TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Conhecendo meu Futuro, a profissão pra minha vida

Por:   •  13/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA - CEAD

MATEMÁTICA - LICENCIATURA

DESAFIO PROFISSIONAL:

Projeto Conhecendo meu Futuro, a profissão pra minha vida

1. INTRODUÇÃO

O Ensino Médio como já foi dito, é a etapa final da Educação Básica, etapa vista como a conclusão de um período de escolarização de caráter geral que tem por finalidade o desenvolvimento do indivíduo, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

O Colégio Futuro pertencente á rede publica de ensino, e conta com uma infra-estrutura adequada, para capacitar 1012 alunos, divididos entre as três séries do ensino médio mais 147 estudantes referentes à Educação de Jovens e Adultos, tendo um quantitativo de 358 estudantes matriculados no primeiro ano do ensino médio, 344 no segundo ano e 310 no terceiro ano, distribuídos entre os turnos manhã, tarde e noite. A escola tem 15 salas de aula devidamente equipadas e arejadas. Também conta com uma quadra esportiva, área de convivência, refeitório com cozinha, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, quatro banheiros, sala de atendimento especial e auditório. Sem contar com a área destinada à administração e ao corpo docente da instituição.

O número de funcionários da escola esta contabilizado em 167 profissionais, sendo eles 110 somente professores. Assim sendo, o colégio possui a proporção de 10,53 alunos, aproximadamente, para cada professor, Em relação à formação profissional dos professores, 53,3% possuem pós graduação específicas de suas respectivas matérias. Cerda de 95% do quadro de professores lecionam na instituição a mais de três anos.

Não existe conflito de gênero ou classe, porém há um pequeno número de discussões entre os estudantes por conta das diferentes religiões/igrejas por eles seguidas. Há também um grande número de repetentes, porém estes já estão sendo assistidos e orientados em aluas especificas para as matérias que mais têm dificuldade, fora do horário escolar, como um reforço escolar.

No que tange a participação dos pais dentro do colégio, este produz eventos com participação, aos quais a comunidade também é inserida, tais como feira cultural e festas típicas, além das reuniões semestrais com pais e professores.

1. JUSTIFICATIVA

A educação, assim como a saúde, é um direito de todos os cidadãos segundo a Constituição Federal. O cenário educacional brasileiro hoje é reflexo da função que a educação veio adquirindo do passado até o presente. Dividido basicamente em três etapas, Fundamental, Médio e Superior, o ensino possui três atribuições: a formativa, a propedêutica e a profissionalizante.

O ensino médio ocupa lugar de destaque, dentre os diferentes níveis de ensino, pois é a última etapa da educação básica.

Atualmente mais de 50% dos jovens entre 15 e 17 anos não estão matriculados nesta etapa final da educação básica, o chamo Ensino Médio. Existem, também, milhões de jovens, com mais de 18 anos, e adultos que não concluíram o ensino médio, configurando uma grande dívida da sociedade com esta população.

Em resposta a esses desafios que permanecem, algumas políticas, diretrizes e ações do governo federal delineiam um cenário de possibilidades que evidenciam para uma efetiva política pública nacional para a educação básica comprometida com as múltiplas necessidades sociais e culturais da população brasileira. Nesse sentido, situam-se o Plano Nacional de Educação (Lei nº. 10.172/2001), a aprovação e implantação do FUNDEB, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, que financia toda a Educação Básica, da creche ao término do Ensino Médio, e a formulação e implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Por sua vez, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN, Lei 9394/1996) o ensino médio passou a ter uma identidade própria, a se configurar como etapa final da educação básica e teve assegurada a possibilidade de se integrar com a profissionalização, ao prever que “o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas”.

No Brasil, a lentidão dos processos de democratização do ensino ao longo da história – particularmente no sentido de acompanhar os avanços dos movimentos de modernização social dos séculos XIX e XX – comprometeu a garantia de acesso aos direitos educacionais para a maioria de sua população.

O Ensino médio classifica-se como a fase introdutória, e indispensável, para a aprendizagem de uma proficiência, com isto é necessário que a escola proporcione ao estudante um aprofundamento quantitativo nas informações sobre carreiras a serem seguidas. Além de direcioná-los em sua rotina diária de estudos, deve despertar as aptidões e vocações de cada um.

2. OBJETIVOS

2.1. Geral:

O projeto visa orientar os alunos do terceiro ano do ensino médio no conhecimento das áreas profissionais, humanas, saúdes e exatas, almejadas e implantar diretrizes para que os estudantes descubram e desenvolvam habilidades e competências necessárias para sua formação futura.

2.2. Específicos:

• Ajudar a analisar as diferentes opções de carreira a ser seguida;

• Mostra ao estudante como de fato é o ingresso na universidade, no curso escolhido;

• Expor ao aluno informações sobre a profissão almejada, e como de fato é a atuação do profissional no mercado de trabalho; e

• Proporcionar a compreensão, por parte do aluno, da realidade da profissão que deseja seguir;

3. METODOLOGIA

O projeto é baseado nas feiras de profissões realizadas na USP, que são grandes eventos com duração de três dias, que acontecem duas vezes ao ano. Contudo este projeto será dividido em três fases que serão realizadas ao longo do ano letivo.

A primeira fase é uma feira de profissões com duração de três dias, onde cada dia será apresentada um área de atuação diferente, humanas, saúde e exatas. Nesta fase serão convidados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com