TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem foi AFFONSO EDUARDO REIDY e sua obra mais clamada

Por:   •  15/4/2015  •  Bibliografia  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 3

AFFONSO EDUARDO REIDY

[pic 1]Nascido em 1909, em Paris, Affonso Eduardo Reidy, filho de pai inglês e mãe brasileira, em 1930 formou-se em Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Cedo teve contato com o pensamento de Le Corbusier e com propostas dos arquitetos racionalistas da Bauhaus.

Trabalhou como arquiteto da Prefeitura do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, por mais de 30 anos. Jamais projetou palácios ou obras suntuosas, sempre foi consciente e defensor da enorme responsabilidade social da arquitetura. Também foi professor da Faculdade Nacional de Arquitetura.

Seu trabalho começa a ter projeção quando ganha o primeiro prêmio no concurso público para o projeto do Albergue de Boa Vontade, que vira a ser o seu primeiro projeto construído.

Reidy participou, nos anos 30, da equipe que elaborou o projeto do Ministério da Educação, juntamente com Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Jorge Moreira e Ernani Vasconcellos.

[pic 2]Dedicou-se também ao projeto e construção do Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Pedregulho, em São Cristovão, pelo Departamento de Habitação Popular da prefeitura. O objetivo era oferecer moradia digna a famílias de baixa renda.

Coordenou o Plano de Urbanização do Centro da Cidade, que compreendia o Plano para a Esplanada de Santo Antônio com o desmonte do morro, e o Aterro do Flamengo. Elaborou também o projeto do Conjunto Residencial da Gávea, nos moldes do Pedregulho.

A partir de 1954, Reidy dedicou-se ainda a outro projeto que se tornou um dos marcos da cidade: o Museu de Arte Moderna.

Seu ultimo trabalho, antes de falecer, aos 55 anos, vitima de câncer, foi à participação como coordenador de urbanismo.                  

                                                                           

Nathaly Pelegrina - C564CH-4

Daniela Pupo - C678HF-0

Letícia Tieppo - C582FG-6

Débora Ribeiro Lopes – C58434-7

Ana Gabriela Peres C415FI-9

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

[pic 3]O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, criado em 1948, existiu antes do seu prédio, que foi construído a partir de 1956, e é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localizado no Parque do Flamengo, é um prédio modernista, com 130 m2 de comprimento e 26 m2 de largura que representa um marco na arquitetura brasileira, resultado das linhas retas do arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy, que não viu seu projeto ser concluído, pois morreu em 1964.

O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) foi sua inspiração, seguindo uma orientação racionalista. No processo de construção do museu, todos os materiais foram escolhidos pessoalmente pelo arquiteto, pois havia uma grande preocupação em utilizar os materiais em seu aspecto natural, tirando partido de suas cores e texturas, com predomínio do concreto, alvenaria, alumínio e vidro; Suas inaugurações ocorreram de 1956 a 2006, pois as alas foram construídas separadamente, mas em 1978 ocorreu um incêndio no Bloco de Exposições que abalou o museu, pois queimou uma grande parte de seu acervo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (355.4 Kb)   docx (327.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com