TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ-URBANISMO: PROPOSTA PROGRESSISTA, PROPOSTA CULTURALISTA E PROPOSTA SEM MODELO

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.971 Palavras (16 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ

ANDRESSA APARECIDA RITTER

ANDRESSA MORAIS FERNANDEZ

ANGELA REGINA TARTARO

NATALIA DE LARA RAMPASI

PRÉ-URBANISMO: PROPOSTA PROGRESSITA, PROPOSTA CULTURALISTA E PROPOSTA SEM MODELO

CASCAVEL

2018


CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ

ANDRESSA APARECIDA RITTER

ANDRESSA MORAIS FERNANDEZ

ANGELA REGINA TARTARO

NATALIA DE LARA RAMPASI

PRÉ-URBANISMO: PROPOSTA PROGRESSITA, PROPOSTA CULTURALISTA E PROPOSTA SEM MODELO

Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de Teorias da Urbanização, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Professora Orientadora Tainã Lopes Simoni

CASCAVEL

2018


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………………......04
  1. TEMA…………………………………………………………………………....04
  2. PROBLEMA………………………………………………………………….....04
  3. OBJETIVOS………………………………………………………………….....04
  1. Objetivo Geral………………………………………………………………....04
  2. Objetivos Específicos…………….………………………………...............04
  1. JUSTIFICATIVA………………………………………………………………..05
  1. DESENVOLVIMENTO……………………………………………………………..06
  1. PRÉ-URBANISMO PROGRESSISTA…………………………………….....06
  2. PRÉ-URBANISMO CULTURALISTA………………………………………...11
  3. PRÉ-URBANISMO SEM MODELO…………………………………………..13

CONCLUSÃO……………………………………………………………………....16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………………..17



  1. INTRODUÇÃO

Com base no livro, o urbanismo, do autor Françoise Choay, pontuou-se as diferenças entre os modelos empregados pelo pensamento progressista e culturalista e também a proposta sem modelo, rompendo totalmente essas linhas e sugerindo um olhar novo para os problemas da época que refletiam no pré-urbanismo e urbanismo das cidades.

  1. TEMA

O tema proposto no presente trabalho é referente ao pré-urbanismo e as três propostas, sendo elas, progressista, culturalista e sem modelo, procurando especificar cada proposta conforme citações de diversos autores, verificando assim o conteúdo programático a cada proposta. Portanto, o tema pretendido é uma correlação do pré-urbanismo e suas propostas, buscando conhecer e descrever cada proposta.

  1. PROBLEMA

Para tanto, lançou-se a seguinte questão: qual o conteúdo existente em cada proposta do pré-urbanismo, sendo elas, progressista, culturalista e sem modelo?

  1. OBJETIVOS

São dois objetivos geral e específicos, apontando com clareza o estudo a ser analisado.

  1. Objetivo Geral

O objetivo geral deste estudo é apontar o pré-urbanismo e suas propostas.

  1. Objetivos Específicos

Com o objetivo de entender a história que deu origem a atualidade do urbanismo, e compreender os pensamentos da época pós-revolução industrial, que deu origem a essas propostas que por sua vez dariam inicio ao pré-urbanismo.

  1. JUSTIFICATIVA

Neste trabalho abordamos o tema pré-urbanismo, que como o nome diz é o período que antecede o urbanismo de fato, para melhor compreensão separamos em tópicos os modelos conforme cada pensador sugeriram na época, sendo estes modelos progressistas, culturalista e sem modelo.


  1. DESENVOLVIMENTO

Com o processo da Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, que começou na Inglaterra e teve seus efeitos no mundo todo. O desenvolvimento do período industrial nas cidades houve a racionalização das vias de comunicação, a abertura de grandes artérias, criação de estações, especialização dos setores urbanos e a criação de novos órgãos como, grandes lojas, hotéis, cafés e prédios para alugar, e, a indústria se implanta na cidade, podendo ser observado que a população sai do campo e busca novas oportunidades de trabalho nos centros urbanos.

Segundo Martins, as origens urbanísticas foram drasticamente transformadas pela industrialização, onde as cidades nas quais as indústrias foram se desenvolvendo, adquiriram chaminés apontadas para o céu, substituindo as torres das catedrais e, no lugar de construções monumentais cresciam os bairros operários.

A partir do momento em que as cidades eram alcançadas e desfiguradas pelo forte impulso dado pelas exigências da industrialização, também seu crescimento passava a se fazer conforme a “crença de que uma providência divina regulava a atividade econômica e assegurava”… o máximo de bem público, através dos esforços dispersos e não regulados de cada indivíduo que buscava promover seus próprios interesses. (Mumford, 1961, p.575 apud Martins).

Como as cidades não estavam preparadas para acolher essas pessoas, temos o surgimento de linhas de pensamento e teorias, que se dividem em: Pré- Urbanismo Progressista, Culturalista e Sem Modelo.

  1. PRÉ-URBANISMO PROGRESSISTA

Ao ponto de partida tem-se a Revolução Industrial, e com isso o pré-urbanismo torna-se um desenvolvimento com introdução nas mudanças dos meios de produções e funções urbanas, surgindo então às primeiras propostas, uma delas progressista, na qual utiliza a ciência e a técnica para solução dos problemas postos pelas relações dos homens com o mundo e entre si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com