TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PANEJAMENTO URBANO

Por:   •  10/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDOS PRELIMINARES DO TERRENO

O terreno de estudo da disciplina de PROJETO VI, está localizado na Waldemar Sá Porto, Bairro Recreio (ZONA ZR-1 do código de obras) – Vitória da Conquista, totalizando uma área de 18.338,93m². (TABELA EM ANEXO)

Nele será implantado uma casa de shows em homenagem ao ex-prefeito, engenheiro e urbanista da cidade de Vitória da Conquista: José Pedral Sampaio.

Visualizamos um significativo número de pontos comerciais diversos, posto de gasolina, edificações institucionais como escolas e até órgãos públicos.

Próximo ao terreno, encontra-se também um dos melhores hotéis da cidade, que futuramente poderá hospedar artistas que irão se apresentar na futura edificação a ser projetada no decorrer do semestre.

Não devemos esquecer, que o aeroporto de Vitória da Conquista, que atende a cidade e região, sendo porta de entrada para o sertão baiano. Os voos do aeroporto levam às principais capitais das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste, e está localizado a 4,5km do terreno em estudo, será o meio de transporte crucial para a chegada das atrações a serem apresentadas no empreendimento.

No que diz respeito ás condicionantes climáticas, podemos concluir que Conquista tem um clima tropical de altitude. O mês mais quente é fevereiro, com temperatura média de 22,5 °C, O mês mais frio é agosto, com média de 17,6 °C A pluviosidade média anual é de 717 mm, com estação seca de maio a setembro. Quanto à insolação do local, o Sol nascente parte da Rua Silfredo Pedral Sampaio (Leste) e se põe em direção à Rua Waldemar Sá Porto (Oeste). A velocidade média dos ventos no bairro Recreio/Candeias varia de 8 a 10km/h, com prevalência partindo das direção sudeste.

GRÁFICO ESQUEMÁTICO – VENTOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA[pic 1]

Para dar início ao projeto, foi preciso analisar sua topografia, e a partir de estudos, concluiu-se que o terreno tem curvas de nível que partem do ponto zero, atingindo até quatro metros.

A rua Waldemar Sá Porto tem sentido de tráfego único. Porém, a partir de um estudo prévio do trafego na região, concluiu-se que o transito não será afetado, pois o terreno está situado nas adjacências de duas grandes avenidas (Olivia Flores e Rosa Cruz), além de ruas transversais de fácil acesso, que irão possibilitar a chegada no futuro empreendimento, sem causar grandes tumultos.

Diante do código de obras vigente no município de Vitória da Conquista, foi elaborado um plano de necessidades para a futura edificação, obedecendo normas e critérios exigidos pela prefeitura tais como cálculos de coeficientes, leis de uso e ocupação do solo, quantidade de vagas.

Tomando como referência a norma S8.15, que abrange representações teatrais, espetáculos, “shows” em espaço fechado, o projeto começa a tomar forma. Obedecendo também o cálculo de vagas para estacionamento e acessibilidades para portadores de necessidades especiais. As vagas deverão ter fácil acesso e identificação por meio ce placa ou pintura. (NORMA 01 – ANEXO)

Segundo normas de estacionamento, serão necessárias 01 vaga para cada 06 assentos, sendo 1% dessas vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais. (NORMA EM ANEXO)

Para configuração da plateia, serão seguidos padrões estabelecidos pela NBR-9050, cuja determinação é de 1% do total de assentos destinados aos portadores de necessidades especiais, tendo dimensões mínimas de 0,8x1,2m, assentos estes que devem ser distribuídos próximos a acessos, rampas e saídas de emergência.

Para facilitar a esquematização do projeto, foi elaborado um fluxograma junto a um programa de necessidades pré-estabelecido.

No programa de necessidades visualizamos todos os ambientes que formam o projeto, junto a sua justificativa e sua área mínima aceitável segundo o livro A ARTE DE PROJETAR EM ARQUITETURA – NEUFERT. (PROGRAMA DE NECESSIDADES E FLUXOGRAMA EM ANEXO)

Como referencias arquitetônicas do projeto, tomamos como base dois projetos nacionais, e um projeto de nível internacional. Todo o estudo volumétrico foi pensado de acordo com as formas, elementos arquitetônicos e materiais que compõem as obras.

PRIMEIRA OBRA EM ANÁLISE: Grande Teatro Albir, localizado na França. É um projeto do arquiteto Dominique Perrault. (FOTOS EM ANEXO)

Este edifício aparece como um símbolo arquitetônico excepcional, nos arredores do centro histórico de Albi, França. Sua volumetria é compacta e permite que a dimensão do teatro se ajuste da melhor maneira em seu entorno urbano. Nós também procuramos alguns princípios funcionais, simples, diretos e imediatos, especialmente para o acesso, pelo espaço público, dos caminhões, no mesmo nível do que o palco e os bastidores.

SEGUNDA OBRA: Centro Cultural Univates, localizado no município de Lajeado – RS (FOTOS EM ANEXO)

Cuja proposta consiste no cruzamento de dois eixos. Eixos conceituais que representam a passagem do tempo e a comunidade berço da instituição. Estes eixos devem se cruzar em um espaço de contemplação e circulação. Uma praça que concentra os principais prédios da instituição, elementos de valor simbólico dentro da vida acadêmica. 

TERCEIRA OBRA – VIVO RIO  - RIO DE JANEIRO, projeto de Affonso Reidy

(FOTOS EM ANEXO)

A casa de espetáculos Vivo Rio nasceu em 2006, com o apoio da Vivo, no Parque do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ). Com arquitetura consagrada de Affonso Eduardo Reidy, a estrutura grandiosa mobiliza mais de 500 profissionais, para proporcionar eventos e espetáculos inesquecíveis, com artistas nacionais, internacionais, peças teatrais. O MUSEU DE ARTE MODERNA, projetado por Oscar Niemeyer compõe o conjunto arquitetônico agregando valores culturais

O teatro Pedral Sampaio acomodará 1.200 pessoas em sistema de sitting show (público sentado) e até 2.450 pessoas em sistema de standing show (público em pé), sendo considerado assim segundo o código de obras, um empreendimento de porte  

A homenagem foi feita porque Pedral foi a personalidade mais importante de toda a história política da cidade com uma longa vida de sacrifícios e renúncia, toda ela dedicada a nossa querida Vitória da Conquista. Filho do engenheiro Sifredo Pedral Sampaio e de Dona Maria Fernandes Pedral Sampaio, foi ele diplomado engenheiro civil no dia 11 de novembro de 1949 pela Escola Politécnica da Universidade da Bahia. Depois de formado entrou para o SESP, na década de 50. Ao deixar o SESP fixou-se em Vitória da Conquista a partir de 1954, com escritório de engenharia na Empresa “Construtora Prumo”. Como engenheiro deixou suas marcas no Colégio Sacramentinas, no Clube Social Conquista etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com