TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIJOLOS DE ADOBE

Por:   •  21/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Unilasalle do Rio de Janeiro

Disciplina: Materiais e Ateliê Integrado IV

Professor: Mariana Vaz

Gill Arruda, Giovanna Felcman, Larissa Dioxopoulos, Maria Júlia Serique, Maria Vitória Neves, Keith Fernandes, Rodrigo Cury

4o período- 2019.2

Niterói

2019

 Os tijolos têm um papel importante na história e nos costumes do homem, uma vez que foi uma inovação tecnológica que permitiu a construção de edifícios resistentes à temperatura e umidade fossem erguidos, contribuindo para que as sociedades nômades se tornassem sedentárias. Na época da Revolução Industrial de 1760, a produção em massa possibilitou que os tijolos fossem feitos em larga escala e aceleradamente, isso fez com que na Europa esta técnica construtiva se difundisse. Este artigo tem como objetivo abordar o tijolo de adobe com fibra de coco, e sua origem, dando ênfase no seu modo de confecção e suas propriedades em geral.

 O substrato utilizado antigamente era o estrume, sendo importante ressaltar que as técnicas rudimentares do processo de produção do tijolo (estrume) não são mais utilizadas  pois é um material que continua em decomposição, mesmo depois de processado, trazendo inúmeros malefícios a saúde. As pessoas que entravam em contato com o adobe feito com o estrume, adquiriam uma doença conhecida hoje como doença de chagas, causada por um parasita que se instalava nas fezes. Dessa forma, o estrume precisou ser substituído por outros substratos e hoje em dia pode ser utilizado a fibra de coco, resíduos pet entre outros se tornando uma técnica construtiva sustentável.

O tijolo de adobe produzido com a fibra de coco como substrato, traz um benefício ambiental inquestionável, tanto pela redução da quantidade de terra extraída por ser substituída pela fibra, quanto pela redução de resíduos nos aterros sanitários, sendo dada uma destinação econômica a um resíduo considerado sem uso, sendo assim uma alternativa viável economicamente para a construção de habitações de interesse social. Outra características muito importantes é que a fibra de coco é inodora,resistente à umidade,não apodrece e não produz fungos.

Os tijolos de adobe desempenham funções distintas nas construções, podem ser estruturais, de vedação ou só de acabamento. Neste caso, o tijolo de Adobe por ser mais econômico é muito utilizado em casas rurais, além de ter uma boa vedação e um bom isolamento térmico. Estes tijolos são feitos com uma mistura de terra (que não pode ser nem muito argilosa nem muito arenosa), palha, água e cal. O primeiro passo é peneirar a terra que não pode vir com pedaços grandes, depois é colocado a cal e água, e então começa a mistura da massa e aos poucos se acrescenta fibra de coco. Após, esta mistura é pisada com os pés até que fique com uma consistência boa, sem estar muito aguada nem muito seca. E por fim, quando chegar no ponto, a massa é colocada no molde e o tijolo sai já com a forma.

Outro fator a ser destacado é a secagem, que acontece depois que o tijolo ganha forma. Existem duas maneiras de se obter a correta secagem do tijolo: a artificial, que é feita em grandes estufas, e a natural. No caso deste artigo, foi escolhido a secagem natural, que além de precisar ser protegida do sol para evitar que o tijolo rache, depende também da temperatura e umidade, podendo levar de 4 a 7 dias para secar completamente.

 

Se faz necessário uma atenção maior para esse tipo de técnica rudimentar, principalmente  quando consideramos a substituição do estrume que fez com que essa técnica fosse quase extinguida. A utilização de novos substratos, traz a viabilidade  do reuso dessa técnica antiga como um novo modelo construtivo, viabilizando assim construções econômicas e ecologicamente sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com