TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA QUÍMICA GERAL

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

QUÍMICA GERAL

CURSO

Engenharia Civil

TURMA

DATA

GRUPO

  • Fernando de Oliveira Pires Junior

TÍTULO

MISCIBILIDADE

OBJETIVOS

Determinar o valor, em porcentagem, de etanol numa amostra de gasolina comercial (comum) adotando o conceito de miscibilidade, Resolução ANP nº 9, de 7 de março de 2007.

INTRODUÇÃO


Miscibilidade é a propriedade de duas ou mais substâncias líquidas misturarem-se com maior ou menor facilidade; formando uma mistura monofásica (mistura homogênea) ou multifásica (mistura heterogênea).

Um dos solventes utilizados com frequência é o etanol (álcool). Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é  de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.

Isso é feito porque o etanol funciona como um antidetonante da gasolina nessas proporções, ou seja, ele aumenta o seu índice de octanagem, resistindo a maiores compressões, porque o poder calorífico do etanol é menor. Além disso, a gasolina com etanol libera menos monóxido de carbono para o meio ambiente.

No entanto, a adição de etanol à gasolina acima do limite traz danos ao veículo, por exemplo, o carro começa a falhar, sendo preciso dar a partida várias vezes para voltar a funcionar, as peças do sistema de injeção eletrônica são corroídas e etc.

MATERIAIS E REAGENTES

Materiais utilizados:

  • Béquer de vidro com capacidade de 100,00 ml;

  • Proveta de vidro com capacidade de 100,00 ml;
  • Pissete plástico;
  • Bastão de vidro;

Reagentes utilizados

  • Amostra de Gasolina (50 mL);

  • Solução de NaCl 10% p/v (50mL).

PROCEDIMENTOS

1 – Medir 50,00 ml de gasolina em uma proveta de 100,00 ml, ajustando o menisco, e em seguida,      adicionar mais 50,00 ml de solução de cloreto de sódio 10% p/v e também ajustar o menisco.

2 – Agitar a mistura resultante por cerca de 2 minutos para devida homogeneização.

3 – Esperar a interação (tempo de 2 minutos). Observar a formação de uma mistura bifásica.

4 – Anotar o resultado (volume final de solução + etanol) e efetuar os cálculos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Como observamos no experimento realizado, a água retirou o álcool que estava misturado na gasolina. Isso acontece porque o etanol possui uma parte polar e outra apolar, sendo que sua parte apolar é atraída pelas moléculas da gasolina, e a sua parte polar, é atraída pelas moléculas de água. Como a água é mais densa, ela ficará na parte inferior e a gasolina na parte superior.

Obs: A perda de volume foi causada pela evaporação do etanol.

Resultados obtidos:

Volume de Gasolina = 50 mL

Volume de cloreto de sódio = 50 mL

Volume de água + álcool = 61 mL

Volume de Gasolina = 37 mL

O volume da fase aquosa passou de 50 mL para 61 mL e a da gasolina ficou 37 mL, porém 2 mL de álcool foram evaporados ao agitarmos a substância, isso ocorreu porque a proveta estava destampada.

Então teremos que 13 mL de álcool foram extraídos da gasolina.

Foi calculado a % V/V de álcool na gasolina analisada através da expressão:

% álcool = Volume do álcool na gasolina . 100%
                      
Volume inicial da gasolina

% álcool = 26%

CONCLUSÕES

Concluímos que a porcentagem de álcool na amostra de gasolina que utilizamos para o experimento foi de 26% e está dentro dos padrões estabelecidos pela ANP, já que segundo a ANP, a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é  de 25% ± 1% (24%- 26%).

Concluímos também que com a solução de cloreto de sódio, a polaridade é muito grande, sendo muito mais difícil haver a solubilização da água no meio orgânico. Por outro lado, o etanol irá sair da gasolina para penetrar no meio aquoso, meio em que tem maior afinidade, já que é bem mais polar do que a gasolina. Caso fosse colocada água pura, poderia haver a miscibilidade da água na gasolina, em alguma extensão, uma vez que o álcool presente na gasolina poderia fazer com que a água ficasse mais solúvel no meio orgânico. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.mundoeducacao.com/quimica/determinacao-teor-alcool-na-gasolina.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (202.7 Kb)   docx (359.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com