TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passarela Darcy Ribeira

Por:   •  20/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da Passarela Darcy Ribeira no âmbito histórico, social e cultural é compreendida ao conhecer ou relembrar um período da história vivido no Brasil. Após um pouco mais de vinte anos sobre uma ditadura militar violenta, corrupta e repressiva, a democracia brasileira enfim começava a respirar ares democráticos outras vez, mesmo que com ajuda de aparelhos. A abertura política iniciada no começo da década de 1980, possibilitou os ‘inimigos do regime’ o retorno para casa. Artistas como Gilberto Gil, Chico Buarque e Caetano Veloso, jornalistas como Glauber Rocha e Fernando Gabeira, o arquiteto Oscar Niemeyer e inúmeros políticos desembarcaram nos aeroportos após anos de exilio. Dois deles estão intrinsecamente ligados ao projeto da passarela: Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. O gaúcho e o carioca foram eleitos Governador e Vice-Governador no primeiro pleito eleitoral no Estado do Rio de Janeiro pós aplicação da Constituição Cidadã. Eleitos com bases no pensamento de esquerda, educação e assistência social foram os principais focos do mandato dos políticos. Dentre as principais realizações estão o CIEP (Centro Integrado de Educação Pública), projeto pioneiro na criação de escolas modelos e a Passarela do Samba, outro nome para os íntimos do bum bum paticumbum. Ambos projetos assinados por Oscar Niemeyer.

A ideia de criar a passarela nasceu pela necessidade de superar as dificuldades das Escolas de Samba em colocar os desfiles, cada vez maiores, nas avenidas do Rio. Antes do desenvolvimento do projeto, toda a execução do evento era extremamente complicada e consideravelmente onerosa para os cofres públicos. Eram necessárias a montagem de inúmeras arquibancadas metálicas ao logo de grandes avenidas para garantir aos espectadores alguma segurança e comodidade para apreciar toda pujança cultural da festa carioca, além do caos causado pelo fechamento e/ou desvio em vias de tráfego urbano, necessário para facilitar a locomoção dos cada vez maiores carros alegóricos e alas com os membros cada vez mais numerosos das Escolas de Samba. O projeto de Niemeyer precisava de um grande espaço para ganhar vida e o terreno que abrigava a primeira fábrica da Cervejaria Brahma na Rua Visconde de Sapucahy no bairro do Catumbi era mais que perfeito. A Marquês de Sapucaí é projetada para sanar o sufoco, dar segurança e democratizar a folia.

Os planos do Governo Estadual consentiam em três obras principais, para além de camarotes, pista de desfiles e arquibancadas; a possibilidade de adaptar as instalações dos prédios como escola nos meses posteriores ao carnaval,  a Praça da Apoteose, ideia do vice-governador de um espaço amplo no final da passarela imaginado para externar a sensação de dever cumprido dos foliões após entregar um desfile perfeito e o Museu do Carnaval localizado abaixo do icônico arco de concreto construído no espaço final do complexo arquitetônico.

A partir da técnica de construção pré-moldada de peças de concreto armado, as obras podem ser tocadas a toque de caixa, ou de tamburi. Em pouco mais de quatro meses o projeto saiu do papel com seus mais de 700 metros de pista e 13 metros de largura, com uma capacidade projetada de aproximadamente mais de 50 mil pessoas. Nos relatos do arquiteto em seu site, é possível notar como a parte social do projeto era essencial para tomada das decisões. "O projeto devolve ao povo o Desfile das Escolas de Samba”, assim começa o depoimento de Niemeyer. Ele prossegue esclarecendo que os camarotes foram suspensos para a cota de +3 em relação ao terreno para “entregar ao povão”. As arquibancadas originalmente eram descobertas e foram divididas em seis blocos com 30 metros de separação entre elas esquerdo e do outro lado, entre a pista de desfiles e o prédio da Brahama, hoje derrubado pela mais recente obra no espaço, um grande bloco destinado aos camarotes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com