específico próximo à fusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (406.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com