TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Revitalização da Praça Abolição

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  3.192 Visualizações

Página 1 de 6

FMG – FACULDADE MOGIANA – SP

ARQUITERURA & URBANISMO

MATHEUS HENRIQUE DA COSTA

REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA ABOLIÇÃO

MOGI GUAÇU – SP

2016

RESUMO

Este projeto tem a finalidade de mostrar uma revitalização de uma praça em Mogi Guaçu, sendo ela: Praça da Abolição no Jardim Nossa Senhora das Graças. Arquitetos e Engenheiros se uniram para se fazer essa reurbanização de melhor qualidade, pensando em atender todas as necessidades do espaço, com isso eles pensaram e elaboraram uma praça turística, com quiosques para churrascos, quiosques de venda, lagoa com pedalinhos, parquinhos para crianças, um campo de futebol e de vôlei, estacionamento, e uma ciclovia, assim atraindo não só a população de Mogi Guaçu, mas sim de toda Região do estado São Paulo.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO         3
  2. OBJETIVO        5
  3. JUSTIFICATIVA        6
  4. REVITALIZAÇÃO        7
  5. LOCALIZAÇÃO        6

5.1. Cidade – Região        8

5.2. Bairro – Cidade        9

5.3. Praça        10

5.4. Praça        11

6

  1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje é muito comum cidades fazerem revitalizações em praças, pelo simples fato se ser um ótimo investimento, pois dificilmente terão perda do valor aplicado.

Revitalizar parece ser uma coisa simples, mas não é, pois é preciso ser feito um planejamento para não ocorrerem imprevistos com gastos elevados. E com isso profissionais são procurados com responsabilidade de planejar um projeto com o máximo de segurança conforto e qualidade.

Existe também o fato de pensar em melhores espaços e planejamento urbano, a fim de atender as necessidades de cada família na revitalização da praça.

  1. OBJETIVO

Revitalizar a praça Abolição do jardim Nossa Senhora das Graças para que se tornem ambientes de convivência entre os moradores de Mogi Guaçu e de toda Região de São Paulo e também promover a conscientização sobre a educação ambiental.

  1. JUSTIFICATIVA

Os moradores de Mogi Guaçu sentem a necessidade de mais lugares de convivência.
A praça da Abolição é um lugar onde as pessoas podem interagir e criar vínculos, gerando maior qualidade de vida e também movimentação na praça, proporcionando maior segurança aos bairros aos redores da praça. A praça encontra-se com uma situação precária, pois pessoas depredam o local que hoje apresentam bancos e mesas quebrados e falta de lixeiras. Também existe outra justificativa que é localização da praça, pois tem um fácil acesso a quem vem de outras cidades, que ao sair da rodovia já está perto da praça, e também fica perto da rodoviária, do centro e do shopping buriti de Mogi Guaçu.

  1. REVITALIZAÇÃO

A palavra Revitalização sempre traz a mente a ideia de conjuntos de medidas e ações que surgem com o objetivo de aplicar a determinada área um novo valor, e dando vida econômica e social. O crescimento das cidades está acelerado, algumas cidades já alcançaram toda sua área e já não é mais possível encontrar espaços livres para construção. Há cidades também que cresceram sem atentar para o planejamento urbano e por isso começam a apresentar problemas no uso de algumas áreas, desvalorização de outros, mau uso e até abandono e marginalização de áreas.

  1. LOCALIZAÇÃO
  1. Cidade –Região

Região de Mogi-Guaçu-SP
[pic 1]
Fonte:
https://maps.google.com.br/

  1. Bairro – Praça

Jardim Nossa Senhora das Graças e Praça da Abolição[pic 2]
Fonte:
https://maps.google.com.br/

  1.  Praça

Praça da Abolição – Mogi Guaçu - SP[pic 3]
Fonte: https://maps.google.com.br/

  1. PROJETO ATUAL

6.1. Parquinho para crianças

Na praça da Abolição existe um parquinho para crianças, mas nele há muito pouco brinquedos, com isso, acaba desvalorizando socialmente não só a praça, mas também a cidade de Mogi Guaçu.[pic 4]

        

 6.2. Mobiliário Urbano

A falta de mobiliário urbano na praça da Abolição é muito grande. Atualmente o que existe de equipamentos de serviços públicos para a população no local é bancos, mesas e lixeiras, mas são muito poucos, e a maioria tudo quebrado, com isso acaba afetando e desvalorizando a praça, sendo assim afastando a sociedade de uma área de lazer da cidade.[pic 5]

7. 3. Academia ao Livre[pic 6]

As academias ao ar livre foi uma ótima ideia que inventaram, pois deu mais opções para quem quer começar a fazer atividade física, principalmente na terceira idade.

A implantação da academia ao ar livre foi uma das poucas ideias boas que fizeram na praça da Abolição, com isso trazendo mais pessoas para caminhar ao redor da praça, pois antes de caminhar elas fazem exercícios para aquecerem o corpo, para assim começar a caminhar, e isso também gerou um aspecto social muito bom para a praça, pois trouxe mais a população de Mogi Guaçu para a praça.

  1. PROGRAMA DE NECESSIDADES DO ESPAÇO
  • Acessibilidade
  • Mobiliário urbano(Equipamentos de serviço público para a população) tais como: Banco, mesas, lixeiras, bebedouro e banheiro público.
  • Estacionamento
  • Iluminação
  • Jardins
  • Lixeiras
  • Planejamento Urbano
  1. PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA

8.1 Implantação de quiosques com churrasqueira

8.2 Implantação de quiosques para vendas

O projeto proposto de implantar quiosques de venda na praça, é uma ótima ideia, e uma ótima alternativa para gerar um aspecto econômico e social muito bom, não só para praça mais também para a cidade, pois atrairá a atenção de pessoas do bem de toda cidade e região, que poderão frequentar a praça com mais vezes e tranquilidade, tendo com opção os quiosques da praça para se alimentar  e fazer delaum espaço de lazer melhor, e também será um meio de alternativa de afastar a marginalização e vandalismo do local. Com isso a praça da Abolição e as residências ao redor ganharão uma grande valorização. [pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (789.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com