TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia das construções civil - Vidros

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.400 Palavras (22 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

INSTITUTO ANHANGUERA DE ENSINO SUPERIOR

FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

TECNOLOGIA DAS CONTRUÇÕES I

TINTAS E VIDROS

ADAVILSON SOUZA OLIVEIRA                        RA- 8056773060

JOEDSON  NUNES DE OLIVEIRA                      RA- 8634250906

JOANILSON FABIO RAMOS                                RA- 8094889394

         JOSIAS LOPES DOS SANTOS JÚNIOR              RA- 8492184730

         JOSÉ DE SOUZA BENEVIDES NETO                 RA- 2463296211

         JUCINEI BATISTA MARTINS                              RA - 0059596739

         VANESSA REGINA DE PAULA                           RA - 8691249570

 

CUIABÁ-MT

2017

ADAVILSON SOUZA OLIVEIRA                        RA- 8056773060

JOEDSON  NUNES DE OLIVEIRA                      RA- 8634250906

JOANILSON FABIO RAMOS                                RA- 8094889394

         JOSIAS LOPES DOS SANTOS JÚNIOR              RA- 8492184730

         JOSÉ DE SOUZA BENEVIDES NETO                 RA- 2463296211

         VANESSA REGINA DE PAULA                           RA - 8691249570

 

TECNOLOGIA DAS CONTRUÇÕES I

TINTAS E VIDROS

Trabalho apresentado, na disciplina de Matérias de Tecnologia das construções I, no 7º semestre, do curso de Engenharia Civil da Faculdade Anhanguera de Cuiabá. Sob supervisão do Profª. Rodolpho Lugato.

CUIABÁ-MT

2017

c

                                                                                                                                                     4

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade aprimorar nossos conhecimentos na área de Engenharia civil, iremos abortar neste trabalho a pintura que representa uma operação de grande importância na construção. Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.

                                                                                                                                                     5

  1. TINTAS

As primeiras tintas fabricadas pelo homem foram aquelas feitas para a escritas, que foram compostas desde a mais remota antiguidade. Os arqueólogos têm descoberto desenhos em cavernas e gravuras sobre rochas que datam de antes da última Era Glacial. Alguns desses desenhos foram feitos em monocromia, com Óxido de Ferro natural ou ocre vermelho. Outros artistas paleolíticos usavam um conjunto de matérias que consistia de cal, carvão, ocre, vermelho ou amarelo e terra verde. Algumas descobertas no deserto da Líbia, revelaram um tipo de desenho que seria utilizado, muitos anos depois, pelos egípcios. Ele teria dado origem ao sistema de hieróglifos, e depois, ao alfabeto fenício. Este tipo de desenho e sua técnica, de uma forma geral, ainda são empregados por várias tribos do centro da África. No Oriente, o homem desenvolveu lápis coloridos com propósitos decorativos por volta de 4000 AC, feitos pela mistura de pigmentos com Caulim. Os materiais utilizados pelos gregos e romanos eram similares àqueles empregados pelos egípcios. Cola e albumina de ovo era usada como ligantes. Também a Civilização bizantina usava albumina de ovo, o que acarretou o tradicional uso deste ligante pelos italianos durante o século XIV. Tanto os antigos chineses quanto os japoneses utilizavam uma série de pigmentos para a preparação de suas cores, tais como Azurita, Carbonato básico de cobre, Malaquita, Azul Ultramarino, Zarcão vermelho de chumbo, Litargírio, Caulium, Negro de Fumo, pó de ouro e outros provenientes de plantas da região. A tinta se desenvolveu muito a partir do século XX, com o aparecimento de vários aglutinantes, tais como: as resinas fenólicas em 1910-1919, as resinas alquídicas em 1920-1922, as resinas vinílicas e de acrilato em 1925-1931, a etil-celulose e poliestireno em 1932-1937, as resinas de nylon, poliuretano, melamina em 1938-1943. E assim, nos dias de hoje, os tipos de tintas tem se desenvolvido e se tornado cada vez mais eficientes e específicos para atender às necessidades do mundo contemporâneo, tendo como exemplo a tinta anti pichação

2.1 TINTAS PARA CONSTRUCAO CIVIL

 2.1.1 Definição

As tintas são materiais geralmente líquidos ou em pó solúvel, constituído de veiculo, pigmentos, solventes e aditivos. Os pigmentos são partículas sólidas e insolúveis, que podem ser divididos em dois grandes grupos: ativos e inertes. Os pigmentos ativos conferem cor e

                                                                                                                                                   6                                       

poder de cobertura à tinta, enquanto os inertes ou cargas se encarregam de proporcionar lixabilidade, dureza, consistência e outras características. O veiculo, constituído por resinas, é responsável pela formação da película protetora na qual se converte a tinta depois de seca. Os solventes são utilizados em diversas fases de fabricação das tintas, ou seja, para facilitar o empastamento dos pigmentos, regular à viscosidade da pasta de moagem, facilitar a fluidez dos veículos e das tintas prontas na fase de enlatamento. Na obra empregam-se solventes para melhorar a aplicabilidade da tinta, alastramento, etc. Entre os solventes mais comuns estão a água, aguarrás, álcoois, acetonas, xilol e outros. Os aditivos são, geralmente, produtos químicos sofisticados, com alto grau de eficiência, capazes de modificar, significativamente, as propriedades da tinta. Os aditivos mais comuns são os secantes, molhados, antiespumantes, plastificantes, dispersantes, engrossantes, bactericidas, e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (257.3 Kb)   docx (490.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com