TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Outras Obras Notáveis de Reidy

Por:   •  29/2/2016  •  Seminário  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

O projeto do Complexo Esportivo desenvolvido apresenta como fundamental utilização os conceitos modernistas adotados no âmbito da Arquitetura Brasileira, adaptando-os conforme as necessidades que o projeto possa desenvolver.

De um modo geral, um dos conceitos adotados dentro de todo o projeto foi a emprego do brise-soleil[1], sendo usados para proteger áreas de abissal insolação; que é muito difundido no edifício do Ministério da Educação e Saúde, desenvolvido por seis arquitetos assessorados por Le Corbusier, sendo eles: Lúcio Costa, Jorge Moreira, Carlos Leão, Affonso Reidy, Ernani Vasconcellos e Oscar Niemeyer, onde é usado lâminas de concreto horizontais. Outro edifício brasileiro que utiliza o brise, é o prédio que abriga a ABI (Associação Brasileira de Imprensa), projetado pelos irmãos Marcelo e Milton Roberto. Outras considerações recorrentes no projeto são baseados nos princípios de Le Corbusier, sendo eles: a fachada livre, onde as janelas podem se estender pela fachada sem serem interrompidas; e a janelas em fitas, que é a janela que se alonga por toda a fachada; que são usados por arquitetos como Niemeyer e os Irmãos Roberto.

 Com diferentes referências adotadas no projeto, foram-se empregados conceitos que pudessem atender as peculiaridades de cada tipo de edificação contida no complexo.

A primeira edificação a ser destacada é o administrativo, onde na laje do último pavimento contém referências ao teto-jardim criado por Le Corbusier e de sua adaptação brasileira devidamente colocada no Ministério da Educação e Saúde, sob a forma de um terraço jardim com formas orgânicas e o uso de vegetação nativa brasileira. Vale ressaltar que a forma orgânica não está presente apenas no jardim, mas também constituí o caminho ladrilhado até o terraço, composto de uma cor mais neutra e uma mais quente, para acentuar as linhas curvas. Mais um método empregado no prédio é frequentemente difundido em várias obras brasileiras, sendo ele o uso da marquise, que é uma técnica simples de sombreamento adotado pelos antigos colonos brasileiros para adaptar a Arquitetura Europeia ao nosso clima. Nesta edificação há uma menção da obra de Niemeyer em Brasília, que é a parte interna do Palácio de Arcos ou mais conhecido como Palácio Itamaraty, usando o jardim interno voltado para o lado externo.

Na Arena Coberta, a primeira referência a ser destacada está presente na cobertura que se assemelha em sua forma e função ao telhado em [2]shed usado por Rino Levi em seu período racionalista. Outros elementos adotados na obra também estão ligados a técnicas de ventilação; a ventilação cruzada, que consiste na entrada e saída de ar por aberturas opostas que estão devidamente localizadas nas áreas de maior incidência dos ventos.

As referências arquitetônicas não estão só localizadas no complexo em si, mas também nas edificações da malha urbana criada no entorno do conjunto, sendo uma das referências mais fortes o Conjunto da Gávea, projetado pelo arquiteto Affonso Reidy, que consiste em um edifício residencial em formato curvilíneo, e que traz em sua concepção a naturalidade e consistência da Arquitetura Moderna Brasileira, aliadas aos preceitos urbanísticos dos CIAM’s [3], revelando de forma acabada a relação entre habitação social, modernização, educação popular e transformação da sociedade.

Levando em consideração os elementos que compõem o projeto, nos faz refletir sobre os pensamentos dos arquitetos, que serviram de referência para a elaboração deste.

Apesar de conter características que remetam as curvas sinuosas dos Jardins de Burle Marx, as referências das que procuramos introduzir relembram formas geométricas, algumas desestruturadas ou mesmo separadas, mas que buscam fazer uma união com o todo.  Em um dos nossos edifícios destacamos a madeira como material principal, fazendo jus as ideias de Zanine Caldas, cujo era defensor da nobreza do trabalho e não do material, sua busca era a elegância da simplicidade. Em suas casas, os espaços são amplos e a luz natural é sempre privilegiada. Com essa base referencial, nos submetemos a projetar um espaço para que se adaptasse ao local já existente, integrando-a com que já havia ali, procurando manter suas origens iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (950.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com