TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período Local Especificação Observações /Conteúdo

Por:   •  30/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

CARTAS PATRIMONIAIS – UNESCO –SÉCULO XX

Período Local Especificação Observações /Conteúdo

Anos 60

Veneza Carta Internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios.

II Congresso Internacional de Arquitetos e técnicos dos monumentos históricos

Monumentos antigos são heranças vivas deixadas de nossos antepassados. Revelam muito mais do que um simples objeto, evidenciam cultura, comportamentos, civilizações além dos fatos históricos; sejam eles de grande porte ou singelos.

A carta de Veneza traz consigo o testemunho histórico além de respeitar as fases do monumento, no entanto não pretendia voltar ao que era antes. Não havia a preocupação de harmonizar o restauro com o novo anexo e sim diferenciá-lo do antigo. A Carta defende a manutenção constante.

1967

Quito Reunião sobre a conservação e utilização de monumentos e sítios de interesse histórico e artístico. A carta trata sobre a situação de urgência dos bens históricos e alerta a responsabilidade que os governos da América possuem quanto à esta questão. É mostrada a ampliação do conceito de monumento ao espaço e a exposição da perda dos monumentos da região Ibero Americana, que é dita ser causada pela falta de uma política oficial que uma a valorização do patrimônio ao benefício econômico. Os monumentos são apresentados como recursos econômicos e podem ser utilizados em função do turismo.

1970

Brasília Carta de Brasília

Primeiro Encontro dos Governadores do Estado, Secretários Estaduais da área Cultural, Prefeitos de Municípios que possuem interesse e membros representantes de Instituições Culturais. A carta tem como premissa enfatizar a responsabilidade de governos e secretarias tanto estaduais como municipais a conservar, preservar e catalogar bens culturais. Tem como determinação a criação de órgãos de defesa em locais que ainda não existem em consenso com os Conselhos.

1971

Salvador Compromisso de Salvador – II encontro dos governadores para a preservação do patrimônio histórico, artístico, arqueológico e natural do Brasil

A carta recomenda Criação do Ministerio da Cultura, criação de legislação complementar para aumentar a visibilidade do bem tombado, para aumentar a proteção nos conjuntos paisagísticos, arquitetônicos, e urbanos. Outras recomendações sobre o plano urbanístico valorizando os sítios históricos, fazendo uma parceria entre Estado e universidades.

1972

Itália Carta do Restauro

Governo da Itália

Com 12 artigos no total, a norma determina como devem ser as intervenções de restauro e qualquer tipo de arte.

Os objetos são arqueológicos, arquitetônicos, esculturas, além de dar as instruções recomendadas de como proceder para a tutela dos centros históricos.

1972

Estocolmo Declaração de Estocolmo

Declaração sobre o ambiente humano.

A Declaração faz recomendações para a melhoria da qualidade de vida e o meio ambiente. Destacou e chamou a atenção para a melhoria do meio ambiente.

Evidencia itens com a necessidade da utilização consciente dos recursos não renováveis.

1974 República

Dominicana Resolução de São Domingos

Primeiro Seminário Interamericano com o intuito de abordar experiências na conservação e restauração do patrimônio monumental do período Colonial e Republicano. A Resolução aborda recomendações no plano social e econômico com propostas de resgate de informações em arquivos, planos educacionais, valorização do turismo, criação de um fundo de emergência e a criação de uma Associação Interamericana de Arquitetos e Especialistas na Proteção do Patrimônio Monumental.

1976

Bruxelas

Turismo e a importância de preservação e conservação dos monumentos do patrimônio histórico. A carta a Seguir trata do Turismo e o quanto os monumentos são importantes para que o mesmo seja privilegiado e com isso garante a preservação e conservação. Grandes organizações, mundiais e locais contribuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com