TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO 5 SEMESTRE

Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO 5 SEMESTRE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

1 EMPRESA 1

1.1 IDENTIFCAÇÃO

A Empresa 1 é o ARMAZÉM DA MODA, é uma empresa do setor de vendas de confecções, o seu porte é de Pequena Empresa e localiza-se na cidade de Santiago.

1.2 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

De acordo com a entrevista feita, a Empresa 1 é uma loja de confecções que está a pouco tempo no mercado.

A empresa trabalha com um cadastro de clientes manual, pois não tem um sistema operacional próprio para isto, mas que contém os dados mais importantes como: Nome, telefone, endereço, e-mail, data de nascimento e tamanho que veste etc.

Eles determinam o preço final do produto através de uma planilha com todos os custos da empresa.

Podemos notar que eles investem bastante em divulgação e comunicação, com páginas em redes sociais, anúncio no jornal local de maior circulação, rádio e contato direto com os clientes através de ligações e e-mails. A empresa também participa de eventos sociais que são destaques na cidade.

Por serem novos, eles não tem um monitoramento direto dos seus concorrentes, mas sempre sem mantêm dentro do mercado em relação a preços, condições e divulgação. Diante disto a empresa acaba deixando seu foco no atendimento e fidelização do cliente, mas ainda assim não faz o acompanhamento completo como pesquisas de satisfação. Mas ainda assim procuram saber como anda a imagem da empresa através da conversa informal com o cliente, e dentro disto acreditam estar com um bom desempenho.

Eles relataram que um problema recente enfrentado dentro da empresa foi a compra excessiva do primeiro estoque, que acabou acarretando em diversos problemas como o pouco giro do estoque porque eles notaram que acima de tudo, e principalmente por ser uma loja nova, as pessoas querem ver novidades. Após analisado isso, eles tiveram que mudar de estratégia; A empresa optou por trabalha com algumas marcas exclusivas, assim a preocupação com as compras diminuem, pois os pedidos são previamente combinados com o fornecedor e expedidos em datas previamente combinadas.

Mas como a empresa não trabalha somente com as marcas, optou também por viagens mais seguidas para as compras extras, porém em menores quantidades de mercadorias.

Como o giro de novidades aumenta, com as compras de produtos exclusivos, a empresa realiza coquetéis de lançamentos, e organiza um pequeno evento, envolvendo os seus clientes, melhorando a divulgação e aumentando as vendas.

E por último, fazer uma análise das peças que não giram mais e relançá-las com um preço promocional, assim acabando com o estoque parado na loja.

1.3 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS

Quando a empresa passa por um problema desta dimensão, algumas situações acabam sendo inevitáveis, como por exemplo, algumas pessoas acabaram assumindo mais responsabilidades do que deveriam, ficando sobrecarregadas; a solução, portanto seria uma contratação de pessoal e qualificação dos mesmos para dividir mais tarefas, assim cada etapa do processo vai ter qualidade, e os que estavam sobrecarregados, vão ter mais tempo para dar mais atenções a outras funções, deixadas de lado.

1.4 PLANO DE AÇÃO

Após uma análise mais detalhada da empresa, e com uma conversa informal com os gestores, entramos em acordo que algumas ações deveriam ser adotadas para que os pequenos problemas identificados não passem a ser uma dor de cabeça para eles:

A contratação de mais pessoas, e a qualificação destas;

Um melhor acompanhamento de seus concorrentes;

Métodos mais fiéis quanto a pesquisa de satisfação de clientes;

Melhor distribuição das tarefas;

2 EMPRESA 2

2.1 IDENTIFICAÇÃO

A Empresa 2, a DRESS UP, também é uma empresa do setor de vendas de confecções, o seu porte é de Pequena Empresa e localiza-se na cidade de Santiago.

2.2 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

A Empresa 2 é uma empresa que está a 15 anos no mercado e que já está bem sólida, contam com um quadro de 3 funcionários e a empresa é dirigida por 2 sócios, até mesmo estão com a ideia de mudar o porte de pequeno para médio.

Assim como muitas empresas, principalmente do comércio, eles relataram que a empresa está bem, só tem enfrentado um giro muito grande de pessoal e isto está acarretando em reclamações de clientes, e descontentamento dentro da empresa.

Quanto à parte administrativa eles trabalham com um sistema operacional que permite uma coleta bem ampla de dados dos clientes, antes mesmo de finalizar a venda, e crediário próprio que possui dados indispensáveis para a liberação da venda a prazo.

A formação de preços também é feita a partir dos custos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com