TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Do Sul De Santa Catarina - Unisul Campus Virtual - Gesta De Distribuição

Dissertações: Universidade Do Sul De Santa Catarina - Unisul Campus Virtual - Gesta De Distribuição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Gestão da Distribuição

Curso: Administração

Professor: Moacir Fogaça

Nome do estudante: Renata de Miranda Silva

Data: 19 SET 2014

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o texto a seguir, "Soluções logísticas para clusters, um negócio de futuro", de autoria de Marco Antonio Oliveira Neves, disponível em www.guialog.com.br/Y593.htm. Acesso em 22 dez. 2008.

Soluções Logísticas para Clusters, um negócio de futuro!

Clusters existem quando ocorre a concentração geográfica de empresas economicamente inter-relacionadas.

Vários são os exemplos de clusters no Brasil: indústria automotiva na região do ABC em São Paulo, indústria vinícola em Bento Gonçalves (RS), indústria moveleira em São Bento do Sul (SC), Bento Gonçalves (RS) e Itatiba (SP), indústria cerâmica em Santa Gertrudes (SP) e Sul de Santa Catarina, indústria calçadista no Vale dos Sinos (RS), indústria de pescados no Vale do Itajaí (SC), indústria de conservas em Pelotas (RS), indústria metal-mecânica em Caxias do Sul (RS) e no norte catarinense, o pólo de alta tecnologia em Campinas (SP) e Vale do Paraíba (SP), indústria hoteleira em cidades turísticas como Campos de Jordão (SP), Gramado (RS) e Canela (RS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Seguro (BA), Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), etc.

O pólo calçadista do Vale dos Sinos é o maior cluster de calçados do mundo! Detém em torno de 60% da indústria de componentes e 80% da indústria brasileira de máquinas para couros e calçados. Abrange 26 municípios e concentra as maiores empresas do país. Reúne aproximadamente 130 mil pessoas, trabalhando em quase 3.000 empresas. (fonte: Abicalçados)

A indústria vinícola da Serra Gaúcha reúne cerca de 400 empresas e movimenta mais de 300 milhões de litros ao ano. (fonte: Ibravinho e Uvibra)

O cluster moveleiro em São Bento do Sul (SC) conta com aproximadamente 200 empresas e em Bento Gonçalves (RS) com outras 60 empresas.

Integradores logísticos, também conhecidos como Lead Logistics Providers ou 4PL (Fourth Party Logistics) encontram nos clusters excelentes oportunidades de negócio.

Essas empresas são capazes de identificar oportunidades de sinergia e desenvolver soluções compartilhadas. Os benefícios com a redução de custos são gigantescos: racionalização do uso de mão-de-obra, melhor utilização de armazéns e empilhadeiras, otimização dos equipamentos de transporte, facilitação do acesso a tecnologias de ponta, otimização da logística reversa, benchmarking permanente, etc.

Diversas soluções logísticas podem ser desenvolvidas para clusters, tais como:

(a) a coleta e abastecimento programado;

(b) consolidação de cargas por destinos, rotas ou clientes;

(c) estocagem conjunta;

(d) investimentos compartilhados;

(e) unificação de call centers e de serviços de atendimento a clientes;

(f) gestão de paletes;

(g) retirada e destinação de lixo e sucata;

(h) gerenciamento do pedido do cliente;

(i) etc.

 

A grande dificuldade desse negócio está na quebra dos paradigmas das empresas que concorrem entre si. A adesão inicial será pequena, mas seguramente, com o aparecimento dos resultados, outras empresas seguirão o exemplo das demais.

O importante é começar! Os obstáculos e desafios serão grandes! Mas no futuro a sua empresa colherá os resultados dos esforços realizados!

Com base no texto acima, responda:

1. Como se pode perceber, a partir da leitura do texto, cluster corresponde a um aglomerado de organizações que se beneficiam mutuamente da complementaridade de seus processos. No final do texto, é feita menção às diversas soluções logísticas que podem ser desenvolvidas para clusters e a dificuldade que poderá ocorrer em função da quebra de paradigmas das empresas que concorrem entre si.

Explique o que e quais são paradigmas existentes numa empresa e quais seriam as razões para que empresas concorrentes apresentassem dificuldades, decorrentes da quebra de paradigmas, para a adoção de soluções logísticas voltadas para clusters.

Em uma empresa, os paradigmas existentes são consolidar os fluxos de informações, materiais e financeiros e transformá-la em uma cadeia de suprimentos, com suas tarefas integradas. Outros paradigmas são os recursos humanos: funcionários bem preparados e treinados; bom relacionamento com fornecedores e manutenção dos estoques.

Para adoção de soluções de logísticas voltadas para clusters, algumas dificuldades podem ser apresentadas. Ao se inter-relacionarem, as empresas devem trocar informações e dados com concorrentes, o qual diminui a confidencialidade dos projetos; há forte concorrência, já que se trata de várias empresas em uma mesma área, desde de clientes a funcionários; os fornecedores são “padronizados” para diminuir o custo, diminuindo a exclusidade do produto ou “novidade” e a dificuldade em agregar valor aos processos utilizados como forma de alcançar vantagem competitiva no confronto com concorrentes, já que os processos são compartilhados.

...

Baixar como  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »