TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOBRE O VIDEO ASSISTIDO DAS COMUNIDADES

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.400 Palavras (14 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE SINOP (FACISAS) CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

QUESTÕES SOBRE O VIDEO ASSISTIDO DAS COMUNIDADES

CLAYTON RENATO DEL PADRE CASTELHONE

CAIO HENRIQUE DOS REIS CACERES

MIHELLY CRISTINY LINO DE AGUERO

ANDERSON COSTA

SINOP/MT 2017


CLAYTON RENATO DEL PADRE CASTELHONE

CAIO HENRIQUE DOS REIS CACERES

MICHELLY CRISTINY LINO DE AGUERO

ANDERSON COSTA

QUESTÕES SOBRE O VIDEO ASSISTIDO DAS COMUNIDADES

Projeto apresentado como exigência parcial para conclusão da disciplina “Urbanismo II” do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Sinop, sob coordenação do professor Ranilson Antônio Borja.

SINOP/MT 2017


LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Amontoado de lixo ao longo da via        00

Figura 2: Lixos amontoados e uma grande quantidade de madeira        00

Figura 3: Pequenas erosões, e mais a frente uma erosão que corta de um lado a outro da rua..........................................................................................................................00

Figura 4: Inumeras erosões, dos dois lados como no centro da via logo mais a frente.        00

Figura 5: Uma enorme erosão no meio da via        00

Figura 6: Casa de madeira e mais a frente uma de alvenaria        00

Figura 7:  Escola existente, seu entorno abandonado sem cuidado.        00


LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1:  


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        0
  1. OBJETIVOS        0
  1. Objetivo Geral        0
  2. Objetivos Específicos        0
  1. HIPÓTESES        0
  2. JUSTIFICATIVA        0
  3. METODOLOGIA        00
  1. DIAGNÓSTICO 1 – PRIMEIRAS IMPRESSÕES: UM OLHAR SUPERFICIAL SOBRE A REALIDADE        00


  1. INTRODUÇÃO

Quando temos um interesse em estudar uma determindade cidade logo pensamos em um planejamento urbano, aonde o elemento fundamental para que se comece a ter uma base é sua forma de organização. Mas atualmente, verificamos que em sua grande maioria seu crescimento não se tem um planejamento dos centros urbanos resultando em grandes problemas como favelas, ocupações de reservas ambientais, violência e degradação ambiental.

Vendo esses crescents problemas percebe-se a necessidade de se ter um Planejamento Urbano se dedicando a entender e estudar esse crescimento desordenado dos ambientes urbanos. No Brasil, o modelo de desenvolvimento entre 1950 e 1970 não foram capazes de suprir as complexas e variaveis que se deram no meio urbano. Segundo Castells (1983), o processo de urbanização nos países desenvolvidos se iniciou com a Revolução Industrial, quando houve o grande êxodo rural em função da industrialização das cidades, já os países subdesenvolvidos se atrasaram consideravelmente iniciando a urbanização por volta de 1930 e 1940. O maior problema disso é que aonde se deu o pico da revolução foi se criando os ambientes urbanos um pouco mais planejado, porem a população que trabalhava nas industrias criadas não podia se encontrar nesse foco central, fazendo com que os mesmos migrassem para lugares mais afastados criando os suburbios desordenados.

Diante de tantas características do meio urbano um de seus problemas está no grande aumento da população nas ciadades ocupando esses centros urbanos vem sendo muito superior em relação a geração de empregos. Com essa relação vemos que a população que são de baixa renda que não consegue se fixar em um emprego recebendo um ordenado descente migrando desordenadamente para lugares precarious sem nada de infraestrutura e insalubres para se viver. Assim, notamos que falta uma grande inexistência de planejamentos somada a crises econômicas resultam em total desorganização no uso do solo, havendo uma destruição de áreas verdes e rios, além de saturar os serviços públicos oferecidos. É imprescindível ressaltar que, surgem novos indicadores de má qualidade de vida urbana como a violência e a degradação ambiental, oriundos de assentamentos irregulares, como loteamentos clandestinos e ocupação de áreas de reserva ou de risco (CASTELLS, 1983).

Pensando em todos esses problemas urbanisticos de crescimento


olhamos para cidade de Sinop/MT que é aonde se instala o bairro que se faz referente ao nosso trabalho, tendo como base dados do Ministério de Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, constata-se que o modelo de desenvolvimento é marcado pela extrema concentração de renda (SILVA E SILVA, 2005), gerando problemas como: violência urbana; caos no trânsito; vias saturadas e mal  planejadas; transportes urbanos ineficientes e insuficientes; problemas com educação, saúde e habitação; poluição de córregos e rios; poluição atmosférica e visual; bairros sem infraestrutura; discriminação com moradores de comunidades carentes (CARLOS & LEMOS, 2003

Para que se possa arrumar ou minimizer os erros de tal problema urbano, os custos seram significativamente elevados, e com prazos bem logos pois as interveções são bem grandes, tendo também que contar com a integração entre as dimensões econômicas e sociais na criação de novas estratégias, considerando as condições geoclimáticas e áreas de lazer, objetivando melhor qualidade de vida a todos os cidadãos.

Este trabalho pretende diagnosticar os problemas da ocupação urbana no bairro Bom Jardim na cidade de Sinop/MT no que se refere aos aspectos legais, socioeconômicos e físico-espaciais naturais e antrópicos, com objetivo posterior de revitalizar e requalificar essa área de interesse social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (937.1 Kb)   docx (773.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com