TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO CAPÍTULO - Teoria da Restauração. Cesare Brandi

Por:   •  22/5/2017  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  2.708 Visualizações

Página 1 de 2

BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Trad. Beatriz Kühl. São Paulo: Ateliê editorial, 2004

Capítulo 1

O termo restauração pode ser definido como uma interveção, em qualquer que seja o objeto, com o propósito de resgatar sua funcionalidade.  Porém, Brandi nos leva a uma interpretação mais ampla do termo restauração quando a tratamos em uma obra de arte.

Para compreender como deve acontecer essa intervenção devemos entender, então, o que se estabelece como uma obra de arte.

Primeiro de tudo, é necessária a compreensão de que uma obra de arte não pode ser considerada obra de arte sem a relação singular que ela desenvolve com o indivíduo. Quando ele diz "Essa é, sem dúvida alguma a característica peculiar da obra de arte,(...) quando começa a fazer parte do mundo, do particular ser no mundo de cada indivíduo." Está claro que sem essa relação, não há obra de arte, e que na verdade esta, só existe a partir dessa interação, podendo ela ser recriada todas as vezes que se experimenta sua estética.

A partir dessa análise, pode-se prever a compreensão de Brandi sobre como deve se realizar uma obra de restauro. Isso porque a obra de arte e o que o seu resultado transmite ao indivíduo deve condicionar a restauração.

Também é necessária a compreensão das dúplice instância da obra de arte como produto da atividade humana: a instância estética, que se dá a partir da sua artisticidade; e a instância histórica, que corresponde a junção da obra quando ela foi feita, e em seu tempo presente. Pode-se perceber que a instância da utilidade não é nem sequer citada, por não poder ser levada em conta de forma isolada.

A verdade é que a prevalência da obra é pelo seu lado artístico, dado pelo seu conjunto estético e tudo o que se refere a imagem. A funcionalidade, então não pode ser restaurada, já que se torna um reflexo das instâncias mencionadas. A instância estética se torna tão importante por ser ela o que torna a obra de arte única e dissossiável das outras.

Também não podemos subestimar a importância da da instância histórica, que representa o contexto em que a obra de arte foi inserida, sendo indispensável os traços de sua passagem no tempo, não cometendo nenhum falso histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (948.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com