TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTE HELIX DE CINGAPURA

Por:   •  14/7/2020  •  Artigo  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 7

PONTE HELIX DE CINGAPURA

Barbara Kaiana Klein¹
Grégory Alves Braga²

 Brendol Reiner Ribeiro³

Henrique Machado Silva4

 Prof.ª Eveline Costa5

RESUMO

A ponte Helix é um ponto marco em Cingapura, ela compreende uma passarela rodeada por uma estrutura de hélice dupla feita de aço inoxidável. O projeto foi inspirado no arranjo geométrico do DNA, pois é visto como símbolo de continuidade e renovação. A passarela possui 280 metros e está localizada no Marina Bay, um complexo que reúne várias atrações, que já chamam atenção por si só, logo seu acesso de pedestres não poderia ser diferente. O presente estudo realizara uma análise da estrutura e do design da ponte Helix, por ela se diferenciar e se destacar em sua forma imponente e estrutura ousada, levando em consideração materiais, tomada de decisões, o local em que foi em inserida, entre outros aspectos relevantes da obra, para que haja um entendimento explicito e completo da mesma.

Palavras-chave: Ponte Helix, Estrutura em aço, Duplo aspiral.

ABSTRACT

Helix bridge is a landmark point in Singapore, it comprises a footbridge surrounded by a double helix structure made of stainless steel. The project was inspired by the geometric arrangement of the DNA as it is seen as a symbol of continuity and renewal. The walkway has 280 meters and is located in Marina Bay, a complex that gathers various attractions that are calling attention alone, then his pedestrian access could not be otherwise. This study had performed an analysis of the structure and Helix bridge design, for her to differentiate and stand out for their imposing form and daring structure, taking into account materials, shape, decision-making, the location where it was inserted in between other relevant aspects of the work, so there is an explicit and thorough understanding of it.

1. INTRODUÇÃO

A ponte Helix é a maior ponte para pedestres de Cingapura, ela tem 280 m de comprimento, 2,4 km de tubos de aço inoxidável em formato helicoidal, foi construída a 8,8 m do nível do rio, com um formato inusitado de uma molécula de DNA. Ela foi projetada pelo time de escritórios Australianos COX Group Pte Ltd, ARUP Pte Ltd e Architects 61 de Cingapura, que ganhou o concurso onde concorria com mais 36 projetos. A sua forma é de um duplo espiral, que a torna única no mundo o qual lembra as moléculas de DNA. A ponte serve como conexão entre o centro comercial de Cingapura ao novo distrito de Bayfront, e esta locada sobre a baía marina. Os dois pontos mais pensados na concepção do projeto foram a durabilidade e a baixa manutenção, pois a mesma está localizada em um ambiente marítimo, um ambiente que tende a danificar corrosivamente uma estrutura em aço. Além do pensamento de resistência a corrosão, os engenheiros perceberam que a estrutura em dupla espiral ao longo dos 280 m de ponte utilizaria cinco vezes menos aço que uma ponte normal o que acarreta em uma enorme economia na construção da mesma. A estrutura também possui uma cobertura em painéis de vidro segmentados e aço, o que dá a sensação de movimento ao longo da travessia, quatro varandas circulares foram colocadas para fora do corpo principal da ponte e servem para que os pedestres apreciem a construção e também para que assistam os distintos eventos que ocorrem na marina. Em toda a sua estrutura foram usadas 650 toneladas de aço duplo inoxidável, 1000 toneladas de aço carbono, vidro segmentado, malha de aço, leds talexx e piso de concreto.

A Ponte Helix, possui uma estrutura fascinante, completamente ousada e moderna que alia tanto beleza estética como estrutural, por isso a escolha da mesma para a análise, por sua grandiosidade e por ter um valor único diante de sua estrutura em dupla espiral, que há envolve transformando – a em beleza para os olhos de quem a visualiza.

2. OBJETIVO

O objetivo geral do trabalho é analisar e compreender a obra em seu todo, dando ênfase em sua estrutura de aço, explicando o partido adotado para soluciona – lá, os métodos e materiais construtivos utilizados para a construção da passarela.

3. ESTRUTURA

As fundações da ponte são feitas de tubos submersos na agua, e sobre eles, a cima do nível do rio existe uma placa de concreto armado onde estão apoiados os tubos de aço inoxidável que dão sustentação a ponte com um design em formato de W inclinado, em cada placa de concreto existe dois pontos de apoio e a ponte possui 6 placas que dão total suporte a toda a estrutura, conforme imagem abaixo:

Figura 1 – Pilares de Sustentação.

Fonte: http://wwwo.metalica.com.br/images/stories/Id3271/Maiores/helix_14-G.jpg

O formato da ponte foi associado a estrutura de um DNA, trazendo consigo vários significados da cultura asiática, como saúde, felicidade e prosperidade. Os tubos de aço inoxidável em formato helicoidal possuem 2,4km de extensão, porem possuem características sensíveis, onde algumas partes individuais desta ponte foram construídas em outro lugar (Europa) e posteriormente transportadas até o local da obra para sua montagem. Material este que foi escolhido devido a sua alta capacidade de resistência estrutural, corrosiva e baixa manutenção.  

Os tubos de aço inoxidável são segmentados e curvados, que quando montados dão esta forma helicoidal da ponte, tal forma foi conquistada a partir de um processo de modelagem por computador em 3D altamente sofisticado, onde as proporções e ligações foram gradativamente aprimoradas, conforme podemos destacar na imagem abaixo:

Figura 2- Estrutura Helicoidal em Aço Inoxidável

[pic 1]

Fonte: http://wwwo.metalica.com.br/images/stories/Id3271/Maiores/helix_38-G.jpg

A iluminação escolhida para a ponte foi do tipo LED, devido ao seu baixo consumo de energia, baixa manutenção e longa vida útil, programados para mudarem de cor, realçando o formato helicoidal da ponte, dando sensação de leveza e sofisticação ao projeto.

Figura 3- Imagem Noturna Com Destaque Para Iluminação em LED

[pic 2]

Fonte: http://wwwo.metalica.com.br/images/stories/Id3271/Maiores/helix_23-G.jpg

A estrutura geral da ponte é constituída por duas aspirais que se entrelaçam por toda a sua extensão. As duas aspirais com medidas de 10,8 e 9,4 de diâmetro estão dispostas de forma que a menor fica para dentro e abaixo da maior, interligando as duas tendo um conjunto numeroso de travas que se fazem necessárias para constituir e dar resistência a toda a estrutura. De forma integrada a toda esta estrutura temos a cobertura em vidro segmentado, não estando presente em toda a extensão da mesma, apenas em algumas partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com