TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA:FACTORES ASSOCIADOS À DISORTOGRAFIA COMO DIFICULDADE ESPECIFICA DE APRENDIZAGEM NOS ALUNOS DE 3º CICLO DE ENSINO BÁSICO. AUTOR: ARMANDO DOMINGOS LOCAL: BEIRA

Por:   •  5/3/2021  •  Ensaio  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 10

FACTORES ASSOCIADOS À DISORTOGRAFIA COMO DIFICULDADE ESPECIFICA DE APRENDIZAGEM NOS ALUNOS DE 3º CICLO DE ENSINO BÁSICO

Armando Domingos1

Farissai Pedro Campira2

RESUMO: O presente ensaio visa essencialmente analisar os factores associados à disortográfica como dificuldade especifica de aprendizagem nos alunos de 3º ciclo de Ensino Básico. Para efetivação deste objetivo utilizamos a pesquisa bibliográfica. Os resultados deste ensaio, revelam claramente que, o contexto moçambicano, regista muitos alunos do 3º ciclo de Ensino Básico com disortografia, porém os professores, psicólogos e pais e/ou encarregados de educação menos se preocupam com os factores associados a tal  disortografia, o que significa que, os professores preocupam-se justamente em cumprir com os seus programas de ensino mesmo os alunos sem adquirir a ortografia, eles transitam para outra classe, isso corresponde ao factor pedagógico e que é mais frequente nesse nível de ensino, apesar que os outros factores interferem também. Quanto à intervenção, a literatura diz que, é imprescindível a interdependência dos intervenientes educativos no atendimento das necessidades dos alunos com disortográfica, de maneira a criarem ambientes educativos, acolhedores, favoráveis e pedagógicos individualizados, que promovam o desenvolvimento da aprendizagem e o sucesso escolar desses alunos.

Palavras-Chave: Aprendizagem. Dificuldade e Disortografia.

__________

  1. Mestrando em Desenvolvimento Humano e Educação  na Universidade Jean Piaget de Moçambique, trabalho de conclusão de Cadeira de Perturbações de Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem, email: armandodomingos2015@gmail.com
  2. Professor Doutor em Ciências de Educação - Especialidade em Psicologia de Educação, docente de Cadeira de Perturbações de Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem na Universidade Jean Piaget de Moçambique, email: fcampira@live.com

1. INTRODUÇÃO

O presente ensaio de Cadeira de Perturbações de Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem debruça atinente: Os Factores associados à Disortográfica como Dificuldade Especifica de Aprendizagem nos Alunos de 3º ciclo de Ensino Básico, no entanto, a disortografia compreende uma das dificuldades especificas de aprendizagem caraterizada no erro da ortografia e sintaxe. Olhando para contexto moçambicano concretamente no 3º ciclo de Ensino Básico, a disortografia é uma realidade preocupante e tem resultado no insucesso escolar nos alunos deste nível de ensino.

A motivação na escolha do tema em destaque, deve-se pelo facto, do ensino de ortografia ser extremamente importante na vida dos indivíduos, pois promove a interação com os alunos e as normas ortográficas para a formação de cidadãos capazes de comunicarem-se de uma forma correta no seus dia-a-dia como também em várias esferas da sociedade. Nesse âmbito, a inter-relação dos intervenientes educativos, entre os pais e encarregados de educação, professores, psicólogos no atendimento das necessidades dos alunos com disortografia, é indispensável, no sentido de identificarem os factores associados  a disortográfica nos alunos e traçarem técnicas viáveis de intervenção que possibilitam criarem ambientes educativos favoráveis e pedagógicos individualizados, na promoção de desenvolvimento da aprendizagem e o sucesso escolar desses alunos.  De salientar que, a disortografia é pouco discutida no contexto moçambicano do ponto de vista cientifico, reparando que está constitui uma das grandes dificuldades especifica de aprendizagem, que resulta de certa forma no insucesso escolar dos alunos.

O problema em questão nesta temática reside no facto do 3º Ciclo de Ensino Básico estar previsto que todos os alunos adquiram e dominem as competências básicas de escrita, no entanto, a realidade mostra claramente que, muito alunos do 3º ciclo de Ensino Básico tem dificuldade de escrita, onde confundem os fonemas, discordância de número, de gênero, pontuação deslocada, junção de palavras e letras e no outro momento omissão de algumas letras nas palavras. Atinente a está problemática, muitos pais e encarregados de educação tem lançado a culpa aos professores e vice-versa. Face ao exposto acima, colocamos a seguinte questão norteadora: Que factores têm associados a disortográfica como dificuldade especifica de aprendizagem nos alunos de 3º ciclo de Ensino Básico?

Nesse âmbito, o presente ensaio tem com o objectivo de analisar os factores associados à disortográfica como dificuldade especifica de aprendizagem nos alunos de 3º ciclo de Ensino Básico. Para materialização deste objetivo, recorremos a pesquisa bibliográfica, consultando livros e artigos científicos sobre a disortográfica.

O presente ensaio obedece a seguinte estruturação com vista a facilitar a compreensão: primeiro capítulo é da introdução, no qual encontramos, justificativa, problematização, os objectivos e metodologia de trabalho, o segundo é de Referencial Teórico e o terceiro é de conclusão e por fim, as referências bibliográficas.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Conceitos Básicos da Disortografia

Segundo Serra (2005, apud Afonso, 2010, p.18), a disortografia é “uma perturbação específica da escrita que altera a transmissão do código linguístico ao nível dos fonemas, dos grafemas, da associação correcta entre estes, no que respeita a peculiaridades ortográficas de certas palavras e regras de ortografia”. Em concordância com Oliveira (2017), a disortográfica é uma dificuldade especifica de aprendizagem da escrita, que consiste nas trocas de fonemas na produção da escrita, com omissões de letras, discordância de gênero, de números, seguidos de muitos erros sintáticos e uso incorrecto da pontuação, parágrafos, frases e acentuação na hora de escrever um texto.

Neste âmbito, Serra (2008, apud Casal, 2013, p.34), a disortografia é a designação dada às dificuldades de aprendizagem especificamente atinente com a aquisição de ortografia e sintaxe e com sinais e reflexões na perspectiva da composição na prática de escrita.

Em harmonia com as definições acima expostas, percebemos que, todos autores convergem em definir a disortografia, como sendo uma dificuldade especifica de aprendizagem na composição da escrita por causa de obstáculos em adquirir ortografia e sintaxe requerido, no entanto, a disortografia, é um transtorno caracterizado por incumprimento das regras de escrita que afeta a palavra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com