TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO SOBRE ABERTURA DE VIAS URBANISMO

Por:   •  15/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Novas Possibilidades de Rotas

A intensa e descontrolada urbanização ocorrida no bairro nas últimas décadas, não acompanhada de provisão de habitação e infraestrutura, fizeram do bairro um lugar sem um planejamento urbano adequado, com ruas largas, casas alinhadas, praças e parques, sistema de drenagem eficiente e dentre outros fatores que seriam indispensáveis para o bairro, tendo em vista que o Umarizal é um bairro de alta relevância na nossa região e com um grande fluxo de veículos e pessoas. Esse crescimento desordenado prejudicou a malha viária do bairro, criando ruas desordenadas, áreas de assentamento precário e entre outros problemas sociais como mostra o mapa abaixo da situação atual da malha viária do Umarizal.

Tendo isso em mente, foi feito um estudo e um levantamento do bairro como um todo, com base nisso, nós tentamos deixar o bairro com uma melhor permeabilidade fazendo a abertura de novas vias, prolongamento de vias e requalificação de vias existentes como mostra o mapa a seguir.

As alternativas utilizadas para a proposta de possibilidades de novas rotas foi o prolongamento de vilas e pequenas vias que ficam localizadas no meio de grandes quadras como uma nova alternativa de rota, abertura de novas vias em grandes quadras proporcionando uma maior permeabilidade, abertura de uma nova via coletora na área de assentamento precário do bairro para atender as vias locais do local, foi feito também a requalificação de varias vias, com um foco maior na área de assentamento precário onde a permeabilidade era quase inexistente. Para realizar a proposta de novas rotas e requalificar as vias, foi necessário fazer o remanejamento de varias residências e comercio do bairro.  

Para realizar a abertura e prolongamento de novas vias, foi preciso nos atentar para lotes e edificações nas quais teríamos uma grande dificuldade ou ate mesmo a impossibilidade de fazer o remanejamento, como edifícios comerciais, residenciais, patrimônios históricos e outros, como mostra o mapa.

Nova Hierarquia Viária

Mapa de Hierarquia viária atual do bairro do Umarizal.(conceitos tirados do livro Loteamentos Urbanos – Juan Luis Mascaró) 

A hierarquia viária atual do bairro do Umarizal ainda se mostra de certo modo eficiente, porém, com as novas possibilidade de rotas, precisaram ser feita algumas mudanças e adequação das novas rotas, no caso das Av. Soares Carneiro e Av. Manoel Evaristo que eram vias locais, passaram a ser vias coletoras, foi feito a abertura de uma via coletora na área de assentamento precário do bairro e as demais vias criadas nessa área foram definidas como vias locais, como mostra o mapa abaixo.

Proposta de Revisão dos Fluxos

Mapa do sentido atual dos fluxos das vias no bairro do Umarizal.

Pela sua característica de ser um bairro versátil de uso misto com uma grande influencia, o Umarizal apresenta um grande fluxo de pessoas e veículos, acarretando outro problema recorrente, como o trânsito intenso nos horários de pico, e foi pesando no transito, nas rotas dos ônibus e na segurança dos pedestres e ciclistas, que foi feito uma proposta de revisão dos fluxos das vias atuais e definição dos fluxos das novas vias projetadas. O principal critério utilizado para realizar tais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com