TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Consideração Honorio

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Primeira Análise do lugar

_ “GENIUS LOCI” expressão usada para entender o espirito do lugar.

Com a intenção de resgatar o potencial ecológico e turístico de Honório Bicalho e  resgatar o espirito da comunidade, com a reativação da linha férrea de HB. A requalificação do entorno da linha férrea vai possibilitar a HB  acolher mais visitantes que vão chegar com mais facilidade, movimentando a economia de toda a cidade e trazendo mais desenvolvimento e renda para população.

_ ORIENTAÇÃO SOLAR

Com o sol nascendo há leste da ferrovia, favorece a faixada leste pela manhã, o sol segue a oeste possibilitando um aproveitamento do lote a ser requalificado, com o telhado voltado para oeste seria de grande aproveitamento a instalação de placas para a capitação de energia solar.

_TOPOGRAFIA

A topografia na maioria do entorno do lote a ser trabalhado é plana, variando 3 m em  sentido a linha férrea e chegando as montanhas.

_PAISAGEM NATURAL E VEGETAÇÃO

A paisagem natural é uma mistura de vegetação nativa e forragens naturais.

_ALTIMETRIA DAS CONSTRUÇÕES / USO DAS EDFICAÇÕES / TECNOLOGIAS CONSTRUTUVAS

Percebemos que em Honório Bicalho a Altimetria das construções é bem mista, logo na entrada do município tem um condomínio de prédios que destoam  das características do município, dentro da cidade podemos perceber que há uma variação constante nas construções, umas seguem um padrão mais conservador e característico do inicio da ocupação da cidade mais fazendo alterações simples, já outras edificações mais modernas integram moradia e comercio local, sem a menor preocupação com a estética e conservação, destoando assim cada vez mais, e deixando para trás o espirito de cidade interiorana.

A tecnologia usada nas construções na maioria das vezes é bem básica e precária, sem planejamento algum.

_ ELEMENTOS MARCANTES

        Honório Bicalho tem um grande potencial em turismo ecológico, e diversas riquezas naturais, trilhas que fazem parte da estrada real e cachoeiras, são um grande atrativo principalmente nos fins de semana, HB também recebe nos fins de semana encontros de moto clubes, ciclistas e visitantes. A cidade também tem festas tradicionais religiosas, trazendo um volume maior de pessoas para a praça central e seu entorno.

_ PROPOSTA

A proposta de habitação é integrar moradia com comercio, dando as famílias uma possível possibilidade de renda, nossa proposta teve inspiração no projeto de grande reconhecimento mundial que é o “Elemental “ do arquiteto Alejandro Aravenã. O projeto tem o intuído de possibilitar as famílias conforto, e uma possível expansão ao longo dos anos. Cada um dos 20 apartamento  foi disponibilizado um espaço de 8,5 metros quadrados, a construção consiste em 1 andar para comercio e 2 andares residenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com