TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ-DIMENSIONAMETO DE LAJE

Por:   •  24/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

 

PRÉ-DIMENSIONAMETO DE LAJE

Turma: EC7A30

Nome: DIEGO BRITO HOFFMANN HERMES – RA C1375G-9 

Nome: FRANCISCO FABIANO LOPES SILVA – RA: C483FH-6  

Nome: GEOVANE SARAIVA DE OLIVEIRA – RA: C508FC-8

Nome: THAYNÁ LIMA SILVA – RA: C514IC-0  

Brasília

2018

PRÉ-DIMENSIONAMETO DE LAJE

DIEGO BRITO HOFFMANN HERMES

FRANCISCO FABIANO LOPES SILVA

GEOVANE SARAIVA DE OLIVEIRA

THAYNÁ LIMA SILVA

 

DIEGO BRITO HOFFMANN HERMES

FRANCISCO FABIANO LOPES SILVA

GEOVANE SARAIVA DE OLIVEIRA

THAYNÁ LIMA SILVA

PRÉ-DIMENSIONAMETO DE LAJE

O presente Trabalho do Curso de Engenharia Civil é apresentado para a Universidade Paulista para obter nota.

                                                                   Orientador: Prof.: Luiz Corrêa

                   Prof.: Niercio Junior

 

Brasília

2018

RESUMO

As lajes são rudimentos planos, geralmente locados horizontalmente, com duas dimensões prevalecendo o tamanho da dimensão da terceira, sendo esta denominada espessura. O principal emprego das lajes é suportar os carregamentos e/ou forças atuantes no andar, provenientes do uso da construção (equipamentos, móveis e pessoas), e transmiti-los para os apoios (vigas e pilares). O Presente trabalho, tem como fundamentação teórica a ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento), e tem como foco o procedimento de pré-dimensionamento de laje, utilizando tabelas, como as encontradas em PINHEIRO (1993), tais tabelas, baseadas no Processo das Áreas, relatando os cálculos e verificações de todo o passo a passo, desde a altura na laje, até o comprimento das barras positivas e negativas que serão utilizadas nas lajes.

ABSTRACT


         The slabs are flat rudiments, usually horizontally placed, with two dimensions prevailing the size of the third dimension, which is called thickness. The main job of the slabs is to support the loads and / or forces acting on the floor from the use of the building (equipment, furniture and people), and transmit them to the supports (beams and pillars). The present work has the theoretical basis ABNT NBR 6118 (Concrete Structures Project - Procedure), and focuses on the slab pre-sizing procedure, using tables, such as those found in PINHEIRO (1993), such tables, based on the Area Process, reporting the calculations and verifications of the entire step-by-step, from the height on the slab, to the length of the positive and negative rods that will be used in the slabs.



SUMARIO

Objetivo.......................................................................................................................2

Introdução. .................................................................................................................3

Pré-dimensionamento................................................................................................6

Vinculação........................................................................................................9

Carga nas lajes...............................................................................................10

Reações de apoio..........................................................................................11

Momento fletores...........................................................................................14

Disposição construtiva.................................................................................16

Calculo da armadura.....................................................................................16

Comprimento das barras..............................................................................23

Conclusão.................................................................................................................27

Bibliografia................................................................................................................28

OBJETIVO

Este trabalho tem como principal finalidade o pré-dimensionamento de uma laje, mostrando por meio de cálculos e tabelas no formato PINHEIRO (1993) a altura da laje, as cargas nos apoios, os momentos fletores, e comprimento das barras positivas e negativas.

INTRODUÇÃO

As disposições construtivas de um edifício, geralmente são compostas por lajes, que recebem e resistem as cargas atuantes diretamente; as vigas, que recebem os esforços das lajes e de paredes; pilares, que recebem os esforços das vigas, e os transmite para a fundação, que tem a função de transmitir os esforços para o solo.

Resumidamente a definição de laje é que as lajes são elementos planos, em geral horizontais, com duas dimensões muito maiores que a terceira, sendo esta denomina da espessura. E sua principal função na estrutura é receber os carregamentos atuantes no andar, provenientes do uso da construção (pessoas, móveis e equipamentos), e transferi-los para os apoios.

Ela também recebe ações, ações essa que são comumente perpendiculares ao plano da laje, podendo ser divididas em distribuídas linearmente ou forças concentradas. Também podem ocorrer ações externas na forma de momentos fletores, normalmente aplicados nas bordas das lajes. No geral as ações: são transmitidas para as vigas de apoio nas bordas da laje, mas eventualmente também podem ser transmitidas diretamente aos pilares (lajes lisas).

As lajes no contexto geral, tem dois tipos, as lajes nervuradas e as lajes maciças. Neste trabalho colocaremos ênfase principalmente nas lajes maciças, que por sua vez são aquelas onde toda a espessura é composta por concreto, contendo armaduras longitudinais de flexão e eventualmente armaduras transversais, e apoiada em vigas ou paredes ao longo das bordas. As lajes maciças podem ser de: concreto armado ou de concreto protendido, e nos edifícios usuais, as lajes maciças têm grande contribuição no consumo de concreto: aproximadamente 50% do total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (985.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com