TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE UM COWORKING - ESPAÇO DE TRABALHO COLABORATIVO E COMPARTILHADO PARA O MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – P.R

Por:   •  3/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.058 Palavras (13 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

PROJETO DE UM COWORKING - ESPAÇO DE TRABALHO COLABORATIVO E COMPARTILHADO PARA O MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – P.R.

A COWORKING PROJECT - COLLABORATIVE AND SHARED WORK SPACE FOR SANTO ANTÔNIO DA PLATINA, PARANÁ, STATE.

1OGAWA JÚNIOR, Flávio Seiti; 2GUARNIÉRI, Adriana Rita

1 e 2 Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos - UniFIO/FEMM.

RESUMO

O presente trabalho tem como sua finalidade discorrer sobre o tema: Coworking. Com o passar dos anos e com as tantas mudanças e atualizações que o mundo no geral vem sofrendo, os avanços na tecnologia e a praticidade tomaram conta da rotina e dos afazeres diários, trazendo consigo alguns tipos de adaptações. Autônomos e outras atividades profissionais assim propriamente ditas, têm optado pela comodidade de trabalhar em casa, criando assim uma nova realidade de ambiente de trabalho e apresentando também uma flexibilidade em seus horários o que lhes permite realizar outras atividades e resolver possíveis problemas que venham a surgir. É o chamado “home office”. Mas, para que os mesmos possam desfrutar de tamanha comodidade e assim desempenhar as funções que lhe são designadas, estes profissionais precisam de uma estrutura na qual possam realizar seu trabalho. É assim que surge a idéia do Coworking, inovação na qual hoje traz até quem deseja optar por seus serviços, desde escritórios com variados portes, até salas para reuniões e pequenos eventos. Tendo como base pesquisas e revisões bibliográficas também, há a pretensão de apresentar um projeto no qual tenha-se um ambiente profissional qualificado, moderno, bem estruturado, aconchegante e com o intuito e principalmente visando a satisfação das necessidades dos futuros profissionais que virão utilizá-lo, sem deixar de pensar nos horários a serem apresentados, a comodidade, um local tanto de entretenimento quanto de lazer.

Palavra-chave: Coworking; Comodidade; Inovação.

ABSTRACT

This work aims to present a theme project: Coworking. Over the years and with the many changes and updates that the world in general has undergone, advances in technology and practicality have taken over the routine and daily tasks, bringing with it some types of adaptations. Freelancers and other professional activities as such, have opted for the convenience of working at home, thus creating a new reality of the work environment and also presenting flexibility in their schedules which allows them to carry out other activities and solve possible problems that may arise. . It is called the “home office”. But, in order for them to enjoy such comfort and thus perform the functions assigned to them, these professionals need a structure in which they can carry out their work. That is how the idea of Coworking arises, an innovation that today brings even those who want to opt for its services, from offices of varying sizes, up to a room for meetings and small events. Based on research and bibliographic reviews as well, there is the intention of presenting a project in which there is a qualified professional environment, modern, well structured, cozy and with the intention and mainly aiming to satisfy the needs of future professionals who will use it. it, without forgetting the times to be presented, the convenience, a place for both entertainment and leisure.

Keywords: Coworking; Convenience; Innovation.

INTRODUÇÃO.

O Coworking, como é conhecido, traz consigo uma série de consequências para o mercado de trabalho, revolucionando os espaços de trabalhos colaborativos, onde surge como uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho.

A tecnologia tem um papel fundamental atualmente em como impactar diretamente os meios de trabalho do profissional, influenciando de diversas maneiras e o modo como cada um opta por exercer suas atividades diárias. O home office é uma delas. No caso dos profissionais que optam por trabalhar nesta modalidade, muitas vezes consistem no fato do indivíduo ter a praticidade e a flexibilidade em seus horários de trabalho para conciliar suas atividades pessoais e as de serviço.

Entretanto, surge um fato inconveniente quando este mesmo profissional necessita receber um cliente ou fornecedor para reuniões, tendo que recorrer a locais públicos para realização de tal. Locais estes que na maioria das vezes, não oferece um ambiente com estrutura adequada ou uma privacidade maior para realização das mesmas.

O Coworking surge como uma proposta de solução aos pontos negativos que a liberdade de se trabalhar em home office causa, como o possível baixo rendimento, também como para novos profissionais que buscam entrar no mercado de trabalho, mas não possuem capital para investir em um local próprio para realizar suas atividades. Coworking é um escritório compartilhado, local este de trabalho para as mais diversas empresas e profissionais, projetado para possibilitar um ambiente produtivo, inovador e colaborativo, visando atender as necessidades que o profissional tem de momento.

Esses locais transformaram-se em espaços de interação, ideias e compartilhamento. Em tempos de mudanças muito rápidas, eles chegaram para revolucionar e reinventar o universo do trabalho. A proposta é que os usuários possam ter um local de trabalho com flexibilidade no seu uso com redução de custos comparados ao de se ter um escritório próprio, e que os mesmos compartilhem o mesmo espaço físico, conversando, trocando experiências e aumentando seu networking.

Os avanços tecnológicos moldam cada vez mais os modelos, as formas e os padrões de trabalho e, como consequência, influenciam os gostos, as atitudes e as decisões. Estamos a falar um conceito de negócios inovador, criador, diferenciador, como temos verificado. Os centros de negócios, como todas as franjas produtivas, alavancam-se cada vez mais apoiados nas

novas ferramentas. Para que um centro de negócios evolua e os seus serviços se tornem ainda mais personalizados e eficazes é fundamental acompanhar o desenvolvimento tecnológico. A gestão vê-se confrontada com o aumento da qualidade, exigida cada vez mais pelos clientes deste tipo de serviço (QUARESMA; GONÇALVES, 2013).

A cidade de Santo Antônio da Platina – P.R., localizada no interior do Paraná com 45.993 habitantes, segundo levantamento do IBGE (2019), firma-se como centro comercial e industrial de toda a região do Norte Pioneiro. A cidade concentra as maiores empresas comerciais e importantes unidades industriais, lhe dando o título de cidade polo comercial, atendendo aos moradores locais e cidades vizinhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (305.2 Kb)   docx (213.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com