TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Estudo Independente – 6

PLANO DE NEGÓCIOS

Euipe - 4

Raimundo Brito - 181011543

Alex Ribeiro - 182012437

Maíra Farias - 161011553

Yury Anderson - 181010019

Juliane Silva Da Costa - 181011149

Joao Catunda - 182010138

Fortaleza

2018

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre plano de negócios, mais concretamente abordando o seu conceito e finalidade, quem são os usuários e como faz o uso do mesmo. Posteriormente irá abordar as etapas para elaborar um plano de negócios e descrever cada uma das etapas e para finalizar citar as vantagens e desvantagens do plano de negócios.

O exercício do plano de negócio é crucial para o sucesso do empreendimento. Vários estudos comprovam que as empresas que fazem bons planos de negócios, antes da sua abertura, têm maior chances de sucesso.

CONCEITO E FINALIDADE DO PLANO DE NEGÓCIO

O plano de negócios, trata-se de uma ferramenta no qual os gestores utilizam para obter eficácia na sua gestão, são comumente utilizadas no início das carreiras das empresas. Mas em alguns casos, as empresas que estão no mercado há algum tempo e não obtinha este método, podem aplicá-los pra servir de discernimento para as mesmas. Neste documento são descritos os objetivos da empresa, visando a maior confiabilidade nesta meta, a maior lucratividade da empresa, a menor taxa de riscos para os envolvidos, tendo em vista o benefício de todos, e confiança dos clientes em geral. Entretanto, pode-se sugerir também que o plano de negócios obtenha os erros e eventuais prejuízos que possa ocorrer, procurando maneiras para evita-los, ou caso os erros ocorram, os prejuízos sejam mínimos. Portanto, este plano necessita que o gestor tenha criatividade, saiba administrar eficientemente, saiba liderar, identificar oportunidades e gera novas ideias para promover a organização, dentre outros. Em sua grande maioria, a ferramenta também assumi a função de inclusão dos empregados e de incluí-los. Pois, os funcionários serão motivados a participar de forma ativa nas sugestões de melhorias e mudanças na empresa, pois, caso a líder queira sugestões dos subordinados, este mesmo se sentirá mais participativos das decisões da empresa.

USUARIOS DO PLANO DE NEGOCIOS

 

Os usuários mais frequentes do plano de negócio são os investidores que precisam ter uma ideia do empreendimento para decidir sua participação ou não no projeto. Outros usuários do projeto são os próprios gerentes, que o utilizarão para nortear os caminhos e saber onde se quer chegar. Também, os fornecedores podem verificar a consistência do empreendimento por meio do projeto.

O Plano de Negócio possui finalidades internas e externas assim como seus usuários, a primeira reflete o âmbito interno do próprio empreendimento. Ela serve para a organização das ideias dos empreendedores. Em outras palavras: O mapa do percurso. O plano serve como ferramenta de orientação na busca de informações detalhadas sobre o ramo, produtos e serviços que o empreendimento irá oferecer, bem como clientes, concorrentes, fornecedores, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade da ideia e gestão da empresa. Ainda no sentido interno de suas finalidades, o Plano de Negócio ajuda o empreendedor a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”. Além de servir de plano operacional, que dirá o que e quando realizar as operações.

Abordando o sentido externo do empreendimento, que tem a função de informar terceiros, o Plano de Negócio é considerado um pré-requisito para se falar com um capitalista, fornecedores e/ou outros investidores. Para averiguar a consistência e saúde do empreendimento. Ele é também um documento que pode impressionar o banco no momento da solicitação de um empréstimo. Como regra geral, quanto mais dinheiro você necessita solicitar aos investidores, mais detalhado deverá ser seu Plano de Negócios.

ETAPA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS

  • Sumário executivo
  • História da empresa
  • O produto/serviço
  • O mercado
  • A concorrência
  • Marketing
  • Manufatura e operações
  • Equipe de gestão
  • Projeção financeiras

 

Sumario executivo:

O sumario deve ser um resumo do seu plano, fornecendo uma visão geral destinada principalmente para atrais a atenção e o interesse dos leitores. O sumario de um plano deve: Definir seus objetivos na empresa; descrever os seus negócios e o mercado alvo para seu produto ou serviço; resumir as principais projeções financeiras para os próximos três a cinco anos.

 

História da empresa:

Está seção é destinada principalmente para potenciais fontes de investimento e parceiros estratégicos que precisam entender o histórico de sua empresa e como chegou no momento atual.

 

O produto/Serviço:

Nesta seção, deverá ser incluído um resumo de todos os produtos e serviços existentes ou previsto pela empresa.

 

O mercado:

Deverá descrever os resultados encontrados nas pesquisas e análises de informações correlatas. Obter dados conclusivos sobre o tamanho do mercado

 

A concorrência:

O intuito dessa seção é se preocupar com a dinâmica do mercado quanto aso “novos entrantes”.

Marketing:

O plano de marketing descreve todas as atividades envolvidas na venda e ajuda e ajuda a definir a melhor estratégia. Nesta seção deve conter: Metas de venda; descrição de todos os produtos e serviços; Concorrência direta e indireta; Objetivos de preço e venda; localização; atividades de promoção; treinamento de vendas; estratégias de crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com