TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Pontos sobre Brasilia

Por:   •  13/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA BRASILEIRA – II

MARIA LUIZA CASSOL DAGA

BRASÍLIA

 PONTOS POSTIVOS:

- o ar praticamente não poluído.
- possui grandes áreas verdes.
- o o céu em Brasília é muito bonito, e lindos entardeceres são algo comum;
- o o sistema educacional e o sistema de saúde costumam ser considerados como estando entre os melhores do Brasil

- Uma cidade que para época em que foi construída considerava-se inovadora, se tornando fonte de estudo em todo o mundo.

- A única cidade construída em moldes modernistas no porte de uma capital.

-  Um projeto Urbano e Paisagístico que mesmo com tamanha destruição e depredação, continuam sendo admiráveis pela escala em que foram elaborados e aplicados.

- As construções existentes na mesma consideras muito a frente de seu tempo e até hoje parecem serem “modernas”.

- Apesar de possuir construções monumentais e de concreto armado a maioria delas passa uma impressão de leveza.

- Uma cidade pensada para automóveis, assim facilitando a vida de quem tem carros com eixos que cortam a cidade e várias faixas longitudinais que possibilitam melhor deslocamento pela cidade.

- Possuía uma ideia de bem estar e infraestruturas até que tivesse uma super lotação.

- Tornou a ideia de povoar o interior do Brasil real e não atoa hoje tem uma taxa de habitação altíssima. Trazendo junto com o povoamento um desenvolvimento pra região centro-oeste do país.

- Ao mesmo tempo que povoou a região, Brasília se tornou isolada das regiões de mais fácil acesso do pais, assim se tornando menos invasiva e também dificultando todo tipo de concentração negativa na mesma.

PONTOS NEGATIVOS:

- A falta de manutenção oriunda de uma má gestão governamental fez com que várias obras existentes no projeto fossem abandonadas.

- Se tratando de orçamento e de tempo para construção algumas propostas se tornaram inviáveis.

- A cidade não foi pensada para as pessoas que a construíram, sendo assim as mesmas foram descoladas para regiões próximas, originando as cidades satélites e periferias que não possuem da mesma infraestrutura que a capital.

- Brasília possuem distancias extremamente grandes entre suas principais construções, o que torna totalmente inviável se deslocar a pé na mesma, fazendo assim com que o transito da mesma tenha um trafego excessivo e seja o caos.

- A mesma foi pensada dentro dos conceitos modernistas para ser uma cidade de integração e união devido as suas áreas de lazer e espaços de convívio, porem o mesmo não acontece devido as longas distancias existentes e ao clima seco e quente que não favorece as pessoas a ficarem ao ar livre.

- Os grandes eixo foram pensados para que o transito fluísse, porem os mesmos não possuem semáforos, fazendo com que os pedestres sejam desfavorecidos.

- Algumas diretrizes do plano original não foram seguidas fazendo com que o desenho original ficasse modificado e vários vazios na área urbana se tornassem existentes, inclusive até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com