TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO PARA REDUÇÃO DE TENSÃO TÉRMICA NO CONCRETO

Por:   •  2/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.789 Palavras (12 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 12

Área de Inovação e Tecnologia - Artigo

PROCESSO PARA REDUÇÃO DE TENSÃO TÉRMICA NO CONCRETO

Acadêmica: Franciele Fraga

Curso: Arquitetura

Entidade: Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG

Professor Avaliador:

Eduardo Kroll.

Resumo

 Mundialmente o concreto, depois da água,  é o material que mais se consome, conhecido como material construtivo mais largamente empregado na construção civil. Normalmente o elemento é destinando à estrutura de concreto armado, protendido e projetado, entre muitos tipos de estruturas e outros tipos de concretos desenvolvidos de acordo com a necessidade e as dificuldades relacionadas à construção civil.

 O presente trabalho abrange o desenvolvimento de uma prática muito pouco conhecida na construção civil, a qual elimina-se fissuras nas estruturas causadas por decorrência do calor de hidratação, sendo o foco do trabalho a abordagem essencial para a aplicação deste método basicamente simples, mas com grande proporção de melhorias no sistema construtivo de grandes projetos.

 No entanto esta aprofundado neste trabalho a utilização de métodos da elaboração do manuseamento técnico  do resfriamento de concreto com gelo, sendo utilizado para tal, pesquisas e análises bibliográficas. Como um sistema inovador e pouco explorado por construtoras e profissionais interligados no ramo da construção civil, observa-se de acordo com dados mostrados, o surgimento de novos padrões de qualidades de obras que introduzirão este método.

Palavras-chave:

Concreto. Construção Civil. Retração térmica e fissuração em concreto por calor de hidratação. Resfriamento do concreto. 

.

1- INTRODUÇÃO

  A aprimoração dos estudos ligados à construção civil, atualmente vêm intensificando alterações nos padrões de projetos a serem executados. Assim, como a utilização do concreto armado  que é  o elemento mais utilizado no mundo por conta do seu custo-benefício, relativamente comparado com outros itens da construção civil.

  Entretanto, a deterioração do concreto, ao ser aquecido, em aplicações de grandes escalas, assim como construções de grandes edifícios, usinas entre outros, manifesta-se na forma de rachaduras, estalos (pipocamentos) e até lascamentos. Esses últimos, podem ser explosivos ou não. A natureza polifásica do concreto (pasta, agregados, aço) conduz à degradação diferencial do concreto armado afetando as propriedades mecânicas por meio da redução na resistência e no módulo de elasticidade dos materiais; há perda de rigidez da estrutura podendo levar as peças estruturais à ruína.

   A utilização de métodos científicos para atribuir aos cuidados que se deve tomar com o concreto, para assim garantir a sua eficiência e sua durabilidade são grandes. Um desses cuidados refere-se às ações para combater o calor de hidratação do concreto. A produção de grandes volumes  de concreto, necessita-se de cuidados especiais para que a temperatura no interior do concreto seja dissipada, antes de causar fissuração interna do concreto e, consequentemente, perda de resistência.

2 - REFERENCIAL TEÓRICO

2.1- Construção Civil.

  Os termo Construção Civil é originado de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia sendo elas civil e militar, cujo conhecimento, por exemplo de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a engenharia civil destinada aos demais.  

  O mercado de construção civil vem conquistando maior espaço nos últimos anos. Um dos principais entraves do setor é a falta de mão de obra qualificada para atender as diversas obras de expansão, que estão ocorrendo em diferentes localidades. Este fator é atribuído a quantidade de obras que vêm sendo realizadas, interferindo na oferta de profissionais.

 O planejamento é a fase inicial de qualquer projeto de construção civil e, atualmente, estão sendo aplicados métodos e padrões de estudos que o tornem mais eficaz e que visem a facilidade e qualidade da produção do projeto. Esta metodologia assegura que os resultados do projeto apresentem maior sucesso ou ainda um controle sobre todo o planejamento, favorecendo principalmente o andamento da obra.

 Um elemento indispensável dentro da construção civil é o concreto armado, pois tem sido uma tendência, tanto em metrópoles quanto em cidades pequena.  

 Em casas, edifícios, rodovias, pontes, usinas, obras de saneamento, o concreto armado está presente em quase toda construção. Esse nome é dado à estrutura de concreto que possui armações feitas com barras de aço em seu interior. Essas armações são necessárias para suprir a falta de resistência do concreto à tração, já que o forte do material é a resistência à compressão. As armações são indispensáveis na execução de peças, como vigas e lajes, por exemplo.

2.2 - Concreto: Suas Origens e Evolução.

 O concreto é material construtivo amplamente disseminado. Podemos encontrá-lo em nossas casas de alvenaria, em rodovias, em pontes, nos edifícios mais altos do mundo, em torres de resfriamento, em usinas hidrelétricas e nucleares, em obras de saneamento, até em plataformas de extração petrolífera móveis. Estima-se que anualmente são consumidas 11 bilhões de toneladas de concreto, o que dá, segundo a Federación Iberoamericana de Hormigón Premesclado (FIHP), aproximadamente, um consumo médio de 1,9 tonelada de concreto por habitante por ano, valor inferior apenas ao consumo de água. No Brasil, o concreto que sai de centrais dosadoras gira em torno de 30 milhões de metros cúbicos.

  De maneira sucinta, pode-se afirmar que o concreto é uma pedra artificial que se molda à inventividade construtiva do homem. Este foi capaz de desenvolver um material que, depois de endurecido, tem resistência similar às das rochas naturais e, quando no estado fresco, é composto plástico: possibilita sua modelagem em formas e tamanhos os mais variados. Duas propriedades do concreto que o destacam como material construtivo são: sua resistência à água – diferentemente do aço e da madeira, o concreto sofre menor deterioração quando exposto à água, razão de sua utilização em estruturas de controle, armazenamento e transporte de água – e sua plasticidade – que possibilita obter formas construtivas inusitadas, como se vê nas obras arquitetônicas de Niemayer. Mas existem outras vantagens: a disponibilidade abundante de seus elementos constituintes e seus baixos custos. “Em termos de sustentabilidade, o concreto armado consome muito menos energia do que o alumínio, o aço, o vidro, e também emite proporcionalmente menos gases e partículas poluentes”, ressalta Arnaldo Forti Battagin, chefe dos laboratórios da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com