TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS REQUISITOS PARA SISTEMA DE PISOS

Por:   •  22/3/2022  •  Artigo  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Rodrigues, Leonardo¹; Oliveira, Paulo¹; Vitoria, Isabel¹; Alves, Cristielly¹

REQUISITOS PARA SISTEMA DE PISOS

RESUMO

O intuito desse trabalho foi apresentar o estudo de forma clara e adequada sobre alguns dos requisitos mínimos a serem seguidos para a realização do assentamento dos pisos cerâmicos. A terceira parte da NBR -15.575/2013 abrange o desempenho dos sistemas de pisos, cujo o mesmo depende da interação entre todos os componentes e não só da camada de acabamento, mas também como, desempenho estrutural, referente à estabilidade e resistência estrutural, resistência a impactos, segurança ao fogo, dificultado a propagação de fogo, entre outros. O estudo centralizado consiste basicamente nos requisitos para retirada de engobo, formação de cordões paralelos, aplicação de massa e limpezas das juntas. Mostrando a importância fundamental de se seguir a norma de forma criteriosa.

Palavra chave: sistema de piso; desempenho estrutural; pisos

INTRODUÇÃO

Publicada em 19 de julho de 2013 a norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, trouxe mudanças de extrema importância, marcando um grande avanço na construção brasileira. A terceira parte desta norma aborda os requisitos para sistema de pisos, destinados às áreas de uso comum e áreas privativas das unidades, tratando dos pisos internos e externos.  É exatamente nos pisos que se encontram altos fatores de riscos, por serem explicitas as conseqüências de um acidente, as quais podem levar a fatalidades irreversíveis, dessa forma é de extrema importância e dever, que qualquer trabalho desempenhado em edificações habitacionais, seja orientado pelos requisitos mínimos estabelecidos pela norma.

METODOLOGIA

Utilizou-se para o presente trabalho pesquisas e discussões sobre a norma de desempenho NBR 15.575/2013, entre os vários temas que estão citados na norma, serão observados os requisitos para sistemas de pisos com base em assentamentos e suas determinações. Pretendemos demonstrar procedimentos a serem seguidos de forma clara.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Será descrito alguns dos requisitos de assentamento de forma sucessiva.

Retirado do ENGOBO.

O revestimento deve estar com o verso limpo, totalmente isento de material que solte pó. Esse procedimento pode ser executado com uma escovação antes de se iniciar o assentamento.

Formação dos cordões paralelos.

Deverá ser executada na base uma passagem da desempenadeira em um ângulo de 60° em relação à mesma, formando cordões e sulcos paralelos.

Aplicação de Massa.

Esta aplicação deve ser sempre orientada por dados fornecidos pelos fabricantes do material, assim como pela norma de desempenho. Estenda a argamassa com uma espessura de 3 a 4mm, com lado liso da desempenadeira.

Limpeza das juntas.

Deve ser realizada no máximo, até 1 hora após o assentamento das placas, removendo a argamassa colante existente nas juntas de assentamento, preparando-se para receber o rejunte.

CONCLUSÃO

O Desenvolvimento deste atual estudo, por meio de análise da NBR 15.575/2013, concluiu que, um assentamento cerâmico de boa qualidade requer a competência de profissionais instruídos e qualificados, de maneira que possa evitar possíveis danos futuros, ou até mesmo perda de material.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.575/2013- Desempenho de Edificações Habitacionais: Requisitos para sistema de pisos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com