TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta De Modelo De Avaliação Por Competencia

Trabalho Universitário: Proposta De Modelo De Avaliação Por Competencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Resenha critica de gestão de desempenho com base em competencia

A Gestão por Competências, muito mais do que uma forma de administrar, é uma filosofia de desenvolvimento de talentos nas empresas. Através dela podemos orientar as ações das pessoas no intuito de se construir uma organização eficaz, ou seja, aquela que atinge as suas metas e seus objetivos traçados.

A partir dos estudos feitos por Daniel Goleman na década de 90, acerca da Inteligência Emocional, ficou comprovado que os profissionais mais bem sucedidos são aqueles que possuem um QE (Quociente Emocional) mais apurado em detrimento do QI (Quociente de Inteligência) que mede apenas as capacidades e habilidades técnicas do indivíduo, enquanto que o primeiro mede capacidades comportamentais como a sociabilização e a auto-motivação.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL

Treinamento => Meio para desenvolver a força do trabalho dentro dos cargos ocupados. Significa preparo da pessoa para o cargo.

Educação => Preparar a pessoa para o ambiente dentro e fora do trabalho.

Educação Profissional => é a educação institucionalizada ou não, que visa o preparo do homem para a vida profissional. Compreende 3 etapas interdependentes, mas distintas:

A) Formação Profissional => é a educação profissional que prepara o homem para uma profissão. Seus objetivos são amplos e mediatos, ou seja, a longo prazo, visando qualificar o homem para uma futura profissão.

B) Aperfeiçoamento ou desenvolvimento profissional => é a educação profissional que aperfeiçoa o homem para uma carreira dentro da profissão. Seus objetivos são menos amplos que os da formação e situados no médio prazo, preparando-o para assumir funções mais complexas.

C) Treinamento => é a educação profissional que adapta o homem para um cargo ou função. Seus objetivos são situados a curto prazo, restritos e imediatos, preparando o homem para o exercício de um cargo.

Treinamento => esforço dirigido no sentido de equipe, com a finalidade de fazer a mesma atingir o mais economicamente possível, os objetivos da empresa. É um investimento cujo retorno é altamente compensador para a organização.

É o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada. Envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades.

O conteúdo do treinamento pode envolver 4 tipos de mudança de comportamento:

1) Transmissão de informações => repartir informações entre os treinandose transmissão de novos conhecimentos. Objetiva preparar as pessoas para execução imediata das diversas tarefas peculiares ao cargo ocupado.

2) Desenvolvimento de habilidades => treinamento orientado para as tarefas e operações a serem executadas.

3) Desenvolvimento ou modificação de atitudes => geralmente mudanças de atitudes negativas para mais favoráveis entre os trabalhadores, aumento de motivação e aquisição de novos hábitos e atitudes.

4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com