TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO DO FUNDO DE VALE DA CIDADE DE CURIUVA PR.

Pesquisas Acadêmicas: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO DO FUNDO DE VALE DA CIDADE DE CURIUVA PR.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Fundo de vale é o ponto mais baixo de um relevo acidentado, por onde escoam as águas das chuvas. O fundo de vale forma uma calha e recebe a água proveniente de todo seu entorno e de calhas secundárias. Com a ocupação urbana estas calhas são canalizadas e ocultadas sob a pavimentação das avenidas. Ocorre que nas épocas de forte precipitação (chuva), estas canalizações não conseguem dar suficiente vazão de escoamento. Então, o que se observa, são os alagamentos nos centros urbanos. Desta forma, pode se dizer que, tanto a ocupação urbana quanto as intervenções no sistema hídrico começaram a gerar riscos crescentes para a população.

A análise da construção de avenidas de fundo de vale, conjugada a canalização dos córregos pode ser desenvolvida a partir das teorias que investigam a multiplicação dos riscos e das incertezas envolvidos na realização de intervenções, com a intenção de ampliar a idéia de impacto ambiental ou conflito entre o uso urbano e os fundos de vale, ou várzeas, para o conceito de risco. A forma como foram tratadas as águas superficiais na cidade originou uma série de problemas, criando um ambiente de risco para as populações urbanas. Mesmo protegidos por leis federais, estaduais e municipais, os fundos de vales são constantemente invadidos ou usados como depósitos de lixo. Como é o caso do fundo de Vale da Cidade de Curiuva PR. (Figura 02)

2 DESCRIÇÃO DO MUNICIPIO DE CURIUVA PR.

Curiúva é um município brasileiro localizado no interior do estado do Paraná. Pertence à Mesorregião do Norte Pioneiro Paranaense e à Microrregião de Ibaiti e localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 295 km. Ocupa uma área de 576,261 km², sendo 2,0859 estão em perímetro urbano, e sua população em 2011 foi estimada em 14 001 habitantes, sendo que em 2010 era o 133º município mais populoso do estado paranaense.

A sede tem uma temperatura média anual de 19,1°C e na vegetação do município predomina a Floresta Ombrófila Mista. Com 68,77% de seus habitantes vivendo na zona urbana, o município contava, em 2009, com nove estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,675, considerando como médio em relação ao estado.

A população começou a ocupar o território onde está localizado o município de Curiúva por volta de 1947. O primeiro nome que Curiúva recebeu foi Caetê, porque foi habitado primitivamente pelos caigangues. O Governo do Paraná criou por força da Lei Estadual nº 02 de 10 de outubro de 1947 e instalou em 26 de outubro do mesmo ano. O município se desmembrou de São Jerônimo da Serra. Hoje as principais fontes de renda curiuvenses são a agricultura e a prestação de serviço.

FIGURA 1) Localização de Curiuva no Mapa do Paraná.

2.1 .CARACTERISTICAS HIDROGRAFICAS GEOMORFOLOGICAS

A Serra do Caeté é o ponto mais alto do município.

Geologicamente, os terrenos do município são de origem permo-carbonífera, permiana e paleozoico-permiana. Os tipos de solo existentes no município são argissolo vermelho-amarelo, latossolo vermelho, neossolo litólico, argissolo vermelho e cambissolo háplico, tendo predominância de textura arenosa. Na sede municipal registra-se a altitude de 776 metros. O relevo do município é bastante ondulado e quase montanhoso, com altitudes que oscilam entre 500 e 900 metros. Curiúva está localizada no Segundo Planalto Paranaense. A altitude máxima é da ordem de 977 metros na Serra do Caeté e a mínima fica em 510 metros no Rio Tibaji. Rio Tibaji (em Ponta Grossa), um dos rios que banham o município. Curiúva faz parte das bacias hidrográficas dos rios Tibaji e das Cinzas. Os principais rios que banham o município não são navegáveis, sendo eles: o Laranjinha, o Lajeado e o das Antas, excetuando o Tibaji, que nasce nos Campos Gerais.

O clima curiuvense é caracterizado, segundo o IBGE, como subtropical subquente super-úmido (tipo Cfa segundo Köppen),10 tendo temperatura média anual de 19,1 °C, com temperaturas amenas e chuvas constantes durante todo o ano.11 12 O mês mais quente, janeiro, tem temperatura média de 22,5 °C, sendo a média máxima de 27,7 °C e a mínima de 17,3 °C. E o mês mais frio, junho, de 15,1 °C, sendo 21,1 °C e 9,1 °C as médias máxima e mínima, respectivamente. Outono e primavera são estações de transição.

A precipitação média anual é de 1442,9 mm, sendo agosto o mês mais seco, quando ocorrem 61,4 mm. Em janeiro, o mês mais chuvoso, a média fica em 209,0 mm.13 Nos últimos anos, entretanto, dias quentes e secos durante o inverno têm sido cada vez mais frequentes, não raro ultrapassando a marca dos 30 °C, especialmente entre julho e setembro. Em 30 de agosto de 1994, por exemplo, os termômetros chegaram perto dos 36°C, em pleno inverno.14 Segundo o Instituto Tecnológico SIMEPAR, a maior temperatura registrada foi observada no dia 17 de novembro de 1975, quando algumas áreas chegaram à marca de 41,1°C. Já a mínima foi registrada em 18 de julho de 1975, quando foi observada temperatura de -3,7°C.

3 Proposta de um Programa de recuperação ambiental de cursos D água e fundos de vale do municipio de Curiuva PR.

FIGURA 02) Localização da projeto de recuepração do Fundo de Vale da Cidade de Curiuva PR.

Programa de Recuperação Ambiental de Cursos D’ Água e Fundos de Vale que compreende um conjunto de ações, sob coordenação do Executivo, visando promover transformações urbanísticas estruturais e a progressiva valorização e melhoria da qualidade ambiental da cidade através principalmente da implantação de Parques Lineares contínuos e de Caminhos Verdes.

Fica instituído o Programa de Recuperação Ambiental de Cursos D’Água e Fundos de Vale compreendendo um conjunto de ações, sob a coordenação do Executivo, com a participação de proprietários, moradores, usuários e investidores em geral, visando promover transformações urbanísticas estruturais e a progressiva valorização e melhoria da qualidade ambiental da Cidade, com a implantação de Parques Lineares contínuos e caminhos verdes a serem incorporados ao Sistema de Áreas Verdes do Município de Curiuva

§ 1º - Parques Lineares são intervenções urbanísticas que visam recuperar para os cidadãos a consciência do sítio natural em que vivem, ampliando progressivamente as áreas verdes.

§ 2º - Os caminhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com