TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa educacional no Brasil: Tendências e perspectivas

Por:   •  21/5/2018  •  Resenha  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  2.118 Visualizações

Página 1 de 2

FERREIRA, Liliana Soares. A pesquisa educacional no Brasil: tendências e perspectivas. In: Contrapontos, vol. 9 nº 1 – pp. 43-54 – Itajaí, jan/abr 2009.

Liliana Ferreira Soares é Doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, Brasil.

O Texto “A pesquisa Educacional no Brasil: Tendências e Perspectivas” apresenta em uma abordagem avaliativa as concepções de pesquisa em educação, de forma a entender como se configuram estas concepções sob o ponto de vista histórico e sugere algumas dificuldades do trabalho neste campo da atualidade, incluindo as dificuldades nos desenvolvimentos educacionais no país.

Neste âmbito o artigo mostra diante da visão da autora a importância da pesquisa bem como a necessidade de uma boa elaboração desta. Uma vez que para desenvolver uma boa prática desta atividade é preciso buscar respostas para questionamentos já existentes que contribuirão para a compreensão de problemas do cotidiano, devendo não só garantir o relato, mas também levar o pesquisador a reflexão do tema. Assim a pesquisa surge como uma oportunidade de discussão de conflitos sociais e educacionais.

A prática da pesquisa acadêmica iniciou-se em países como França e Inglaterra e posteriormente expandiu-se para outros. Porém no Brasil o desenvolvimento desse tipo de pesquisas sejam elas no ramo da educação, ou não, era algo que não se destacavam nas universidades. Por uma questão cultural costumava-se importar pesquisas e desenvolvimento educacional de outros países para se aplicar no ensino do país. No entanto com o surgimento de movimentos como o Realista, Naturalista, Impressionista, Positivismo e o processo de industrialização do país, começaram-se a acentuar o aparecimento de tendências científicas no Brasil que colaboraram diretamente para a exploração de novos métodos educacionais e desta forma a aumentar programas educativos e pós-graduações em várias áreas do conhecimento tentando assim estabelecer planos nacionais no âmbito da educação mesmo que de forma lenta.

A partir da análise do artigo, nota-se a importância que as pesquisas acadêmicas trazem para a expansão da educação do país. Percebesse também que apesar das dificuldades houve um desenvolvimento significativo nas pesquisas educacionais no Brasil com o decorrer dos anos, principalmente nos quesitos: financiamento e qualidade na produção, inclusive o último demonstrando a capacidade do pesquisador brasileiro de produzir ciência e não apenas reproduzir teorias desenvolvidas por outros.

        O texto encaminha o leitor a observação de ideias e fatos históricos que demonstram a importância da existência e da prática de pesquisas acadêmicas e educacionais e as possibilidades que estas trazem para área pedagógica, a obra pode ser facilmente entendida por estudiosos na área de educação e outros interessados na relevância e expansão do tipo de pesquisas aqui citadas, sendo indicada principalmente para graduandos e pós-graduandos na área de pedagogia e licenciatura.

_______________________________________

Resenha apresentada pela aluna Dalila Comandante de Andrade, a professora Maria da Luz Olegário responsável pela disciplina de Metodologia do Trabalho científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com