TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO RÁDIO FUMEC

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO RÁDIO FUMEC[pic 1]

ADRIANA LAVIOLA ABDALA

ISABELLA LYRA DE PAULA

O ambiente da rádio fumec foi projetado visando uma boa qualidade acústica para a gravação de falas, histórias, músicas, comentários, transmissões ao vivo e gravações. Para atender ao objetivo, um material muito utilizado foi a madeira. Essa tem o papel de refletir as ondas sonoras, fazendo com que elas voltem e permaneçam no ambiente original. Além da madeira, as espumas, são indispensáveis nos ambientes acústicos e muito utilizadas na rádio, tem uma rugosidade capaz de rebater sons em diferentes direções dentro da mesma para que as ondas percam força, além de absorver sons pela porosidade. São autoextinguíveis, uma vez que é um material bem inflamável. Vale ressaltar que podem ser substituídas por pentes de ovos em casos de orçamentos mais limitados para tratamento acústico.

Outras estratégias utilizadas foram os cantos arredondados, formando uma espécie de “concha acústica”, os materiais da parede que funcionam como uma “armadilha” para o grave, principalmente nas paredes com furos, os quais as ondas penetram e se deparam com camadas como a lã de vidro, que as atenua. Nas janelas, há presença de vidros duplos ou triplos para que o som não saia da sala e sons externos não entrem nela, sendo um deles inclinado para evitar o excesso de superfícies paralelas, as quais atrapalham a propagação do som pela reflexividade.

[pic 2][pic 3]

Todas as superfícies irregulares acima também fazem parte da composição que visa evitar formas paralelas e lineares, as quais não são uma boa opção para o som. Levando em consideração do teto, ao acabamento em carpete e piso vinílico e/ou de borracha. É interessante comentar da importância de um piso elevado. Ele serve para que as vibrações sejam “amortecidas”/reduzidas e não se propaguem diretamente no chão e nas paredes, proporcionando maior conforto acústico para vizinhos. Uma curiosidade e utilização diferenciada para este “vazio” abaixo das salas de gravação, seriam a utilização de móveis e elementos para diferentes efeitos na reverberação, já foi uma técnica utilizada por astros no passado. Sejam materiais metálicos para um som mais metalizado, ou jogo de distâncias para ter uma reverberação mais ou menos prolongada.

[pic 4][pic 5]

Outro detalhe importante que nos foi passado na visita, é o fato da importância de um bom ar condicionado, primeiramente pelo calor, devido aos materiais e vedações, há uma grande retenção de calor no interior desses espaços, ainda levando em conta que o próprio som causa um “estresse” térmico, um aumento do calor. Além disso, os ruídos de uma ventilação são extremamente complicados para quem mexe na área, uma vez que mesmo que imperceptíveis para alguns, causa uma “sujeira” na voz do artista e são altamente incômodos aos críticos e pessoas com ouvido aguçado. Para solucionar, primeiramente o melhor equipamento seria um ar condicionado central, porém este, muitas vezes deixa a desejar quanto a eficiência térmica. Sendo assim, hoje em dia, para a utilização de ar condicionados splits, existe uma grande preocupação quanto ao ruído, além da solução encontrada de revesti-lo com borrachas ou materiais absorventes de sons e que também auxiliam a reduzir a reflexividade da sua superfície.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (186.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com