TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Co-living no Brasil

Por:   •  11/10/2019  •  Artigo  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEEVALE

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

VANESSA DE ALMEIDA ROLDÃO

COLIVING EM PORTO ALEGRE

NOVO HAMBURGO

2018


VANESSA DE ALMEIDA ROLDÃO

CO-LIVING EM PORTO ALEGRE

Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Univerdade Feevale

Professores: Alexandra Follmann Baldauf e Carlos Henrique Goldman

Orientador: Alexandre Rosa Bento

Novo Hamburgo

2018


Agradecimentos


“A menos que modifiquemos a nossa maneira de pensar, não seremos capazes de resolver os problemas causados pela forma como nos acostumamos a ver o mundo”. (Albert Einstein)

“Descobrir consiste em olhar para o que todo mundo está vendo e pensar uma coisa diferente”. (Roger Von Oech)

“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.” (Arthur Schopenhauer)

Sumário

  1.  Introdução

  1.  Tema
  1. Histórico
  2.  Co-living – Conceito
  3.  Co-living no Mundo
    2.3.1
    Co-living no Brasil

2.3.2  Co-living em Porto Alegre

  1. Público Alvo
  2. Justificativa

  1. Sítio

 Localização

  Justificativa da escolha

 Relevância

 Demanda real

 Problemas x oportunidades

 Dados históricos

 Dados culturais

 Legislação

 Aerofoto

Aeromapa

Topografia

Dimensões

Vegetação

Entorno

                

  1. Referenciais

Linguagem

Comprometimento formal

Campo estilístico

Referências

Repertório

Contemporaneidade

  1. Construção

Linguagem

Tecnologia

Sistemas

Materiais

Instalações

Projetos. complementares

Legislação

Normatização

Eco-eficiência


1  Introdução

        A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de embasar e nortear o Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, tendo como proposta, um Co-living a ser implantado na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul.

        A principal intenção do projeto consiste em suprir a necessidade de habitação com qualidade de vida e custo acessível, em uma proposta que minimiza as áreas privadas, e em contra partida valoriza e estimula a integração, a colaboração, a economia compartilhada e o consumo consciente.

A pesquisa está estruturada apresentando primeiramente o tema, iniciando por um breve histórico das moradias compartilhadas. Em seguida, busca conceituar essa tendência urbana, e como ela vem se desenvolvendo no mundo, no Brasil e finalmente na cidade de Porto Alegre, além do público alvo. Ainda fazem parte desta pesquisa a justificativa sobre a escolha do tema.  

A pesquisa será realizada através de revisão bibliográfica, e análise de projetos referenciais. A pesquisa busca compreender as necessidades para viabilização do projeto pretendido e, a partir destas informações, propor um programa de necessidades e pré-dimensionamento adequados. Está incluída na pesquisa a justificativa sobre a escolha da cidade de Porto Alegre e o lote, além dos condicionantes arquitetônicos e legais para o desenvolvimento do projeto.

Por fim, estão inseridas informações necessárias para o desenvolvimento do projeto com as normas técnicas brasileiras de acessibilidade e saídas de emergência, além da técnica construtiva dos materiais aplicados.

Todas as informações aqui citadas irão auxiliar na elaboração do projeto arquitetônico do Co-living, na disciplina do Trabalho Final de Graduação, do curso de Arquitetura e Urbanismo.

2  Tema

O tema abordado nesta pesquisa é um Co-living para a cidade de Porto Alegre, com completa estrutura para atender de forma eficaz às necessidades do público alvo, resultando em um espaço que incentiva a colaboração, a integração, a economia compartilhada e o consumo consciente, em harmonia com a individualidade.

Para melhor compreensão do tema, serão apresentados neste capítulo um breve histórico das moradias compartilhadas no mundo, e um embasamento teórico pertinente ao tema proposto, buscando identificar o perfil dos moradores e o conceito dessa nova forma de habitar os espaços dos grandes centros urbanos.

 Também, será investigada a importância dos espaços que compõem estas habitações e o papel da arquitetura destes ambientes na relação entre os moradores, e na forma como é possível incentivar o convívio através dos espaços propostos.

2.1 Histórico

        A habitação compartilhada, apesar de atual tendência urbana, teve sua origem em 1972, na Dinamarca, em um formato conhecido como Co-housing, onde a ideia principal era manter moradias privadas, e compartilhar áreas de convivência, através de refeições, hortas, limpeza de ambientes e outras atividades que fossem capazes de estimular o relacionamento entre vizinhos. Esse modelo de habitação, em 1988, foi adotado como filosofia de empreendimentos pelo Arquiteto norte-americano Charles Durrett, por acreditar que essa organização é essencial para uma sociedade mais sustentável. Modelo esse muito popular nos Estados Unidos, Canadá e Europa.  (https://blogdaarquitetura.com/co-living-conheca-a-tendencia-das-moradias-compartilhadas/ - Acesso em 17.08.2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (542.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com