TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual 4 Semestre

Dissertações: Produção Textual 4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  6.638 Palavras (27 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04

2.1 IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE INDUSTRIAL NA ATUALIDADE........... 04

2.2 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS....................................................... 04

2.3.CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL........................................ 07

2.4 CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO........................................................... 08

2.5 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO.................................................. 09

2.6 PRODUTO ACABADO E PRODUTO EM PROCESSO...................................... 10

2.7 FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS COM BASE NOS CUSTOS.................. 10

2.8 TRIBUTOS DA INDUSTRIA................................................................................ 13

2.9 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E PONTO DE EQUILIBRIO.............................. 20

2.10 IMPORTANCIA DOS SISTEMAS DE FORMAÇÃO INTEGRADO.................... 22

2.11 CONTABILIDADE GERENCIAL NA DECISÃO DE PREÇOS........................... 23

3 CONCLUSÃO........................................................................................................ 24

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 25

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho será desenvolvido visando orientar o Sr. Pedro Sucesso, diretor da empresa industrial, a Mardolina S/A, sobre a Gestão industrial. Ressaltando a importância da contabilidade industrial na atualidade e suas particularidades.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE INDUSTRIAL NA ATUALIDADE

Ponto crucial para o sucesso de uma empresa industrial, a contabilidade nos orienta e auxilia, fornecendo ferramentas para entender e gerenciar todo o processo industrial. Desde um plano de contas bem elaborado que previne problemas estruturais posteriores na contabilização, passando por analise tributária, gerenciamento de operações; a contabilidade elucida informações para os empresários saberem com precisão a lucratividade por seguimento operacional e até por produto fabricado ou revendido, identificando a rentabilidade do capital investido, a produtividade da Mão-de-obra e dos equipamentos utilizados, o conhecimento do montante dos ativos fixos e variáveis e dos passivos, informando a situação liquida patrimonial da empresa nas diversas etapas do negócio e ainda diversos índices de liquidez e de risco de credito.

Desde o seu surgimento, a contabilidade está se adaptando ao desenvolvimento da sociedade, ao processo de transformação e se adequando às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e das novas tecnologias, procurando atender à necessidade das empresas. Impulsionada pelo crescimento econômico, está deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático se tornando parceiro da entidade gerando informações úteis à tomada de decisões em um mercado cada vez mais competitivo.

2.2 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

No site http://www.ebah.com.br encontramos a seguinte explicação sobre sistema de acumulação de custos:

“1 INTRODUÇÃO

O sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do serviço ou produto que por ela é produzido.

O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.

2 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

Existem muitos Sistemas de Acumulação de Custos. Entretanto, apenas cinco são os mais empregados. Quando a entidade produz e vende os produtos por encomenda, a Contabilidade de Custos emprega o Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção. Uma vez que os produtos são específicos e perfeitamente identificados, a preocupação do Sistema é acumular os custos por produto.

Quando a entidade fabrica os produtos de modo contínuo, em série ou em massa, a preocupação da Contabilidade de Custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases produtivas e em seguida dividir os custos pela quantidade produzida no processo, durante certo período. Encontramos uma das maiores diferenças entre os dois Sistemas de Acumulação de Custos: enquanto um sistema deseja custear os produtos, o outro deseja custear o procedimento de fabricação de determinado período.

Para as finalidades de controle das operações e dos próprios custos, a Contabilidade de Custos ainda procura identificar os custos por departamento, por setor, por centro, por unidade, enfim por componente operacional. Os custos serão identificados direta ou indiretamente aos departamentos ou aos centros de responsabilidade. A Contabilidade de Custos assume a tarefa de ajudar o encarregado do Centro de Responsabilidade a cumprir sua responsabilidade contábil, produzindo relatórios onde vai incluir os custos diretos e indiretos, os custos controláveis e não controláveis pertinentes ao Centro. A essa ajuda, chamamos de Sistema de Custos pela Responsabilidade.

Aparece ainda em destaque, entre os Sistemas de Custos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com