TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontes mistas madeira

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Dinâmica das Cataratas

Estruturas de Madeira e Aço I

Foz do Iguaçu, 13 de abril de 2015

Relatório de Ensaio

Acadêmico: Anderson Piazza Figueiredo

Engenharia Civil 7° Período

INTRODUÇÃO

 O presente relatório refere-se aos ensaios de compressão paralela as fibras de madeira, flexão de uma viga de madeira e umidade da madeira, realizado no laboratório de Engenharia Civil, da faculdade União Dinâmica das Cataratas (UDC), cujo objetivo é determinar o módulo de elasticidade da madeira e da sua tensão de ruptura obtido pelo ensaio de flexão, e a umidade presente na madeira durante os testes realizados e a determinação da tensão máxima a compressão. A madeira utilizada para os ensaios foi o Cambará adquirido em madeireira da região.

ENSAIO DE RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO PARALELA

AS FIBRAS DA MADEIRA

REFERENCIAL TEÓRICO

        O ensaio se identifica com a determinação da resistência a compressão paralela as fibras da madeira. A resistência varia de acordo com cada tipo de madeira e seção transversal. Com o resultado obtido saberemos em que tipo de estrutura pode ser utilizado madeira.

        O ensaio é inscrito na ABNT pelos registros de normas técnicas NBR: NBR 7190/ -Projeto de estrutura de madeira. A norma exige que os corpos de prova devem possuir  suas dimensões  de 5cm x 5cm x 15cm, e serem isentos de defeitos.

[pic 1]

-METODOLOGIA

-Instrumentos utilizados

  • Paquímetro digital com sensibilidade de 0,01mm e erro de mais ou menos 0,01mm
  • Prensa Hidráulica

-Procedimento

        Primeiramente foram medidas as dimensões do corpo de prova. A medida foi tomada através do paquímetro digital de sensibilidade de 0,01mm, ou seja, dentro da norma que recomenda exatidão de 0,01mm.

         O corpo de prova foi colocado na prensa hidráulica o qual transmitia cargas de maneira continua ao corpo de prova, essa carga foi aplicada até a ruptura do corpo de prova.

-RESULTADOS OBTIDOS

Dimensões do corpo de prova testado foi 4,65cm x 4,72cm x 14,90cm, a medidas não está dentro dos padrões estabelecidos pela NBR para a realização do ensaio de compressão com área da seção comprimida de 21,948 cm2

A carga de ruptura obtida pelo ensaio foi de 87,00 KN.

TENSÃO DE RUPTURA

[pic 2]

Fc0,max é a força de ruptura

A é a área da seção transversal

Fc0 é a tensão de ruptura

             Depois de calculado o valor obtido foi de 39,639 Mpa.

ENSAIO DE FLEXÃO ESTÁTICA DE UMA VIGA DE MADEIRA

REFERENCIAL TEÓRICO

O ensaio de flexão é adotado para determinar a tensão e a flecha de ruptura, alem de permitir avaliar outras características mecânicas, nomeadamente o módulo de elasticidade a flexão. Sua grande vantagem é a de permitir utilizar provetes mais fáceis de maquinar que o provete de tração.

O ensaio é inscrito na ABNT pelos registros de normas técnicas NBR: NBR 7190/ -Projeto de estrutura de madeira. A norma exige que os corpos de prova devem possuir  suas dimensões  de 5cm x 5cm x 115cm, e serem isentos de defeitos.  

[pic 3]

-METODOLOGIA

-Instrumentos utilizados

  • Paquímetro digital com sensibilidade de 0,01mm e erro de mais ou menos 0,01mm
  • Relógio comparador com precisão de 0,01mm
  • Maquina universal de ensaios

-Procedimento

        Primeiramente foram medidas as dimensões do corpo de prova. A medida foi tomada através do paquímetro digital de sensibilidade de 0,01mm, ou seja dentro da norma que recomenda exatidão de 0,01mm.

         O corpo de prova foi colocado na maquina universal, o relógio digital que serve para medir o deslocamento da viga. Foi aplicada na viga uma carga media de 50% da carga de ruptura média adotada, e marcou-se o valor do deslocamento, a viga foi descarregada completamente e carregada novamente com uma carga media de 10%, e marcou-se o valor do deslocamento, o procedimento de carregamento com 50% da carga foi repedido três vezes e o de 10% duas vezes, os procedimentos foram realizados aleatoriamente, após o termino foi retirado relógio digital e a viga foi carregada até a sua ruptura.

[pic 4]

[pic 5]

-RESULTADOS OBTIDOS

A dimensão do corpo de prova estão dentro dos padrões estabelecidos pela NBR para a realização do ensaio de flexão, Segue os resultados obtidos :

Dimensão (cm)

50%    /    10%        (mm)

Ruptura

4,65  X 4,72   X  115

15,03   /   3,14

           508 KGF

MOMENTO DE INÉRCIA

[pic 6]

I é o momento de inércia

B é a base da seção transversal

H é a altura da base transversal

RESISTÊNCIA DA MADERIA À FLEXÃO

[pic 7]

Mmax – é o máximo momento aplicado ao corpo-de-prova, dado por PL/4, em newton-metro;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (395 Kb)   docx (573.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com