TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que novos materiais foram introduzidos nas construções com a Revolução Industrial?

Por:   •  22/10/2020  •  Exam  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

THAU IV

Universidade Católica de Pernambuco

Professor: André Pina                                                                              Código da turma: 1814

Aluna: Giovanna Valença de Miranda Sá Rosin                                           Matrícula: 201910712-8

Questionário

1) Que novos materiais foram introduzidos nas construções com a Revolução Industrial?

A revolução industrial trouxe para a arquitetura o uso do ferro e do vidro, possibilitando uma nova forma de construir e novos tipos de estruturas.

2) Cite as consequências da Revolução Industrial na Arquitetura e no Urbanismo.

Aumento da população, camponeses e artesãos procuram emprego nas indústrias; Crescimento descontrolado nas periferias das cidades; Transformação das cidades, cidades industrias; surge a arquitetura industrial, grandes equipamentos, melhoria tecnológica nos matérias e processos construtivos; Novos produtos e rápidas transformações de gostos e estilos

3) Claude-Nicolas Ledoux foi considerado um arquiteto visionário utópico, mas realizou muitas obras em estilo Neoclássico. Na obra de reforma do Hotel d'Hallwyll, no Quartier du Marais, utilizou duas colunatas dóricas no pórtico de entrada. Que artifício utilizou para prolongar a perspectiva do edifício?

R-

4) O que caracterizou a Arquitetura produzida pelos arquitetos utópicos visionários?

Eles defendiam uma construção de cidade ideal onde a organização urbana não separasse as classes sociais que poderiam conviver em harmonia buscando interesses em comum e interações cooperativistas sem a propriedade privada dos meios de produção.

Suas construções se baseavam na unidade, grandes centros e comunidades sem divisões sociais que atendiam diretamente as necessidades da população. Étienne Cabet projetou conjuntos habitacionais em que cada bairro teria uma escola, abrigo para idosos e um hospital. O falanstério é mais um exemplo, pois seria um edifício cidade onde cada um só trabalharia no que desejasse de acordo com sua vocação, onde 1800 pessoas viveriam em paz e alegria.

5) Que artifício inovador utilizou Étienne-Louis Boullée em seus projetos, que influenciou arquitetos de várias épocas?

Uso da luz e da sombra era inovador e influenciou arquitetos de várias épocas

6) Cite cinco características apresentadas na arquitetura Neoclássica.

Frontões triangulares; Uso da proporção e simetria; Plantas retangulares, geométricas, simétricas; Uso das 3 principais ordens de arquitetura da antiguidade (Coríntia, Dórica e Jônica)

7) A Arquitetura Neoclássica recebeu influências das mudanças filosóficas, ocorridas com o iluminismo, e as sociais com a Revolução Francesa, dos desenhos de ruínas dos pintores italianos Giovanni Paolo Pannini e Giambattista Piranesi, das pesquisas do historiador alemão Johann Winckelmann sobre a arte grega e de um arquiteto da Renascença, que gerou um estilo revivalista na Inglaterra. Qual o nome e o estilo influenciado por este arquiteto?

Palladio Neopalladianismo

8) Que técnicas inovadoras Jacques-Germain Soufflot utilizou na construção do Panteão dos Grandes Homens, em Paris, inicialmente Igreja de Santa Genoveva?

Pedra Armada

8) O edifício do Capitólio, em Washington, D.C., é o maior representante da Arquitetura Neoclássica Norte-Americana. Que elemento arquitetônico mais se destaca nos edifícios dos Capitólios, sede do poder Federal e dos poderes estaduais?

Base corpo colunado e um coroamento, frontões triangulares, cúpula e janelas paladianas.

9) Após a Independência dos Estados Unidos em 1776, foi necessária a construção de novos edifícios para a organização política e o classicismo foi reivindicado como “estilo Nacional Americano”. O estilo Neoclássico chegou aos Estados Unidos através das influências da Inglaterra e da França. O Classicismo produzido de 1785 a 1830 foi chamado de Revivalismo clássico, com Influências do Neoclassicismo de Robert Adam, a partir de desenhos publicados em 1792. Explique essa primeira fase do revivalismo classicista norte-americano.

Na Inglaterra prevaleceu o gótico Perpendicular, onde os pináculos e todos os outros elementos são verticais lançando a construção para cima, além de outros elementos como os largos arcos ogivais, vitrais e rosáceas. A medida que as construções antigas góticas eram estudadas e seus elementos copiados com maior precisão, o Neogótico se tornou um estilo e passou a competir com o neoclássico.

10) Explique a fachada tripartite das edificações neoclássicas.

R-

11) O Neogótico ou revivalismo gótico foi um movimento artístico dos séculos XVIII, na Inglaterra, e XIX, na Europa, caracterizado pelo revivalismo da arte e da civilização medievais. Teve origem com o surgimento do romantismo e o crescente interesse sobre a Idade Média. Que tendência teve a concepção pitoresca do neogótico inglês?

R-

12) No Palácio de Westminster, onde funciona o Parlamento Inglês, pela primeira vez foi escolhido o estilo Gótico para um edifício oficial. Descreva a variação do Gótico utilizada?

R-

13) A última fase do estilo gótico em Portugal desenvolvida no reinado de D. Manuel I, foi o Neomanuelino ou gótico português tardio ou flamejante. Apresentou exuberância de formas e uma forte interpretação naturalista-simbólica de temas originais, eruditos ou tradicionais. O Neomanuelino foi uma arquitetura revivalista, tipicamente romântica, copiando os aspectos mais superficiais da decoração Manuelina, aplicada em edifícios adaptados às necessidades do seu tempo. Que elemento arquitetônico mais se destacou neste estilo?

A característica dominante do Manuelino é a exuberância de formas e uma forte interpretação naturalista-simbólica de temas originais, eruditos ou tradicionais. o elemento arquitetônico que mais se destaca nesse estilo foi a janela.

14) Como é definido o estilo Eclético na Arquitetura?

O ecletismo é um estilo arquitetônico dos séculos XIX e XX, no qual uma única obra incorpora uma mistura de elementos de estilos históricos anteriores para criar algo novo e original. Em arquitetura e design de interiores, esses elementos podem incluir características estruturais, móveis, motivos decorativos, ornamentos históricos distintos, motivos culturais tradicionais ou estilos de outros países, com a mistura geralmente escolhida com base em sua adequação ao projeto e valor estético geral. A arquitetura eclética, tem suas raízes na arquitetura historicista. Se a arquitetura historicista foi mais dedicada a imitar as correntes da antiguidade (como a greco-romana) e não incorporar características de outras culturas ou arquiteturas, a arquitetura eclética é principalmente dedicada à combinação de correntes arquitetônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (716.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com