TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Vídeo De Sergio Arouca

Artigos Científicos: Resenha Do Vídeo De Sergio Arouca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2012  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  1.753 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Vídeo de Sergio Arouca

Izabel Cristina Faneli de Paula

Resenha do Vídeo de Sergio Arouca

Izabel Cristina Faneli de Paula

Trabalho apresentado na disciplina Gestão de Vigilância à Saúde, Curso de Pós Graduação Lato Sensu Gestão em Saúde.

Polo de Jauru - MT, Julho de 2012.

Sergio Arouca

Para Arouca o ponto fundamental é Reforma sanitária e foi a única reforma em que seu desenvolvimento não se realizou em escritórios e sim pela abertura da saciedade. A contribuição de diversos movimentos sociais, de universidades e de experiências desencadeadas na esfera municipal foi decisiva.

Percebe-se que a capacidade de ação política de Sérgio Arouca foi fundamental na construção de um novo caminho para o setor saúde no Brasil. Ao mobilizar e integrar pessoas e instituições no debate sobre a determinação social do processo saúde-doença, Arouca favoreceu a formulação e a introdução, no campo da saúde, das bases conceituais e ideológicas que sustentam a concepção de medicina como prática social. Essa metodologia de questionamento crítico da Saúde, que precisa de reformas, foi caracterizado por uma questão central defendida por Arouca: a compreensão que a ação por dentro do setor saúde poderia engendrar a democratização da sociedade brasileira. Assim, à constituição do pensamento médico-social foram agregados conceitos básicos da luta pela transformação da sociedade, especialmente as noções de descentralização e de participação social, imprescindíveis ao processo de construção de políticas públicas.

Os municípios organizaram seus respectivos sistemas de saúde e abriram novos caminhos, polarizando a discussão sobre práticas comunitárias inovadoras na área da saúde e, ao mesmo tempo, articulando uma rede de pessoas e instituições comprometidas com o fortalecimento e o desenvolvimento do espaço municipal. A experiência desses municípios, na vanguarda do Movimento Municipalista.

Como bem apontou o Arouca nessa “auto crítica do SUS”, a construção da referência conceitual da interface entre saúde e ambiente, com o intuito de implementar uma política de saúde para este fim, recoloca na ordem do dia, a necessidade de “aprimoramento” do atual modelo de atenção do SUS.

Para finalizar Arouca nos deixa claro que mesmo uma saúde que precisa de adequações a reforma sanitarista foi uma das maiores conquistas da sociedade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com