TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetro 22 – Elementos de sustentabilidade

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Parâmetro 22 – Elementos de sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos pontos principais para projetos de grande porte e deve ser utilizada como uma ferramenta de ensino sobre importância da arquitetura sustentável para o planeta. Alguns aspectos são considerados como manter características natural com o mínimo de impacto nas construções; utilização de matérias recicláveis sem afetar a saúde; reutilização da água evitando assim o desperdício e reduzindo as erosões no terreno.

A arquitetura bioclimática é o que mais se destaca na sustentabilidade do ambiente no Brasil, tendo como base para o projeto a carta bioclimática ou a zona de conforto. No projeto a sustentabilidade envolve a eficiência energética e o uso da agua, a adequação dos materiais, a participação de quem está utilizando para a redução dos impactos e no detalhamento do projeto arquitetônico para dar de mateira otimizada um conforto ambiental aos usuários. Para Romero, as fases do projeto são: programa, anteprojeto e o projeto executivo.

São consideradas instituições importantes, as escolas pois o investimento na qualidade do ambiente influencia no nível de aprendizagem e reflete diretamente em quem utiliza o local. O ambiente físico se torna aliado do ambiente humano.

Para se obter uma escola saudável e necessário uma educação de qualidade. Pizarro diz que em projetos de escola, a arquitetura sustentável e a arquitetura bioclimatica se cruzam em um ponto comum, que seria a possibilidade de aprender a importância da conservação dos recursos naturais num determinado espaço em que se adeque. Assim, não se pode deixar de ensinar corretamente, os alunos, os conceitos sobre a conservação de recursos naturais, gastos energéticos e conforto no ambiente. Com isso, o ambiente deve ser mais rico em informações.

[pic 1]

Fonte: http://ibitv.com.br/como-ensinar-sustentabilidade-para-criancas-nas-escolas/

[pic 2]

Fonte:http://www.reporterambiental.com.br/educacao-ambiental-e-escolas-sustentaveis.html

[pic 3]

Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/atitudes-sustentaveis/sustentabilidade-na-escola-o-dever-de-cada-um/

[pic 4]

Fonte: http://meioambienteurbanoavm.blogspot.com.br/2012/04/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_11.html

[pic 5]

Fonte: http://www.latapack.com.br/noticias/escola-ativa-chega-%C3%A0s-comunidades-vizinhas-%C3%A0-latapack-ball/

Parâmetro 31 – Acessibilidade

Em uma discussão sobre a arquitetura das escolas não se pode faltar a inserção social e a acessibilidade no ambiente escolar.  A acessibilidade se inseri no conceito de Desenho Universal como forma de permitir o acesso a todos os ambientes para diferentes pessoas, com diferentes equipamentos de circulação (rampas, elevadores, ...)

Devem ser considerados no projeto, as formas de informar, pela inclusão de inúmeras formas de comunicações existentes como sinalização sonora, mapas táteis, informações em Braile. Os pisos táteis, por exemplo, alertam e direcionam o usuário sobre a presença de obstáculos por onde passam, sendo assim uma forma de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (711.3 Kb)   docx (729.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com