TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ADEQUAÇÃO DE PRENSA HIDRÁULICA MOTORIZADA DE 50 TON À NR 12 – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Por:   •  3/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 5

UGB/FERP - CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

VANDERSON SANTANA BARBOSA

PROJETO DE ADEQUAÇÃO DE PRENSA HIDRÁULICA MOTORIZADA DE 50 TON À NR 12 – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

 

Nova Iguaçu – RJ

2018

VANDERSONSANTANA BARBOSA

PROJETO DE ADEQUAÇÃO DE PRENSA HIDRÁULICA MOTORIZADA DE 50 TON À NR 12 – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

 

Projeto de adequação será apresentado ao Centro Universitário Geraldo Di Biase, como parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Nova Iguaçu – RJ

2018

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Fluxograma das etapas do projeto de adequação ...................................... 7

Figura 2 -  Presa hidráulica Motorizada 50 Ton foto 1...................................................8

Figura 3 -  Presa hidráulica Motorizada 50 Ton foto 2...................................................9

Figura 4 -  Presa hidráulica Motorizada 50 Ton foto 3...................................................9

Figura 5 – Checklist.......................................................................................................10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...........................................................................................................5

OBJETIVOS ................................................................................................ ..............6

METODOLOGIA........................................................................................................ 7

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL.................................................................10

CRONOGRAMA..............................................................................................11

REFERÊNCIAS...............................................................................................12

INTRODUÇÃO

As empresas brasileiras vivem um processo de transformação junto a sociedade, no que tange saúde e segurança do trabalhador. A importância da segurança e saúde do trabalhador não está sendo somente uma preocupação para as empresas, mas sim uma imposição legal. Normas e Leis cada vez mais detalhadas são aplicadas a todos os tipos de atividades de maneira bastante específica. O descumprimento ou mesmo desconhecimento de tais normas tem gerado grandes prejuízos a empregadores, tais como multas trabalhistas e afastamento do trabalhador por acidente, causando déficit e queda nos lucros das mais diversas empresas. Portanto, maquinas que tem a finalidade de ser operada pelos trabalhadores devem prever e estar adequados a normas e exigências, de forma a garantir a saúde e segurança de ambos, operadores e empregadores. O presente trabalho apresentará um projeto de adequação de uma prensa hidráulica motorizada de 50 Ton, esse projeto visa, à Norma Regulamentadora 12 (NR12), observando a segurança como fundamental para seu operador. Dessa forma, analisa-se referencias e princípios a serem aplicados na obtenção de segurança de máquinas e equipamentos, visando o atendimento da NR  12, que buscando preservar a integridade física e a saúde dos operadores durante a sua jornada de trabalho. Ao abordar procedimentos gerais para Máquinas e Equipamentos, a NR 12 estabelece padrões básicos de segurança para arranjo físico, instalações e dispositivos elétricos, mas também requisitos a serem atendidos por dispositivos de partida, acionamento e parada, sistemas de segurança, paradas de emergência, meios de acesso permanentes, componentes pressurizados, transportadores manuais, aspectos ergonômicos, manutenção, sinalização e capacitação, entre outros. Dessa forma, o resultado esperado deste estudo será aplicáveis a máquinas desse tipo e suas equivalentes.

OBJETIVOS

Objetivo geral

A partir de um diagnóstico existente de não conformidades, este trabalho tem como objetivo geral, a geração e implementação de soluções que atendam aos requisitos da NR12, visando à segurança do trabalhador e auxiliando em ações de prevenção de riscos inerentes a operação da prensa hidráulica.

Objetivos específicos

a) Avaliar as não conformidades e identificar os aspectos não conformes com a NR12;

b) Implementar ferramentas que possibilitem o atendimento dos requisitos da NR 12.

METODOLOGIA

Buscando analisar a temática proposta, este trabalho será baseado na investigação das possíveis causas dos gargalos do processo de utilização das prensas com segurança. De acordo com Cervo e Bervian (1996, p. 20), método é “o conjunto de processos que o espírito humano deve empregar na investigação e na demonstração da verdade”. Assim, método identifica a forma pela qual se alcança o objetivo de uma pesquisa. Estes procedimentos, processos de uma investigação, podem variar de acordo com as particularidades de cada pesquisa. Destarte, essa pesquisa busca maiores informações sobre o tema estudado, proporcionando familiaridade com o equipamento e a adequação necessária para o cumprimento da Nr 12. Sendo de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Quanto aos procedimentos, a pesquisa de campo é utilizada com o objetivo de levantar informações e/ou conhecimentos sobre problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprova. Dessa forma, esse projeto será desenvolvido com uma pesquisa de campo, com levantamento de informações sobre um tema, população e local específico, a prensa hidráulica motorizada. Quanto ao delineamento, este projeto, inicialmente, consistirá em pesquisa bibliográfica, com coleta de dados de documentação direta, a pesquisa de documentos, sendo também uma pesquisa de levantamento de dados das características da máquina estudada. O delineamento do projeto segue conforme o fluxograma da Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (814.5 Kb)   docx (995.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com