TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praça Consciente

Por:   •  19/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 5

PRAÇA CONCEITO CONSCIENTE

  1. DADOS DA OBRA
  • Praça Conceito Consciente.
  • Projeto da Consciente construtora e Incorporadora.
  • Inauguração no dia 31 de Janeiro de 2013.
  • Localiza-se na Rua 27 com a T-50, Setor Marista – Goiânia.

  1. LOCALIZAÇÃO E ENTORNO

A praça Conceito Consciente projeto da Consciente Construtora e Incorporadora, em parceira com a Prefeitura de Goiânia, está situada na Rua 27 com a T-50 no Setor Marista.

       Imagem 01 – Mapa de Localização.

[pic 1]

LEGENDA:

1 – Praça Conceito Consciente

2 – Colégio Protágoras

3 – Instituto Panamericano da Visão

4 – Hipermercado Extra

O Setor Marista é considerado uma das regiões centrais da cidade de Goiânia. Apesar de estar próximo de dois importantes espaços públicos da capital, a Praça do Cruzeiro e a Praça do Ratinho, o Setor Marista não possui grande diversidade de parques. Sendo assim o local escolhido para implantação do projeto veio com o objetivo de criar novos centros de convivência, lazer e diversão para a vizinhança e como consequência agregar ainda mais valor ao setor com metro quadrado mais valioso da cidade.

Por se tratar de uma região central o entorno da área escolhida é totalmente habitado havendo predomínio de uso misto das edificações, área considerada residencial porém várias clínicas, escolas e escritórios de advocacia fazem parte da vizinhança.

No local já existia uma praça de infraestrutura escassa. Era um extenso gramado com presença de poucas árvores da espécie mangubas, espécie totalmente inadequada para a nossa região, sem bancos ou qualquer equipamento público que agregasse valor ao local. Era um local sem funcionalidade, carente de atrativos e pouco utilizado pela população local.

Mesmo a praça sendo bastante moderna com as mais variadas tecnologias, a mesma estabelece relação harmonizar com as edificações em seu entorno que tem características arquitetônicas do estilo art deco, agregando ainda mais requinte beleza as edificações.

  1. IMPLANTAÇÃO / ACESSOS

A praça foi implantada em uma área com total de 1.400m², possuindo três testadas que facilita o acesso a praça de todos lados.

O acesso a praça pode ser feito pela rua T-50, rua T-51, rua 25 e rua 27.

A praça é caracterizada como de uso comum, ou seja, acessíveis a todas pessoas que vivem na região destinada a atender todas as necessidades da população que irá frequentar a praça.

A revitalização da praça trouxe a possibilidade de inclusão de pessoas com mobilidade reduzida através de rampas de acesso e passeio publico mais largo. Também conta com área de recuo para estacionamento.

  1. PRAÇA SUSTENTAVEL

A praça conta com as espécies Cássia Rosa e Ipê Branco; espaço coberto para exposições e convivência (Espaço Cultural Attílio Corrêa Lima); um jardim sensorial com pérgola, onde estão dispostos vasos com plantas aromáticas; hortelã, alecrim, orégano, tomilho, cebolinha, salsa, lavanda, pimenta, etc; um parquinho para crianças, em madeira de reflorestamento (a mesma madeira usada nos bancos); um espelho d’água e um bosque composto de árvores ornamentais, como os Ipês Rosa e Roxo, Pau Ferro e Pau Formiga, e frutíferas como Pitanga, Jabuticaba e Acerola.

     Imagem 02 – Vista Superior Praça Conceito Consciente[pic 2]

Na Praça Conceito Consciente, a grama, que consome uma grande quantidade de água e compacta o solo, foi substituída por piso drenante, o qual permite a absorção da água das chuvas e sua infiltração no solo, evitando enxurradas e alagamentos, e consequentemente diminuindo a quantidade de água empregada na manutenção durante o período de seca.

Imagem 03 – Piso Drenante

[pic 3]

No Espaço Cultural Attílio Corrêa Lima, que foi idealizado para ser palco de eventos promovidos pela sociedade como aulas para crianças e adultos, exposições de arte, eventos musicais, culturais e muito mais, foram utilizados containers. Originalmente usados para transporte marítimo de mercadorias, eles são reutilizados na praça em substituição às edificações convencionais em alvenaria.

Este container possui a tecnologia de teto verde, está técnica consiste em instalar vegetação no teto da edificação, além de contribuir com a captação da água pluvial.

No lado externo do container possui um jardim vertical onde foi reutilizado garrafas pets, pneus e botas velhas, canos PVC. Em época de seca para que este jardim permaneça verdinho é ligado uma mangueirinha que pega a água que o telhado verde captou e irriga as plantas.

       

          Imagem 04 –  Espaço Cultural Attílio Corrêa Lima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (583.7 Kb)   docx (462.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com