TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Por:   •  13/6/2019  •  Tese  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Iago Santos Pires de Sousa Ghazi.

Curso de Psicologia – 1º Período.

Profª Ms. Fabiane Grossi.

RELATÓRIO DE ATIVIDADE

O presente relatório se refere ao evento nomeado “Psi em Cena” ministrado pela Prof.ª Dra. Regiane de Souza Quinteiro acompanhada do Prof. Dr. Lucas Tadeu Garcia, relacionado à exposição e discussão do filme “Vida Animada”, realizado em uma terça-feira, dia 21 de maio de 2019 na Casa da Cultura de Poços de Caldas e contou com a presença de pessoas de todos os públicos, mostrando-se assim, um evento aberto.

No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma data que serve para ajudar a alertar a população mundial sobre um dos transtornos mais comuns e graves da sociedade. Foi criado com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de falar sobre o autismo, para como principal consequência causar o preconceito de algumas partes, por não ser um assunto tão familiar no dia-dia das pessoas, o que só poderia ser revertido por meio de conversas, demonstrações e até pela própria mídia, seja virtual, televisionada ou escrita.

        Um exemplo seria o documentário Life, Animated (Vida, Animação – tradução livre) que foi criado com âmbito informacional, em uma relação bem próxima com a vida real e as animações, que trouxeram grandes avanços a um jovem americano.

O filme retrata a história de Owen Suskind, um jovem de 23 anos diagnosticado como autista, que após ficar anos sem falar, teve sua vida bastante alterada e estimulada após despertar interesse nos desenhos da empresa cinematográfica Disney.

Ele que foi diagnosticado como autista aos três, pôde desenvolver sua habilidade de comunicação incrivelmente a partir de sua fixação por filmes da grande produtora que o trouxe a incrível capacidade de utilizar os filmes como um implemento para viver sua vida, o que trouxeram brilhantes frutos.

O longa é baseado no livro “Life, Animated: A Story of Sidekicks, Heroes, and Autism (Vida, Animada: Uma História de Parceiros, Heróis e Autismo- em uma tradução livre)” de Ron Suskind, jornalista do The Wall Street Journal e pai de Owen. 

Após o filme, os orientadores promoveram uma roda de conversa, abordando temas como: o comportamento do protagonista, os prováveis reforçadores positivos, o autismo e o filme como um todo. Cada professor pontuou a parte que mais lhe chamou atenção, seguido da contextualização e participação dos próprios alunos.

Para que possamos refletir sobre o assunto, é necessário que haja empatia. O documentário, honesto em si, nunca mascara a enfermidade de Owen (sua condição é retratada com integridade e respeito) e também valoriza os momentos que revelam o grande ser humano que há por trás do autismo. É muito importante que as pessoas assistam esse filme, para que possam de certa forma compreender pessoas como Owen e assim poder auxiliar e respeitá-las para que possam ter uma vida melhor e de certa forma mais comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com