TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA ARQUITETURA E URBANISMO

Por:   •  13/11/2019  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

[...] o projeto com naves laterais duplas empregado em Bourges foi raramente utilizado posteriormente, enquanto o esquema mais caro e estruturalmente menos estável de Chartres foi adotado para as catedrais mais altas – Reims, Amiens e Beauvais – do Período Gótico. [...]

Suspeita-se que os mecenas das edificações, pelo menos no norte da França, preferiam a luminosidade espetacular oferecida pelos altos clerestórios dos projetos com naves laterais simples a estruturas mais eficientes, pois o Gótico, antes de ser uma expressão do virtuosismo técnico, era uma materialização na arquitetura de ideias religiosas e culturais.

Mesmo enquanto eram construídas as grandes catedrais francesas, havia projetos góticos menores sendo realizados. [...] A Sainte-Chapelle é uma obra única como pequeno exemplo de desmaterialização de paredes de alvenaria e das características extraordinárias da luz colorida desejadas pelo Abade Suger. [...]

Embora o Estilo Gótico tenha se originado na França, ele foi difundido para outras partes da Europa, especialmente para a Inglaterra, Alemanha e a Itália, e se tornou o estilo dominante no norte europeu até o século XV.

Os historiadores do século XIX que estudaram a Arquitetura Gótica pela primeira vez na Inglaterra categorizaram a obra em três fases: o Gótico Inglês Primitivo, construído entre 1175 e 1265, corresponde, grosso modo, ao Gótico Pleno francês. As abóbadas eram simples, usando divisões quadripartidas, e as janelas tinham formas ogivais.

O Estilo Decorado, que se estende de 1250 até aproximadamente 1370, usa abóbadas elaboradas com nervuras extras ou decorativas chamadas tiercerões e liernes e rendilhado de janelas ogivais com trifólios ou quadrifólios, linhas que se interceptavam ou formas orgânicas.

A fase final, o Gótico Perpendicular, é a mais característica da Inglaterra. Ela vigorou entre cerca de 1330 e 1540 e se distingue pelos rendilhados em painel e abóbodas com formas elaboradas em leques cônicos. Na verdade, não há como examinar as catedrais inglesas em uma orem estritamente cronológica, pois são encontrados elementos dos três períodos medievais na vedação externa de muitas igrejas.

Entre 1175 e 1184, o coro foi reconstruído de acordo com um projeto gótico inspirado na catedral francesa de Sens. O coro da Catedral de Cantuária foi projetado para abrigar o santuário mais popular da Inglaterra, de São Tomás Becket, o Arcebispo de Cantuária e conselheiro do Rei Henrique II que fora assassinado em 1170 no transepto noroeste da catedral por quatro cavaleiros do rei.

Como típico das primeiras igrejas para peregrinos, um esquema satisfatório envolvia uma nave lateral e um deambulatório, conectando o local do martírio de São Tomás ao seu santuário na Capela da Santíssima Trindade.  A igreja normanda possuía um transepto de leste a oeste e duas absidíolas em ângulo reto em relação ao eixo principal, em vez de irradiando dele.  O coroamento da Catedral é torre do cruzeiro, com 71,6 metros, chamada de Bell Harry no Período Perpendicular Maduro (1492-98).

A Catedral de Salisbury é um exemplo raro de igreja no estilo Gótico Inglês construída quase totalmente no mesmo estilo, o Gótico Inglês Primitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com