TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TEÓRICO CRÍTICO SOBRE O FILME O CLUBE DO IMPERADOR

Por:   •  3/5/2017  •  Resenha  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

 CAMPUS DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

ARQUITETURA E URBANISMO - LEGISLAÇÃO, ÉTICA E PRÁTICA PROFISSIONAL

PROFESSORA: ANELIZABETE ALVES TEIXEIRA PAZINI

ALUNA: LETÍCIA SILVA FREITAS

RELATÓRIO TEÓRICO CRÍTICO SOBRE O FILME

O CLUBE DO IMPERADOR

De Michael Hoffman

O presente texto busca analisar as questões éticas expostas no filme dito acima e o papel do profissional em situações em que é posto a prova além de tentar relacionar essas questões e situações com o Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas, tentando assim esclarecer e compreender o que este propõe.

SOBRE O FILME E SUAS LIÇÕES

Grande parte do filme se passa durante a época em que o professor William Hundert (interpretado por Kevin Kline) dá aula na escola preparatória St. Benedict’s, conhecida por receber a alta sociedade americana. O professor leciona aulas de história clássica, onde são estudados grandes filósofos gregos e romanos, além de grandes personalidades do período. O foco das aulas é bastante centrado em questões morais e as lições éticas que são aprendidas a partir do exemplos dessas personalidades, visto isto o professor tenta servir de exemplo para seus alunos, tentado sempre mostrar a importância de uma atitude correta.

A rotina e a costumeira vivência do colégio repentinamente são perturbadas pela chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), filho de um senador americano. Nas aulas de Hundert, Bell vai ter grande destaque, questionando sempre o que é ensinado e a importância daqueles estudos além de muitas vezes se recusar a fazer o que é proposto. Isso chama a atenção de Hundert que tomará o menino como um desafio a ser colocado no caminho certo. Neste ponto a história se aproxima de um dos seus momentos mais importantes, quando o professor se vê obrigado a seguir um caminho entre o certo e o errado.

Nas finais do campeonato Senhor Julio César, após um pequeno esforço, Bell não atinge a média necessária para conseguir se colocar entre os três finalistas, o professor, na esperança de que o campeonato pudesse mudar o caráter já danificado de Bell, decide por alterar sua nota, aumentando sua média e colocando-o entre os seus finalistas. Na final Bell decepciona o professor, pois o mesmo descobre que ele estava trapaceando, por fim o professor o faz perder o jogo. Anos mais tarde, em uma confraternização da turma, a final do campeonato Senhor Júlio César é recriada por Sedgewick Bell e mesmo nessa outra edição, Bell trapaceia e é descoberto pelo professor. Causando um grande sentimento de culpa ao professor que desde que alterara a nota do aluno se questionava sobre esse ato.

Algo que se destaca ao decorrer do filme, são as várias frases citadas pelo professor que vão marcando o caráter moral da história, uma delas e talvez a mais marcante é uma frase de Heráclito “O caráter de um homem é o seu destino”, está frase serve muito bem para ilustrar o que ocorre na história, que se baseia na falha de caráter de um adolescente que vai se perpetuar pela sua vida. Outra frase importante é um antigo provérbio latino que diz Finis origine pendet (o fim depende do começo) que também pode definir muito claramente a ideia que o filme quer transmitir. E por último a frase: “Caminhe por onde os grandes homens caminharam” que pode ser relacionada ao exemplo que o professor tenta passar aos alunos até pela história do St. Benedict’s, escola tradicional que abriga os grande nomes da alta classe americana, onde é difícil ser aceito e onde você seria preparado para exercer uma grande função perante a sociedade. O St. Benedict’s pode ser entendido então como uma metáfora para o caminho por onde os grandes caminharam.

Então, pode-se entender que essas duas figuras principais (professor e aluno) vão formar o eixo central da história filme onde está também a principal problemática, obviamente. Apesar de se poder fazer críticas ao modo conservador e tirânico (como o próprio professor define) de como ele conduz as aulas, um dos maiores erros do professor durante o filme está ligado a uma atitude muito pessoal, o ego. A chegada de Bell, um aluno desafiador, diferente de tudo aquilo que o professor havia vivido o faz questionar o porquê de ele não conseguir os mesmos resultados que sempre conseguiu com os outros alunos e toma isso como um desafio a ser feito. Decide que vai tentar mudar o garoto, só que para isso acaba quebrando algumas de suas regras éticas e morais. Ou seja, o desafio e a vontade de vencer de alguma forma, se tornaram tão grandes que o professor acabou se esquecendo das próprias lições por ele pregadas.

O professor, apesar de ter se desviado de seu modelo de caminho moral, não atinge o êxito em seu objetivo, o aluno que ele pretendia moldar se tornou o homem que ele não queria ver. A isso, não devemos atribuir só o fato de que a escola, nesse caso tem papel fundamental na formação de um caráter, mas como mostrado em algumas cenas, a família é um caso importante na história de Bell, onde seu não pai não é moralmente melhor do que o homem que ele se tornou. Neste caso específico a falta de valores morais dentro da família de Bell contribuiu para a formação do caráter falho do aluno, que como pudemos ver não mudou muito ao longo da vida. No entanto, seria correto generalizar? Todo ser que em seu início tenha recebido maus exemplos, ensinamentos ou talvez que tenha a total ausência destes, no fim se tornará uma pessoa de caráter falho?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com